Ação saberes indígenas na escola: alfabetização e letramento com conhecimentos indígenas?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7489 |
Resumo: | A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – FACED/UFAM, sob o título “Ação Saberes Indígenas na Escola: Alfabetização e letramento com conhecimentos indígenas?”. O objetivo foi analisar como os saberes indígenas são abordados nas práticas pedagógicas no âmbito do projeto “Ação Saberes Indígenas na Escola – ASIE”, coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa debruçou-se sobre a inserção dos saberes indígenas na escola indígena a partir das experiências desenvolvidas nos Cursos de Formação Continuada de docentes indígenas alfabetizadores. O trabalho contextualiza a alfabetização e o letramento na Educação Escolar Indígena, evidenciando o histórico processo de exclusão dos conhecimentos indígenas. A pesquisa discute a proposta de alfabetização e de letramento das crianças indígenas, tendo por base os conhecimentos indígenas na perspectiva pedagógica da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade. A metodologia adotada é a etnografia institucional (ESCOBAR, 2007), apoiada por técnicas de pesquisa e análise dos documentos orientadores e instituidores da ASIE/UFAM, dos planos de ensino e relatórios dos formadores, dos relatórios finais da coordenação, dos registros das experiências docentes pela pesquisadora como formadora da ASIE/UFAM e dos materiais didáticos produzidos pelos cursistas durante as etapas formativas. Do ponto de vista institucional, os estudos e as pesquisas indicaram que a experiência foi teórica e pedagogicamente muito inovadora, socialmente relevante e legitimada, mas com muitas fragilidades e limitações metodológicas e gerenciais. Do ponto de vista dos instituintes (povos indígenas), os resultados mostraram que a proposta é a inversão da escola colonizante ao trazer os etnoconhecimentos como base para promover a alfabetização e os letramentos indígenas, com o diferencial de não excluir os saberes não indígenas, mas de articulá-los no propósito de fortalecimento da diversidade étnica-cultural envolvida no ambiente escolar. Quanto à escolarização dos saberes indígenas tendo como base os planos de ensino, o aporte teórico ainda valoriza muito os conhecimentos científicos não indígenas. A metodologia utilizada não corrobora na totalidade com aspectos importantes da proposta como a efetiva participação dos sábios e conhecedores da ciência indígena. As inovações percebidas a partir do único material didático publicado e dos não publicados, revelam a valorização dos métodos científicos não indígenas baseados na pedagogia freireana da escrita, não aparecendo no material a utilização das pedagogias indígenas oralizadas. A pesquisa conclui que a tentativa de aproximação dos saberes indígenas vem efetivando-se e apresenta resultados positivos seja na formação do professor, seja na produção de material didático, porém cercada de desafios que vão desde a formação específica do formador, perpassando por desafios de ordem técnicas-administrativas e chegando até o tratamento ou o (des)tratamento didático dispensado aos materiais construídos. O maior desafio continua sendo de ordem administrativa, política e financeira que neutralizam ou mesmo inviabilizam iniciativas bem-intencionadas e conceitualmente bem desenhadas. |
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O trabalho contextualiza a alfabetização e o letramento na Educação Escolar Indígena, evidenciando o histórico processo de exclusão dos conhecimentos indígenas. A pesquisa discute a proposta de alfabetização e de letramento das crianças indígenas, tendo por base os conhecimentos indígenas na perspectiva pedagógica da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade. A metodologia adotada é a etnografia institucional (ESCOBAR, 2007), apoiada por técnicas de pesquisa e análise dos documentos orientadores e instituidores da ASIE/UFAM, dos planos de ensino e relatórios dos formadores, dos relatórios finais da coordenação, dos registros das experiências docentes pela pesquisadora como formadora da ASIE/UFAM e dos materiais didáticos produzidos pelos cursistas durante as etapas formativas. Do ponto de vista institucional, os estudos e as pesquisas indicaram que a experiência foi teórica e pedagogicamente muito inovadora, socialmente relevante e legitimada, mas com muitas fragilidades e limitações metodológicas e gerenciais. Do ponto de vista dos instituintes (povos indígenas), os resultados mostraram que a proposta é a inversão da escola colonizante ao trazer os etnoconhecimentos como base para promover a alfabetização e os letramentos indígenas, com o diferencial de não excluir os saberes não indígenas, mas de articulá-los no propósito de fortalecimento da diversidade étnica-cultural envolvida no ambiente escolar. Quanto à escolarização dos saberes indígenas tendo como base os planos de ensino, o aporte teórico ainda valoriza muito os conhecimentos científicos não indígenas. A metodologia utilizada não