Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Teresa Cristina Bordallo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8867762030467446
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4532
Resumo: O desenvolvimento infantil é decorrente de interação entre as características biológicas e ambientais, sendo primordiais os cuidados que a família dispensa à criança no cotidiano. Por conta das necessidades de se prover consultas de modo integrado à criança menor de cinco anos de idade e prestar aos responsáveis pelas crianças informações atualizadas sobre desenvolvimento infantil como os cuidados preventivos com a saúde e a alimentação da criança, a Organização Pan-Americana da Saúde e o UNICEF definiram a Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância como estratégia para sistematizar o atendimento a esse grupo etário em si, avaliando a criança integralmente, adotando medidas terapêuticas de baixo custo e alta resolutividade aliados ao enfoque das medidas preventivas e de atenção básica ao menor e sua família. O Censo Demográfico de 2000 demonstrou que em relação à portadores de necessidade especiais, para as crianças com até 6 anos de idade, o índice era de 64 mil (2,9%) na Região Norte. O Programa Caminhar da Universidade Federal do Pará assiste crianças de zero a doze anos portadoras de necessidades especiais e suas famílias na região Norte. Objetivo: Identificar os conhecimentos sobre saúde infantil que os responsáveis pelas crianças matriculadas no Programa Caminhar possuem no contexto da Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância e ainda correlacionar fatores sócio ambientais com o absenteísmo no Programa. Método: O estudo desenvolvido foi analítico e descritivo, realizado no Programa Caminhar, sob abordagens qualitativa e quantitativa. A casuística foi de 100 responsáveis pelas crianças matriculadas no Programa Caminhar. Resultados: Os cuidadores possuem conhecimentos adequados sobre imunização, peso e desenvolvimento infantil e prevenção de doenças como diarréia, desidratação, pneumonia e parasitoses intestinais, porém seus hábitos higiênicos foram insatisfatórios. Conclusão: Relacionando fatores sócio ambientais com o absenteísmo das crianças no Programa Caminhar, não se observou influência direta desses na adesão ao Programa.
id UFAM_cbb40c70d63ab3b431167e31679a302e
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4532
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de SouzaDesenvolvimento infantilDoenças na infânciaPrograma CaminharDoenças prevalentes - InfânciaPrograma Caminhar - Hospital Universitário Bettina Ferro de SouzaCompetências familiares - Programa CaminharCIÊNCIAS DA SAÚDEO desenvolvimento infantil é decorrente de interação entre as características biológicas e ambientais, sendo primordiais os cuidados que a família dispensa à criança no cotidiano. Por conta das necessidades de se prover consultas de modo integrado à criança menor de cinco anos de idade e prestar aos responsáveis pelas crianças informações atualizadas sobre desenvolvimento infantil como os cuidados preventivos com a saúde e a alimentação da criança, a Organização Pan-Americana da Saúde e o UNICEF definiram a Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância como estratégia para sistematizar o atendimento a esse grupo etário em si, avaliando a criança integralmente, adotando medidas terapêuticas de baixo custo e alta resolutividade aliados ao enfoque das medidas preventivas e de atenção básica ao menor e sua família. O Censo Demográfico de 2000 demonstrou que em relação à portadores de necessidade especiais, para as crianças com até 6 anos de idade, o índice era de 64 mil (2,9%) na Região Norte. O Programa Caminhar da Universidade Federal do Pará assiste crianças de zero a doze anos portadoras de necessidades especiais e suas famílias na região Norte. Objetivo: Identificar os conhecimentos sobre saúde infantil que os responsáveis pelas crianças matriculadas no Programa Caminhar possuem no contexto da Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância e ainda correlacionar fatores sócio ambientais com o absenteísmo no Programa. Método: O estudo desenvolvido foi analítico e descritivo, realizado no Programa Caminhar, sob abordagens qualitativa e quantitativa. A casuística foi de 100 responsáveis pelas crianças matriculadas no Programa Caminhar. Resultados: Os cuidadores possuem conhecimentos adequados sobre imunização, peso e desenvolvimento infantil e prevenção de doenças como diarréia, desidratação, pneumonia e parasitoses intestinais, porém seus hábitos higiênicos foram insatisfatórios. Conclusão: Relacionando fatores sócio ambientais com o absenteísmo das crianças no Programa Caminhar, não se observou influência direta desses na adesão ao Programa.The child development is due to interaction among the biological and environmental characteristics, being primordial the cares that the family excuses to child in the daily. Due to the needs of providing consultations in a integrated way the five year-old smaller child and to render to the responsible for the children updated information on child development as the preventive cares with the health and the child's feeding the Pan-American Organization of the Health and UNICEF defined the Integral Attention to the Childhood Illness as strategy to systematize the attendance to that age group in itself, evaluating the child integrally, adopting measures therapeutics of low cost and high solution allied with the focus of the preventive measures and of basic attention to the child and it family. The Demographic Census of 2000 demonstrated that in relation handicap, for the children with up to 6 years old, the index was of 64,000 (2,9%) in the North Region of Brazil. The Caminhar Program of Universidade Federal do Pará (UFPA) attends handicapped children to zero till twelve years old and theirs families in the North Region of Brazil. Objective: to identify