Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma an?lise do processo metodol?gico da pr?tica no ?mbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4047515168963740
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324
Resumo: Esta pesquisa refere-se ? an?lise pedag?gica de uma oficina de pr?tica de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3? ano do ensino fundamental I. Sua inten??o concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observa??o metodol?gica da experi?ncia. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos te?ricos relacionados ao ensino da arte em cer?mica, enfatizando a pr?tica da modelagem no ambiente escolar e portando como metodologia a pesquisa a??o. A natureza desta pesquisa foi qualitativa, contendo como m?todo experimental e pr?tico o desenvolvimento de uma oficina de pr?tica de modelagem em argila. Para alcan?ar tal proposta, aplica-se aportes te?ricos interdisciplinares como ensino de artes, hist?ria, cultura e educa??o patrimonial. Utiliza-se ainda o relato de experi?ncia a fim de abranger quest?es como a necessidade de um lugar e materiais adequados nas escolas para a pr?tica e a relev?ncia da abordagem triangular atrelada ao ensino das artes, traz-se como fonte de registro o caderno de processo. Por meio desta oficina, buscou-se oportunizar a inicia??o, a pr?tica da modelagem e produ??o aos estudantes dos anos iniciais.
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