Interatividade e percepção de si no Daime: uma poética do delírio e do devaneio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Janderson Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6425415706576440, https://orcid.org/0000-0001-9036-2571
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8822
Resumo: Esta pesquisa centrada no tema do Santo Daime traz uma abordagem sobre a produção de delírio e de devaneio na mente dos sujeitos daimistas que interagem com esta bebida sacramental, no espaço ritualístico dessa prática ayahuasqueira. Busca-se averiguar de que forma se estabelece a interação subjetiva e intersubjetiva no uso da ayahuasca, remetendo para a percepção de si numa poética do delírio e do devaneio no contato com o Santo Daime. Trata-se de um estudo interdisciplinar que estabelece diálogos com a Filosofia, Antropologia, História e Psicologia. O trabalho de campo foi realizado no Macurany em Parintins, município do Estado do Amazonas, onde está localizada a Igreja Céu de Jesus Menino. Buscamos conduzir e construir analiticamente os caminhos que conduzem ao Daime, dando ênfase à caracterização desse momento religioso e às impressões psicoativas que a bebida produz. Investigamos os efeitos da ayahuasca na subjetividade dos sujeitos daimistas, dando destaque ao delírio e devaneio poético e identificamos o lugar sagrado que o Daime ocupa na vida de seus adeptos numa experiência de poiesis e a percepção de si. A metodologia teve por base a fenomenologia e a perspectiva rizomática de produção do conhecimento, concentrando as análises nos diversos relatos dos sujeitos daimistas acerca de suas experiências de interação com ayahuasca no contexto ritualístico do Santo Daime. Realizamos uma etnografia com observação intensiva. As técnicas de pesquisa incluíram a entrevista profunda, entre outras fontes como fotografias, pinturas e hinos que vieram enriquecer nossa análise. Os resultados revelaram que o uso desta bebida sagrada modifica a vida dos adeptos do Daime, interferindo na sua subjetividade. Os sujeitos daimistas entram em processo de devir, criando outras formas de se relacionar com a sociedade. Constata-se a produção de delírios e devaneios poéticos na vida desses sujeitos, que se constroem em autopoiesis, dentro de uma ritualística fortemente alicerçada numa estética eco trágica da condição humana na Amazônia. Enfim, a pesquisa aponta pessoas que se construíram no Daime, buscando a percepção de si na interação com a ayahuasca e que sofreram preconceito social por serem adeptos do Santo Daime.
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Buscamos conduzir e construir analiticamente os caminhos que conduzem ao Daime, dando ênfase à caracterização desse momento religioso e às impressões psicoativas que a bebida produz. Investigamos os efeitos da ayahuasca na subjetividade dos sujeitos daimistas, dando destaque ao delírio e devaneio poético e identificamos o lugar sagrado que o Daime ocupa na vida de seus adeptos numa experiência de poiesis e a percepção de si. A metodologia teve por base a fenomenologia e a perspectiva rizomática de produção do conhecimento, concentrando as análises nos diversos relatos dos sujeitos daimistas acerca de suas experiências de interação com ayahuasca no contexto ritualístico do Santo Daime. Realizamos uma etnografia com observação intensiva. As técnicas de pesquisa incluíram a entrevista profunda, entre outras fontes como fotografias, pinturas e hinos que vieram enriquecer nossa análise. Os resultados revelaram que o uso desta bebida sagrada modifica a vida dos adeptos do Daime, interferindo na sua subjetividade. Os sujeitos daimistas entram em processo de devir, criando outras formas de se relacionar com a sociedade. Constata-se a produção de delírios e devaneios poéticos na vida desses sujeitos, que se constroem em autopoiesis, dentro de uma ritualística fortemente alicerçada numa estética eco trágica da condição humana na Amazônia. Enfim, a pesquisa aponta pessoas que se construíram no Daime, buscando a percepção de si na interação com a ayahuasca e que sofreram preconceito social por serem adeptos do Santo Daime.This research focused on the Santo Daime theme brings an approach to the production of delirium and reverie in the minds of Daime subjects who interact with this sacramental drink, in the ritual space of this ayahuasqueira practice. It seeks to find out how subjective and intersubjective interaction is established in the use of ayahuasca, referring to the perception of oneself in a poetics of delirium and daydream in contact with Santo Daime. It is an interdisciplinary study that establishes dialogues with Philosophy, Anthropology, History and Psychology. Fieldwork was carried out at Macurany in Parintins, a municipality in the State of Amazonas, where the Céu de Jesus Menino Church is located. We seek to conduct and analytically build the paths that lead to Daime, emphasizing the characterization of this religious moment and the psychoactive impressions that the drink produces. We investigated the effects of ayahuasca on the subjectivity of Daime subjects, highlighting delirium and poetic reverie and we identified the sacred place that Daime occupies in the lives of its adherents in an experience of poiesis and self-perception. The methodology was based on phenomenology and the rhizomatic perspective of knowledge production, focusing the analyzes on the different reports of Daimist subjects about their experiences of interaction with ayahuasca in the ritualistic context of Santo Daime. We carried out an ethnography with intensive observation. The research techniques included the in-depth interview, among other sources such as photographs, paintings and hymns that came to enrich our analysis. The results revealed that the use of this sacred drink changes the lives of Daime adherents, interfering with their subjectivity. Daimist subjects enter a process of becoming, creating other ways of relating to society. The production of delusions and poetic daydreams in the lives of these subjects is verified, which are built in autopoiesis, within a ritualistic strongly grounded in an eco-tragic aesthetic of the human condition in the Amazon. Finally, the research points to people who built themselves in Daime, seeking the perception of themselves in the interaction with ayahuasca and who suffered social prejudice for being adepts of Santo Daime.Esqueci de gerar a ficha catalográfica, pois não li o manual de autodepósito. No entanto sugiro que seja inserido no sistema uma ferramenta que auxilie no checklist para evitar esse erro.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaTorres, Iraildes Caldashttp://lattes.cnpq.br/2677966121712850Silva, Edmilson Felipe daPinheiro, Harald Sá PeixotoJustamand, MichelBrito, Janderson Lopeshttp://lattes.cnpq.br/6425415706576440https://orcid.org/0000-0001-9036-25712022-04-26T00:35:23Z2022-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Janderson Lopes. Interatividade e percepção de si no Daime: uma poética do delírio e do devaneio. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8822porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-04-26T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-04-26T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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