corrobora na totalidade com aspectos importantes da proposta como a efetiva participação dos sábios e conhecedores da ciência indígena. As inovações percebidas a partir do único material didático publicado e dos não publicados, revelam a valorização dos métodos científicos não indígenas baseados na pedagogia freireana da escrita, não aparecendo no material a utilização das pedagogias indígenas oralizadas. A pesquisa conclui que a tentativa de aproximação dos saberes indígenas vem efetivando-se e apresenta resultados positivos seja na formação do professor, seja na produção de material didático, porém cercada de desafios que vão desde a formação específica do formador, perpassando por desafios de ordem técnicas-administrativas e chegando até o tratamento ou o (des)tratamento didático dispensado aos materiais construídos. O maior desafio continua sendo de ordem administrativa, política e financeira que neutralizam ou mesmo inviabilizam iniciativas bem-intencionadas e conceitualmente bem desenhadas.This research was developed in the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas - FACED / FUAM, under the title "Action Indigenous Knowledge in School: Literacy and teaching with indigenous care?" The objective was to analyze how indigenous knowledge is approached in pedagogical practices within the project "Action on Indigenous Knowledge in School - AIKS", coordinated by the Federal University of Amazonas (FUAM). The research focused on the insertion of indigenous knowledge in the indigenous school based on the experiences developed in the Continuing Education Courses of indigenous literacy teachers. The paper contextualizes literacy and teaching in Indigenous School Education, highlighting the historical process of exclusion of indigenous knowledge. The research discusses the proposal of literacy and teaching of indigenous children, based on indigenous knowledge in the pedagogical perspective of community organization, multilingualism and interculturality. The methodology adopted is institutional ethnography (ESCOBAR, 2007), supported by research and analysis techniques of AIKS / FUAM guiding documents, teaching plans and reports of trainers, final coordination reports, records of teaching experiences by the researcher as a trainer of AIKS / FUAM and the didactic materials produced by the trainees during the formative stages. From the institutional point of view, studies and research indicated that the experience was theoretically and pedagogically very innovative, socially relevant and legitimized, but with many weaknesses and methodological and managerial limitations. From the point of view of the insiders (indigenous peoples), the results showed that the proposal is the inversion of the colonizing school by bringing ethnocognitions as a basis to promote literacy and indigenous teaching, with the differential of not excluding non-indigenous knowledge, but to articulate them in the purpose of strengthening the ethnic-cultural diversity involved in the school environment. As for the schooling of indigenous knowledge based on teaching plans, the theoretical contribution still places high value on non - indigenous scientific knowledge. The methodology used does not fully corroborate important aspects of the proposal as the effective participation of the wise and knowledgeable of indigenous science. The innovations perceived from the single published and unpublished didactic material reveal the valorization of non-indigenous scientific methods based on the Freirean pedagogy of writing, not appearing in the material the use of oralized indigenous pedagogies. The research concludes that the attempt to approximate indigenous knowledge has been effective and presents positive results in the formation of the teacher, or in the production of teaching material, but surrounded by challenges ranging from the specific formation of the trainer, technical-administrative and reaching the treatment or didactic (dis) treatment provided to the materials constructed. The greatest challenge continues to be administrative, political and financial order that neutralize or even unfeasible well effective and conceptually well-designed initiatives.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSimas, Hellen Cristina Picançohttp://lattes.cnpq.br/0232506734130510Albuquerque, Francisco Edvigeshttp://lattes.cnpq.br/3112349741157945Silva, Raynice Geraldine Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/6871299150014070Luciano, Rosenilda Rodrigues de Freitashttp://lattes.cnpq.br/10831756125749012019-11-11T15:10:38Z2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUCIANO, Rosenilda Rodrigues de Freitas. Ação saberes indígenas na escola: alfabetização e letramento com conhecimentos indígenas?. 2019. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7489porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-24T05:03:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-24T05:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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