A ressignificação da educação em direitos humanos no Amazonas : educação em direitos humanos no Amazonas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7967 |
Resumo: | Esta tese aborda a ressignificação da educação em direitos humanos, a partir de uma perspectiva contra-hegemônica, assentada numa concepção crítica, humanista, libertadora e emancipadora, contraposta às perspectivas abstratas, universalistas e normativistas, apartada de contextos. Para dar conta da educação em direitos humanos no Amazonas, foi realizado um estudo de caso numa rede de ensino municipal, trazendo para o debate questões de currículo e suas relações com processos de formação continuada de professores, sendo, para isto, analisados a Proposta Curricular da rede de ensino, bem como o discurso dos professores sobre a educação em direitos humanos no cotidiano das escolas. Os aportes teóricos fundamentaram-se em Kant, Paulo Freire para se pensar questões antropológicas e ético-políticas. Boaventura de Sousa Santos fundamentou discussões sobre os direitos humanos em sociedades capitalistas, coloniais e patriarcais, evitando, assim, que o debate se degenerasse em questões moralistas. A perspectiva crítica de direitos humanos foi assentada no pensamento de Herrera Flores. A Proposta Curricular e os discursos dos professores foram analisados numa abordagem discursiva, tendo a argumentação, conforme a nova retórica de Perelman e Tyteca, e o dialogismo, em Bakhtin, as teorizações de fundo. A pesquisa mostrou haver necessidade de ressignificação da educação em direitos humanos no Amazonas, considerando algumas lacunas no processo educativo. Uma delas tem a ver com as consequências do colonialismo e do capitalismo no âmbito dos direitos humanos. Os processos educativos pesquisados não dialogam com os contextos, as especificidades culturais dos alunos; os currículos não atendem questões educativas referentes às populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas; predomina um modelo curricular urbano, à revelia de um currículo da educação do campo; as concepções dos professores sobre educação em direitos humanos apontam, na sua maioria, para questões universalistas, normativistas, perdendo-se de vista a relação com questões contextuais. O estudo aponta para a urgência de se retomar metodologias problematizadoras, críticas, reflexivas, trazendo a linguagem para o centro do debate, a fim de que sejam elaborados novos argumentos, outros sentidos e significados para a educação em direitos humanos, nas vozes dos excluídos, explorados, daqueles que tiveram a dignidade negada em processos históricos pautados pela exploração capitalista, aconteceu aos indígenas nos seringais de Putumayo e aos seringueiros, negros, indígenas no Amazonas. |
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A ressignificação da educação em direitos humanos no Amazonas : educação em direitos humanos no AmazonasEducação - Aspectos sociaisProfessores - FormaçãoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEducação em Direitos HumanosFormação de ProfessoresDiscursoAmazôniaArgumentaçãoEsta tese aborda a ressignificação da educação em direitos humanos, a partir de uma perspectiva contra-hegemônica, assentada numa concepção crítica, humanista, libertadora e emancipadora, contraposta às perspectivas abstratas, universalistas e normativistas, apartada de contextos. Para dar conta da educação em direitos humanos no Amazonas, foi realizado um estudo de caso numa rede de ensino municipal, trazendo para o debate questões de currículo e suas relações com processos de formação continuada de professores, sendo, para isto, analisados a Proposta Curricular da rede de ensino, bem como o discurso dos professores sobre a educação em direitos humanos no cotidiano das escolas. Os aportes teóricos fundamentaram-se em Kant, Paulo Freire para se pensar questões antropológicas e ético-políticas. Boaventura de Sousa Santos fundamentou discussões sobre os direitos humanos em sociedades capitalistas, coloniais e patriarcais, evitando, assim, que o debate se degenerasse em questões moralistas. A perspectiva crítica de direitos humanos foi assentada no pensamento de Herrera Flores. A Proposta Curricular e os discursos dos professores foram analisados numa abordagem discursiva, tendo a argumentação, conforme a nova retórica de Perelman e Tyteca, e o dialogismo, em Bakhtin, as teorizações de fundo. A pesquisa mostrou haver necessidade de ressignificação da educação em direitos humanos no Amazonas, considerando algumas lacunas no processo educativo. Uma delas tem a ver com as consequências do colonialismo e do capitalismo no âmbito dos direitos humanos. Os processos educativos