Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Hildon Eduardo Lima de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0597782784049468
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7224
Resumo: Ambientes virtuais como lojas online de produtos e serviços (e.g. Amazon, Google Play, Booking) adotam uma estratégia colaborativa de avaliação e reputação onde os usuários classificam os produtos e serviços. A opinião do usuário representa o seu grau de satisfação em relação ao item avaliado. O conjunto de avaliações de um item é referencial de sua reputação/qualidade. Portanto, a identificação automática da satisfação do usuário em relação a um item, considerando sua avaliação textual, é uma ferramenta com potencial econômico singular. Neste contexto, com a popularização de emojis e emoticons, intensificada pelo uso de dispositivos móveis e seus aplicativos, os usuários adotam cada vez mais estes símbolos como parte do vocabulário utilizado para expressar opiniões e sentimentos. Neste trabalho, apresentamos uma avaliação quantitativa da representatividade de emojis/emoticons para a identificação de opinião e polaridade em ambientes online de avaliação colaborativa. A abordagem proposta quantifica o uso da técnica Bag of Words com SVM, Max Entropy e Naive Bayes para determinar o grau de satisfação do usuário em relação a um item, considerando: (1) palavras e emojis/emoticons; (2) apenas palavras; (3) apenas emojis/emoticons. Particularmente, para cenários específicos o uso de emojis/emoticons para a análise de sentimentos chega a ter uma eficácia de 0,92 com uso de emojis combinados com palavras, contra 0,81 quando utilizamos apenas as palavras, considerando a métrica F1.
id UFAM_c1b4eda1aa9877b9a26590eae96984a1
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7224
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridadePolaridadeAprendizado do computadorComércio eletrônico - Satisfação do consumidor - AvaliaçãoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOAmbientes virtuais como lojas online de produtos e serviços (e.g. Amazon, Google Play, Booking) adotam uma estratégia colaborativa de avaliação e reputação onde os usuários classificam os produtos e serviços. A opinião do usuário representa o seu grau de satisfação em relação ao item avaliado. O conjunto de avaliações de um item é referencial de sua reputação/qualidade. Portanto, a identificação automática da satisfação do usuário em relação a um item, considerando sua avaliação textual, é uma ferramenta com potencial econômico singular. Neste contexto, com a popularização de emojis e emoticons, intensificada pelo uso de dispositivos móveis e seus aplicativos, os usuários adotam cada vez mais estes símbolos como parte do vocabulário utilizado para expressar opiniões e sentimentos. Neste trabalho, apresentamos uma avaliação quantitativa da representatividade de emojis/emoticons para a identificação de opinião e polaridade em ambientes online de avaliação colaborativa. A abordagem proposta quantifica o uso da técnica Bag of Words com SVM, Max Entropy e Naive Bayes para determinar o grau de satisfação do usuário em relação a um item, considerando: (1) palavras e emojis/emoticons; (2) apenas palavras; (3) apenas emojis/emoticons. Particularmente, para cenários específicos o uso de emojis/emoticons para a análise de sentimentos chega a ter uma eficácia de 0,92 com uso de emojis combinados com palavras, contra 0,81 quando utilizamos apenas as palavras, considerando a métrica F1.Virtual environments, such as online stores (e.g. Amazon, Google Play, Booking), pro- mote a collaborative strategy for reviewing products and services. The users’ opinions represent their degree of satisfaction regarding the reviewed item. The set of reviews of an item serves as a reputation index. Hence, the automatic identification of the user satisfaction, regarding an item, based on his/her textual review, is a tool of great economic and strategic potential for enterprises. In this context, the growing adoption of emojis and emoticons, boosted by the mobile devices and their Apps, the users incre- asingly adopt such a vocabulary to express their opinion and sentiments. In this work, we present a quantitative assessment of the richness of emojis/emoticons to predict the users’ opinion in product reviews in collaborative systems. Our proposal uses the Bag of Words with Support Vector Machine to predict the users’ opinion in a online review, taking into account the use of: (1) only words; (2) words and emojis/emoticons; and (3) only emojis/emoticons. For certain scenarios, considering the F1 metric, the use of words and emojis results in an efficacy of 0.92 using words combined with emojis, compared to 0.81 when only words are used (traditional approach).Universidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaNakamura, Eduardo Freirehttp://lattes.cnpq.br/1448696292042915Gadelha, Bruno Freitashttp://lattes.cnpq.br/4987487225451219Carvalho, Moises Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/1840067885522796Paula, Hildon Eduardo Lima dehttp://lattes.cnpq.br/05977827840494682019-06-25T17:46:22Z2019-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Hildon Eduardo Lima de. Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-06-26T05:03:53Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-06-26T05:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade
title Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade
spellingShingle Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade
Paula, Hildon Eduardo Lima de
Polaridade
Aprendizado do computador
Comércio eletrônico - Satisfação do consumidor - Avaliação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
title_short Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade
title_full Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade
title_fullStr Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade
title_full_unstemmed Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade
title_sort Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade
author Paula, Hildon Eduardo Lima de
author_facet Paula, Hildon Eduardo Lima de
http://lattes.cnpq.br/0597782784049468
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0597782784049468
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nakamura, Eduardo Freire
http://lattes.cnpq.br/1448696292042915
Gadelha, Bruno Freitas
http://lattes.cnpq.br/4987487225451219
Carvalho, Moises Gomes de
http://lattes.cnpq.br/1840067885522796
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Hildon Eduardo Lima de
http://lattes.cnpq.br/0597782784049468
dc.subject.por.fl_str_mv Polaridade
Aprendizado do computador
Comércio eletrônico - Satisfação do consumidor - Avaliação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic Polaridade
Aprendizado do computador
Comércio eletrônico - Satisfação do consumidor - Avaliação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description Ambientes virtuais como lojas online de produtos e serviços (e.g. Amazon, Google Play, Booking) adotam uma estratégia colaborativa de avaliação e reputação onde os usuários classificam os produtos e serviços. A opinião do usuário representa o seu grau de satisfação em relação ao item avaliado. O conjunto de avaliações de um item é referencial de sua reputação/qualidade. Portanto, a identificação automática da satisfação do usuário em relação a um item, considerando sua avaliação textual, é uma ferramenta com potencial econômico singular. Neste contexto, com a popularização de emojis e emoticons, intensificada pelo uso de dispositivos móveis e seus aplicativos, os usuários adotam cada vez mais estes símbolos como parte do vocabulário utilizado para expressar opiniões e sentimentos. Neste trabalho, apresentamos uma avaliação quantitativa da representatividade de emojis/emoticons para a identificação de opinião e polaridade em ambientes online de avaliação colaborativa. A abordagem proposta quantifica o uso da técnica Bag of Words com SVM, Max Entropy e Naive Bayes para determinar o grau de satisfação do usuário em relação a um item, considerando: (1) palavras e emojis/emoticons; (2) apenas palavras; (3) apenas emojis/emoticons. Particularmente, para cenários específicos o uso de emojis/emoticons para a análise de sentimentos chega a ter uma eficácia de 0,92 com uso de emojis combinados com palavras, contra 0,81 quando utilizamos apenas as palavras, considerando a métrica F1.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25T17:46:22Z
2019-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Hildon Eduardo Lima de. Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7224
identifier_str_mv PAULA, Hildon Eduardo Lima de. Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732034574155776