Avaliação da aprendizagem: o que dizem os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea - Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elias Bezerra de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4625716831876929, https://orcid.org/0000-0002-0855-4919
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8342
Resumo: A pesquisa objeto dessa dissertação nasceu das inquietações do homem-docente pesquisador que, nas idas e vindas da vida pessoal e profissional foi se constituindo sujeito incomodado com o equívoco entre exames e avaliações no âmbito escolar. O que se configurou como possibilidade de investigação a partir do ingresso no Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Humanidades quando focalizamos nosso olhar para o problema: como os discentes do Ensino Médio Técnico Integrado percebem a avaliação da aprendizagem escolar no IFAM, Campus Lábrea? A partir disso, delineamos como objetivo geral analisar a percepção de estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea sobre a avaliação da aprendizagem. O referencial teórico metodológico se sustentou no ciclo de políticas e em autores que se dedicam ao estudo da avaliação da aprendizagem. A metodologia ancorou-se na abordagem qualitativa, na pesquisa documental e de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas objetivas e subjetivas que foi aplicado via on-line através da ferramenta Google Forms, contendo 13 questões (7 objetivas e 6 subjetivas). A aplicação foi realizada dessa maneira em função da necessidade do distanciamento social advindo com a crise sanitária global provocada pela pandemia da Covid-19. Os resultados do processo de coleta e análise foram organizados em três eixos: diálogo e investigação no processo avaliativo; dinâmica da prática pedagógica avaliativa; coerência entre a prática avaliativa e o conteúdo curricular. A partir disso, apresentamos algumas sínteses conclusivas: há documentos norteadores para avaliação no contexto nacional e local, entretanto, falta o Projeto Político Pedagógico Institucional - PPPI específico para a realidade do Campus Lábrea que observa plano institucional do IFAM do Amazonas (Resolução nº 61-CONSUP/IFAM, de 29 de julho de 2019); constatou-se a prevalência da Pedagogia Tradicional legitimada nas provas, na forma de correção e feedback e até na inconsistência entre o que era ensinado e o que era cobrado nas provas; não se observa na prática o desenvolvimento de uma política pedagógica “produzida” na atuação; na prática não se constata uma perspectiva construtiva de educação. As respostas das/os participantes da pesquisa evidenciam a existência de professores que continuam usando as luzes pedagógicas opacas de uma Pedagogia Tradicional e excludente do passado para olhar a educação do presente.
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A partir disso, delineamos como objetivo geral analisar a percepção de estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea sobre a avaliação da aprendizagem. O referencial teórico metodológico se sustentou no ciclo de políticas e em autores que se dedicam ao estudo da avaliação da aprendizagem. A metodologia ancorou-se na abordagem qualitativa, na pesquisa documental e de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas objetivas e subjetivas que foi aplicado via on-line através da ferramenta Google Forms, contendo 13 questões (7 objetivas e 6 subjetivas). A aplicação foi realizada dessa maneira em função da necessidade do distanciamento social advindo com a crise sanitária global provocada pela pandemia da Covid-19. Os resultados do processo de coleta e análise foram organizados em três eixos: diálogo e investigação no processo avaliativo; dinâmica da prática pedagógica avaliativa; coerência entre a prática avaliativa e o conteúdo curricular. A partir disso, apresentamos algumas sínteses conclusivas: há documentos norteadores para avaliação no contexto nacional e local, entretanto, falta o Projeto Político Pedagógico Institucional - PPPI específico para a realidade do Campus Lábrea que observa plano institucional do IFAM do Amazonas (Resolução nº 61-CONSUP/IFAM, de 29 de julho de 2019); constatou-se a prevalência da Pedagogia Tradicional legitimada nas provas, na forma de correção e feedback e até na inconsistência entre o que era ensinado e o que era cobrado nas provas; não se observa na prática o desenvolvimento de uma política pedagógica “produzida” na atuação; na prática não se constata uma perspectiva construtiva de educação. As respostas das/os participantes da pesquisa evidenciam a existência de professores que continuam usando as luzes pedagógicas opacas de uma Pedagogia Tradicional e excludente do passado para olhar a educação do presente.La investigación en la que se centra esta disertación nació de las inquietudes de un hombre docente-investigador que, en las idas y venidas de la vida personal y profesional, se fue constituyendo como un sujeto incómodo con la incomprensión entre exámenes y evaluaciones en el ámbito escolar. Eso se configuró como una posibilidad de investigación a partir del ingreso al Programa de Posgrado en Enseñanza de Ciencias y Humanidades, cuando nuestra mirada se enfocó en el problema: ¿cómo los estudiantes de Educación Media Técnica Integrada perciben la evaluación del aprendizaje escolar en el IFAM, Campus Lábrea? A partir de ahí, delineamos como objetivo general analizar la percepción de los estudiantes de 2° año de la Educación Media Técnica Integrada del IFAM, Campus Lábrea, sobre la evaluación del aprendizaje. El referente teórico-metodológico se sustentó en el ciclo de políticas y en autores que se dedican al estudio de la evaluación del aprendizaje. La metodología se ancló en el enfoque cualitativo, en la investigación de carácter documental y de campo, adoptando como instrumento de recolección de datos el cuestionario con preguntas objetivas y subjetivas. Este fue aplicado vía online, a través de la herramienta Google Forms, conteniendo 13 preguntas (7 objetivas y 6 subjetivas). La aplicación fue realizada de esa manera en función de la necesidad de distanciamiento social, que se generó con la crisis sanitaria global provocada por la pandemia de Covid-19. Los resultados del proceso de recolección y análisis de los datos fueron organizados en tres ejes: diálogo e investigación en el proceso de evaluación; dinámica de la práctica pedagógica evaluativa; coherencia entre la práctica evaluativa y el contenido curricular. Con eso, presentamos algunas conclusiones de manera sintética: Existen documentos rectores para la evaluación en el contexto nacional y local, sin embargo, falta el Proyecto Político Pedagógico Institucional – PPPI específico para la realidad del Campus Lábrea que observa el plan institucional del IFAM del Amazonas (Resolución N° 61-CONSUP/IFAM, del 29 de julio de 2019); se constató la prevalencia de la Pedagogía Tradicional legitimada en las pruebas, en la forma de corregir, en el feedback y hasta en la inconsistencia entre lo que era enseñado y lo que era requerido en las pruebas; no se observa en la práctica el desarrollo de una política pedagógica “producida” en el ejercicio de enseñanza; no se comprueba una perspectiva constructiva de educación. Las respuestas de las y los participantes de la investigación evidencian la existencia de profesores que continúan usando las luces pedagógicas opacas de un método tradicional y excluyente del pasado para la educación del presente.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesBatista, Eliane Regina Martinshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482Ferst, Enia Mariahttp://lattes.cnpq.br/9440327013420265Pinto, Valmir Floreshttp://lattes.cnpq.br/4130116166946781Souza, Elias Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/4625716831876929https://orcid.org/0000-0002-0855-49192021-07-08T02:45:37Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Elias Bezerra de. Avaliação da aprendizagem: o que dizem os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea - Amazonas. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-07-08T19:57:04Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-07-08T19:57:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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