pesquisados não dialogam com os contextos, as especificidades culturais dos alunos; os currículos não atendem questões educativas referentes às populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas; predomina um modelo curricular urbano, à revelia de um currículo da educação do campo; as concepções dos professores sobre educação em direitos humanos apontam, na sua maioria, para questões universalistas, normativistas, perdendo-se de vista a relação com questões contextuais. O estudo aponta para a urgência de se retomar metodologias problematizadoras, críticas, reflexivas, trazendo a linguagem para o centro do debate, a fim de que sejam elaborados novos argumentos, outros sentidos e significados para a educação em direitos humanos, nas vozes dos excluídos, explorados, daqueles que tiveram a dignidade negada em processos históricos pautados pela exploração capitalista, aconteceu aos indígenas nos seringais de Putumayo e aos seringueiros, negros, indígenas no Amazonas.Cette thèse aborde la ressignification de l'éducation aux droits de l'homme, dans une perspective contre-hégémonique, basée sur une conception critique, humaniste, libératrice et émancipatrice, en opposition aux perspectives abstraites, universalistes et normativistes, en dehors des contextes. Pour rendre compte de l'éducation aux droits de l'homme en Amazonie, une étude de cas a été réalisée dans un réseau d'éducation municipal, mettant au débat les questions de programme et leur relation avec les processus de formation continue des enseignants, la proposition de programme étant analysée à cette fin. du réseau éducatif, ainsi que le discours des enseignants sur l'éducation aux droits de l'homme dans la vie quotidienne des écoles. Les contributions théoriques ont été basées sur Kant, Paulo Freire pour réfléchir aux questions anthropologiques et éthico-politiques. Boaventura de Sousa Santos a ancré les discussions sur les droits de l'homme dans les sociétés capitalistes, coloniales et patriarcales, empêchant ainsi le débat de dégénérer en questions moralistes. La perspective critique des droits de l'homme reposait sur la pensée d'Herrera Flores. La proposition curriculaire et les discours des enseignants ont été analysés dans une approche discursive, ayant l'argument, selon la nouvelle rhétorique de Perelman et Tyteca, et le dialogisme, en Bakhtine, les théorisations fondamentales. La recherche a montré qu'il est nécessaire de redéfinir l'éducation aux droits de l'homme en Amazonie, compte tenu de certaines lacunes dans le processus éducatif. L'une concerne les conséquences du colonialisme et du capitalisme dans le domaine des droits de l'homme. Les processus éducatifs étudiés ne dialoguent pas avec les contextes, les spécificités culturelles des élèves; les programmes ne traitent pas des problèmes éducatifs liés aux populations autochtones, quilombola et riveraines; un modèle curriculaire urbain prédomine, malgré un programme éducatif rural; les conceptions des enseignants sur l'éducation aux droits de l'homme pointent, pour la plupart, vers des problèmes universalistes et normativistes, perdant ainsi le rapport avec les problèmes contextuels. L'étude souligne l'urgence de revenir à des méthodologies problématisantes, critiques et réflexives, en mettant le langage au centre du débat, afin de développer de nouveaux arguments, d'autres significations et significations pour l'éducation aux droits de l'homme, dans la voix des exclus, exploité, de ceux dont la dignité a été niée dans les processus historiques guidés par l'exploitation capitaliste, est arrivé aux peuples indigènes dans les plantations d'hévéas de Putumayo et aux exploitants d'hévéas, noirs, indigènes d'Amazonas. Mots clés: Éducation aux droits de l'homme; Formation des enseignants; Argumentation.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Rosa Mendonça dehttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644Nascimento , Cássia Maria Bezerra doRocha, Hélio Rodrigues daLima, Maria Francisca Morais deRosas, Robert Langlady Lirahttp://lattes.cnpq.br/3114550584042215https://orcid.org/0000-0002-4200-06372020-10-13T15:06:13Z2020-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROSAS, Robert Langlady Lira. A ressignificação da educação em direitos humanos no Amazonas : educação em direitos humanos no Amazonas. 2020. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7967porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-01-07T05:03:36Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7967Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-01-07T05:03:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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