the knowledge about child health that the responsible for the enrolled children in the Caminhar Program possesses in the context of the Integral Attention the Childhood Illness and still to correlate social environmental factors with the absenteeism in the Program. Method: The developed study was analytic and descriptive, accomplished in the Caminhar Program, under quali-quantitative approach. The casuistry was of 100 responsible for the enrolled children in the Caminhar Program. Results: The caregivers possess appropriate knowledge about immunization, weight and child development and prevention of diseases as diarrhea, dehydration, pneumonia and intestinal parasitic diseases; however your hygienic habits were unsatisfactory. Conclusion: Relating factors partner environmental with the children's absenteeism in the Program to Walk, direct influence of those was not observed in the adhesion to the Program.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Amazonas - Universidade Federal do ParáFaculdade de Ciências FarmacêuticasBrasilUFAM - UFPAPrograma de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na AmazôniaBarroso, Regina Fátima Feiohttp://lattes.cnpq.br/6485426116453902Farias, Teresa Cristina Bordallohttp://lattes.cnpq.br/88677620304674462015-08-03T14:47:56Z2008-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS, Teresa Cristina Bordallo. Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-04T12:32:23Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-04T12:32:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
title Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
spellingShingle Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
Farias, Teresa Cristina Bordallo
Desenvolvimento infantil
Doenças na infância
Programa Caminhar
Doenças prevalentes - Infância
Programa Caminhar - Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
Competências familiares - Programa Caminhar
CIÊNCIAS DA SAÚDE
title_short Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
title_full Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
title_fullStr Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
title_full_unstemmed Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
title_sort Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
author Farias, Teresa Cristina Bordallo
author_facet Farias, Teresa Cristina Bordallo
http://lattes.cnpq.br/8867762030467446
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8867762030467446
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, Regina Fátima Feio
http://lattes.cnpq.br/6485426116453902
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Teresa Cristina Bordallo
http://lattes.cnpq.br/8867762030467446
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Doenças na infância
Programa Caminhar
Doenças prevalentes - Infância
Programa Caminhar - Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
Competências familiares - Programa Caminhar
CIÊNCIAS DA SAÚDE
topic Desenvolvimento infantil
Doenças na infância
Programa Caminhar
Doenças prevalentes - Infância
Programa Caminhar - Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
Competências familiares - Programa Caminhar
CIÊNCIAS DA SAÚDE
description O desenvolvimento infantil é decorrente de interação entre as características biológicas e ambientais, sendo primordiais os cuidados que a família dispensa à criança no cotidiano. Por conta das necessidades de se prover consultas de modo integrado à criança menor de cinco anos de idade e prestar aos responsáveis pelas crianças informações atualizadas sobre desenvolvimento infantil como os cuidados preventivos com a saúde e a alimentação da criança, a Organização Pan-Americana da Saúde e o UNICEF definiram a Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância como estratégia para sistematizar o atendimento a esse grupo etário em si, avaliando a criança integralmente, adotando medidas terapêuticas de baixo custo e alta resolutividade aliados ao enfoque das medidas preventivas e de atenção básica ao menor e sua família. O Censo Demográfico de 2000 demonstrou que em relação à portadores de necessidade especiais, para as crianças com até 6 anos de idade, o índice era de 64 mil (2,9%) na Região Norte. O Programa Caminhar da Universidade Federal do Pará assiste crianças de zero a doze anos portadoras de necessidades especiais e suas famílias na região Norte. Objetivo: Identificar os conhecimentos sobre saúde infantil que os responsáveis pelas crianças matriculadas no Programa Caminhar possuem no contexto da Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância e ainda correlacionar fatores sócio ambientais com o absenteísmo no Programa. Método: O estudo desenvolvido foi analítico e descritivo, realizado no Programa Caminhar, sob abordagens qualitativa e quantitativa. A casuística foi de 100 responsáveis pelas crianças matriculadas no Programa Caminhar. Resultados: Os cuidadores possuem conhecimentos adequados sobre imunização, peso e desenvolvimento infantil e prevenção de doenças como diarréia, desidratação, pneumonia e parasitoses intestinais, porém seus hábitos higiênicos foram insatisfatórios. Conclusão: Relacionando fatores sócio ambientais com o absenteísmo das crianças no Programa Caminhar, não se observou influência direta desses na adesão ao Programa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-18
2015-08-03T14:47:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Teresa Cristina Bordallo. Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4532
identifier_str_mv FARIAS, Teresa Cristina Bordallo. Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas - Universidade Federal do Pará
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Brasil
UFAM - UFPA
Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas - Universidade Federal do Pará
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Brasil
UFAM - UFPA
Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732013231439872