O(s) corpo(s) Kõkamõu: a performatividade do pajé-hekura Yanonami da região de Maturacá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7109 |
Resumo: | A presente tese apresenta os resultados da pesquisa etnográfica sobre a performatividade do ritual hekuramou Yanonami da região de Maturacá – Alto Rio Negro, desenvolvida de 2015 a 2018. O ritual hekuramou é dividido pelos pajés-hekuras em ëpenamou (prevenção), em miamo (cura) e em miamowi (ataques). Esta pesquisa investiga predominantemente o ritual ëpenamou, o qual é realizado diariamente. O corpo compõe a performatividade do hekuramou expandindo-se nas alteridades do espaço, se fortalecendo nas habilidades e capacidades do dia a dia e, sobretudo, se compõe pelas potencialidades do afeto entre o pajé-hekura e o hekura-espírito, construindo a corporeidade do ritual hekuramou a partir da performatividade, ou seja, um conjunto de elementos em movimento que vão se agregando e formando a corporeidade – o corpo muito além da delimitação física humana. Neste trabalho, apartir das atividades desenvolvidas ao longo do período de pesquisa foi criada a metodologia kõkamõu que na língua Yanonami significa juntos(as), demonstrando a relação simétrica instaurada pelos envolvidos indígenas e não indígenas durante o período da pesquisa, fortalecendo os afetos e expandindo a relação para além dos objetvos iniciais da pesquisa. |
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O(s) corpo(s) Kõkamõu: a performatividade do pajé-hekura Yanonami da região de MaturacáPerformatividadeCorporeidadeRitual HekuramouYanonamiMaturacáCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAA presente tese apresenta os resultados da pesquisa etnográfica sobre a performatividade do ritual hekuramou Yanonami da região de Maturacá – Alto Rio Negro, desenvolvida de 2015 a 2018. O ritual hekuramou é dividido pelos pajés-hekuras em ëpenamou (prevenção), em miamo (cura) e em miamowi (ataques). Esta pesquisa investiga predominantemente o ritual ëpenamou, o qual é realizado diariamente. O corpo compõe a performatividade do hekuramou expandindo-se nas alteridades do espaço, se fortalecendo nas habilidades e capacidades do dia a dia e, sobretudo, se compõe pelas potencialidades do afeto entre o pajé-hekura e o hekura-espírito, construindo a corporeidade do ritual hekuramou a partir da performatividade, ou seja, um conjunto de elementos em movimento que vão se agregando e formando a corporeidade – o corpo muito além da delimitação física humana. Neste trabalho, apartir das atividades desenvolvidas ao longo do período de pesquisa foi criada a metodologia kõkamõu que na língua Yanonami significa juntos(as), demonstrando a relação simétrica instaurada pelos envolvidos indígenas e não indígenas durante o período da pesquisa, fortalecendo os afetos e expandindo a relação para além dos objetvos iniciais da pesquisa.The present thesis presents the results of the ethnographic research on the performativity of the hekuramou Yanonami ritual from the Maturacá region - Alto Rio Negro, developed from 2015 to 2018. The hekuramou ritual is divided by the pajé-hekuras in ëpenamou (prevention), in miamo (healing) and miamowi (attacks). This research mainly investigates the ëpenamou ritual, which is daily performed. The body composes the performativity of the hekuramou, expanding in the otherness of space, strengthening in the abilities and capacities of everyday life, and above all, it is composed of the potentialities of the affection between the hekura-hekura and the hekura-spirit, building the corporeality of the ritual hekuramou from the performativity, that is, a set of elements in movement that are put together, forming the corporeity - the body far beyond the human physical delimitation. In this work, the Kõkamõu methodology, which in the Yanonami language means together, was created, demonstrating the symmetrical relationship established by the indigenous and non-indigenous stakeholders during the research period, strengthening the affections and expanding the relation beyond the initial objectives of the research.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialMontardo, Deise Lucy Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6344437017920336Bruno, Ana Carla dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4630421803618286Luciani, José Antonio Kellyhttp://lattes.cnpq.br/2703040418634583Hartmann, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/8454367473690262Gonçalves, Luiz Davi Vieirahttp://lattes.cnpq.br/37906190920827492019-04-25T19:02:49Z2019-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONÇALVES, Luiz Davi Vieira. O(s) corpo(s) Kõkamõu: a performatividade do pajé-hekura Yanonami da região de Maturacá. 2019. 340 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7109porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-04-26T05:03:58Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-04-26T05:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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