Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma an?lise do processo metodol?gico da pr?tica no ?mbito escolar
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324 |
Resumo: | Esta pesquisa refere-se ? an?lise pedag?gica de uma oficina de pr?tica de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3? ano do ensino fundamental I. Sua inten??o concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observa??o metodol?gica da experi?ncia. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos te?ricos relacionados ao ensino da arte em cer?mica, enfatizando a pr?tica da modelagem no ambiente escolar e portando como metodologia a pesquisa a??o. A natureza desta pesquisa foi qualitativa, contendo como m?todo experimental e pr?tico o desenvolvimento de uma oficina de pr?tica de modelagem em argila. Para alcan?ar tal proposta, aplica-se aportes te?ricos interdisciplinares como ensino de artes, hist?ria, cultura e educa??o patrimonial. Utiliza-se ainda o relato de experi?ncia a fim de abranger quest?es como a necessidade de um lugar e materiais adequados nas escolas para a pr?tica e a relev?ncia da abordagem triangular atrelada ao ensino das artes, traz-se como fonte de registro o caderno de processo. Por meio desta oficina, buscou-se oportunizar a inicia??o, a pr?tica da modelagem e produ??o aos estudantes dos anos iniciais. |
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Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma an?lise do processo metodol?gico da pr?tica no ?mbito escolarLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICAArgilaArte Educa??oCer?micaModelagemEsta pesquisa refere-se ? an?lise pedag?gica de uma oficina de pr?tica de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3? ano do ensino fundamental I. Sua inten??o concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observa??o metodol?gica da experi?ncia. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos te?ricos relacionados ao ensino da arte em cer?mica, enfatizando a pr?tica da modelagem no ambiente escolar e portando como metodologia a pesquisa a??o. A natureza desta pesquisa foi qualitativa, contendo como m?todo experimental e pr?tico o desenvolvimento de uma oficina de pr?tica de modelagem em argila. Para alcan?ar tal proposta, aplica-se aportes te?ricos interdisciplinares como ensino de artes, hist?ria, cultura e educa??o patrimonial. Utiliza-se ainda o relato de experi?ncia a fim de abranger quest?es como a necessidade de um lugar e materiais adequados nas escolas para a pr?tica e a relev?ncia da abordagem triangular atrelada ao ensino das artes, traz-se como fonte de registro o caderno de processo. Por meio desta oficina, buscou-se oportunizar a inicia??o, a pr?tica da modelagem e produ??o aos estudantes dos anos iniciais.This research refers to the pedagogical analysis of a clay modeling practice workshop, held at Escola Estadual Machado de Assis, with students from the 3rd year of elementary school I. Its intention is to discuss the modeling process carried out by the students, through methodological observation of experience. In this way, the general objective is to highlight theoretical knowledge related to the teaching of ceramic art, emphasizing the practice of modeling in the school environment and using action research as a methodology. The nature of this research was qualitative, containing as an experimental and practical method the development of a clay modeling practice workshop. To achieve this proposal, interdisciplinary theoretical contributions are applied, such as teaching arts, history, culture and heritage education. The experience report is also used in order to cover issues such as the need for an adequate place and materials in schools for practice and the relevance of the triangular approach linked to the teaching of the arts, using the process notebook as a source of record. Through this workshop, we sought to provide opportunities for initiation, the practice of modeling and production for students in the initial years.Dificuldade de incluir a ficha catalogr?fica na disserta??oUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de ArtesBrasilUFAMPrograma de P?s-gradua??o em ArtesRamos, Evandro de Moraishttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936Silva, Carlos Augusto dahttp://lattes.cnpq.br/7477532256270106Santos, Eneila Almeida doshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Belezahttp://lattes.cnpq.br/40475151689637402024-08-28T18:38:14Z2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBALTAZAR, Carolynne Nilza da Silva Beleza. Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma an?lise do processo metodol?gico da pr?tica no ?mbito escolar. 2024. 50 f. Disserta??o (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-08-29T05:04:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/10324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922024-08-29T05:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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