O imaginário residual no conto de fadas Coraline, de Neil Gaiman
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8487 |
Resumo: | Fadas, bruxas, princesas, guerreiros, monstros e magia são alguns dos elementos que nos vêm à mente quando falamos de contos de fadas, narrativas popularizadas pela tradição oral europeia que sobreviveram ao teste do tempo e atravessaram continentes, mesclando-se a histórias de outros povos, de outras terras, influenciando e sendo influenciadas por atmosferas mentais. A crença nas entidades que povoam tais narrativas, híbridas de modo a tornar sua origem longe de ser determinada, compõem mosaicos amplos, chamados de imaginários, sobre os quais se debruçam este trabalho. Conduzido pelo aporte de Residualidade Literária e Cultural, de Roberto Pontes (2019), que postula sobre atmosferas mentais e imaginários, este trabalho conta com o principal suporte teórico de J.R.R. Tolkien (2010), indispensável no estudo dos contos de fadas – considerando ainda as contribuições de nomes como Bettelheim (1980), Propp (2001), Carter (2012), Coelho (2012) e Todorov (2013) para o tema –, com a finalidade de pensar Coraline (2004), de Neil Gaiman, como pertencente a estas histórias, enquanto produto de imaginários vários, uma culminância dos mais diversos elementos residuais de narrativas folclóricas, uma amálgama de tópos cristalizados ao longo do tempo que, à luz da produção criativa contemporânea, são ressignificados. Para tal, são eleitas categorias de análise a partir das quais serão traçados percursos residuais que permitam possibilidades de leitura do texto de Gaiman. |
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O imaginário residual no conto de fadas Coraline, de Neil GaimanLiteratura comparadaContosContos de fadas na literaturaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LITERATURA COMPARADAImaginárioResidualidadeContos de fadasContos popularesNeil GaimanFadas, bruxas, princesas, guerreiros, monstros e magia são alguns dos elementos que nos vêm à mente quando falamos de contos de fadas, narrativas popularizadas pela tradição oral europeia que sobreviveram ao teste do tempo e atravessaram continentes, mesclando-se a histórias de outros povos, de outras terras, influenciando e sendo influenciadas por atmosferas mentais. A crença nas entidades que povoam tais narrativas, híbridas de modo a tornar sua origem longe de ser determinada, compõem mosaicos amplos, chamados de imaginários, sobre os quais se debruçam este trabalho. Conduzido pelo aporte de Residualidade Literária e Cultural, de Roberto Pontes (2019), que postula sobre atmosferas mentais e imaginários, este trabalho conta com o principal suporte teórico de J.R.R. Tolkien (2010), indispensável no estudo dos contos de fadas – considerando ainda as contribuições de nomes como Bettelheim (1980), Propp (2001), Carter (2012), Coelho (2012) e Todorov (2013) para o tema –, com a finalidade de pensar Coraline (2004), de Neil Gaiman, como pertencente a estas histórias, enquanto produto de imaginários vários, uma culminância dos mais diversos elementos residuais de narrativas folclóricas, uma amálgama de tópos cristalizados ao longo do tempo que, à luz da produção criativa contemporânea, são ressignificados. Para tal, são eleitas categorias de análise a partir das quais serão traçados percursos residuais que permitam possibilidades de leitura do texto de Gaiman.Fairies, witches, princesses, warriors, monsters and magic are some of the most prominent elements when it comes to fairytales, narratives made popular by the European tradition that survived through time and spaces, merging with tales from another cultures, from another lands, influencing and being influenced by other mentalities, according to Roberto Pontes. The believe in entities that comes to surface in those stories builds a series of complex structures that Pontes refers to as imageries, the matter of this paper. Tolkien (2010) is my main reference in the matter of fairytales, nonetheless the theories of names such as Bettelheim (1980), Propp (2001), Carter (2012), Coelho (2012), and Todorov (2013) are also heavily considered in the study of Coraline (2004), by English author Neil Gaiman, as a fairytale, a resulting from the gathering of many imageries, from a diverse range of residual folktale elements retold by the contemporary literary craft that infuses such mix with new meanings. The analysis is here made through specific categories from which residual lines are drawn, offering a large range of reading possibilities over the text of Gaiman.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasNascimento, Cassia Maria Bezerra dohttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535Aleixo, Marcos Frederico Krügerhttp://lattes.cnpq.br/8302225272067037Margel, Serge Dominiquehttp://lattes.cnpq.br/4399503624096330Santos, Jandir Silva doshttp://lattes.cnpq.br/89660025144046052021-10-13T18:31:13Z2020-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Jandir Silva dos. O imaginário residual no conto de fadas Coraline, de Neil Gaiman. 2020. 195 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-14T05:03:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-14T05:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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