Política de assistência estudantil: o acesso e a permanência dos estudantes cotistas ao ensino superior no IFAM-CMC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Maísa Amaral de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8114656085645094
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8771
Resumo: Frente à necessidade da criação de ações que promovam a igualdade de acesso e da permanência dos estudantes, principalmente evidenciadas no período de democratização do ensino superior público brasileiro, implementou-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil, juntamente com a Política de Cotas nas IFES como políticas de Ações Afirmativas. Assim, o presente estudo buscou avaliar o impacto da Política Institucional de Assistência Estudantil na trajetória acadêmica dos discentes cotistas do IFAM/CMC. Para tanto, foram identificados os programas e ações da Política de Assistência Estudantil do IFAM direcionados ao acesso e permanência dos discentes na IFES, o perfil dos discentes cotistas atendidos pelo Programa Socioassistencial do IFAM/CMC e por fim analisado os significados e impactos da Política de Assistência Estudantil do IFAM/CMC quanto ao acesso e permanência no ensino superior público, a partir da perspectiva dos (as) Assistentes Sociais. O universo da pesquisa, foi constituído dos estudantes cotistas dos cursos de graduação egressos do IFAM-CMC no ano de 2017. Foi utilizado o modelo de amostragem estratificada para definição da amostra da pesquisa, com o intuito estabelecer os potenciais e reais sujeitos da pesquisa. A abordagem metodológica utilizada foi quantitativa e qualitativa a partir de dados documentais e de campo. Foi utilizada a entrevista dirigida semiestruturada com questões abertas e fechadas para coleta dos dados primários da pesquisa. A coleta dos dados secundários foi realizada por meio de relatórios disponibilizados pelo setor de Serviço Social. Dos dados analisados, pôde-se chegar aos seguintes resultados: quanto às ações e programas implementados, verificou-se a oferta de dois principais Programas, os Integrais e o Socioassistencial Estudantil. O primeiro composto por programas de atendimento à saúde, psicológico, apoio pedagógico, apoio à cultura, esporte e lazer, de inclusão digital, apoio a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação e apoio acadêmico e monitoria. Já o segundo, é integrado por benefícios de alimentação, transporte, material didático, creche e moradia. Em relação ao perfil dos discentes cotistas, verificou-se que dentre os 83 que foram matriculados em 2013, a grande maioria é oriunda de escola pública e ingressaram via processo seletivo do IFAM e, 48% possuíam renda per capita familiar até um salário mínimo e meio. Do total dos alunos cotistas, apenas 49 foram usuários do Programa Socioassistencial Estudantil entre 2013 e 2017. Dentre esses, 3 se autodeclararam índios, 20 pardos, 1 branco e 26 não possuíam essa informação cadastrada nos formulários. Constatou-se também que dos 49 estudantes, 29 possuíam renda per capita familiar de R$100,00 à R$300,00. Mais de 50% dos estudantes não tinham informações sobre condição de trabalho cadastradas nos formulários e entre os demais 14 não trabalhavam, 7 desempregados e 2 trabalhavam, quanto a situação de moradia dos discentes, a maioria residiam na Zona Leste de Manaus. Por fim, verificou-se na fala das Assistentes Sociais que no processo de implementação, operacionalização e gestão da PAES/IFAM um dos maiores desafios é o trabalho interdisciplinar. Evidencia-se também a necessidade da criação de um sistema de divulgação das ações e programas de Assistência Estudantil implementadas no Campus, a fim de promover a visibilidade da política entre os estudantes e assim possam ter acesso aos benefícios socioassistenciais. Dos dados analisados, foi possível evidenciar a importância da PAES/IFAM e da Política de Cotas para ensino superior público brasileiro, em particular no IFAM, no que tange a redução das desigualdades sociais, econômicas, culturais e raciais que perpassam à realidade da educação amazonense, a partir da garantia de condições democráticas de acesso, permanência e desenvolvimento integral dos estudantes.
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Para tanto, foram identificados os programas e ações da Política de Assistência Estudantil do IFAM direcionados ao acesso e permanência dos discentes na IFES, o perfil dos discentes cotistas atendidos pelo Programa Socioassistencial do IFAM/CMC e por fim analisado os significados e impactos da Política de Assistência Estudantil do IFAM/CMC quanto ao acesso e permanência no ensino superior público, a partir da perspectiva dos (as) Assistentes Sociais. O universo da pesquisa, foi constituído dos estudantes cotistas dos cursos de graduação egressos do IFAM-CMC no ano de 2017. Foi utilizado o modelo de amostragem estratificada para definição da amostra da pesquisa, com o intuito estabelecer os potenciais e reais sujeitos da pesquisa. A abordagem metodológica utilizada foi quantitativa e qualitativa a partir de dados documentais e de campo. Foi utilizada a entrevista dirigida semiestruturada com questões abertas e fechadas para coleta dos dados primários da pesquisa. A coleta dos dados secundários foi realizada por meio de relatórios disponibilizados pelo setor de Serviço Social. Dos dados analisados, pôde-se chegar aos seguintes resultados: quanto às ações e programas implementados, verificou-se a oferta de dois principais Programas, os Integrais e o Socioassistencial Estudantil. O primeiro composto por programas de atendimento à saúde, psicológico, apoio pedagógico, apoio à cultura, esporte e lazer, de inclusão digital, apoio a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação e apoio acadêmico e monitoria. Já o segundo, é integrado por benefícios de alimentação, transporte, material didático, creche e moradia. Em relação ao perfil dos discentes cotistas, verificou-se que dentre os 83 que foram matriculados em 2013, a grande maioria é oriunda de escola pública e ingressaram via processo seletivo do IFAM e, 48% possuíam renda per capita familiar até um salário mínimo e meio. Do total dos alunos cotistas, apenas 49 foram usuários do Programa Socioassistencial Estudantil entre 2013 e 2017. Dentre esses, 3 se autodeclararam índios, 20 pardos, 1 branco e 26 não possuíam essa informação cadastrada nos formulários. Constatou-se também que dos 49 estudantes, 29 possuíam renda per capita familiar de R$100,00 à R$300,00. Mais de 50% dos estudantes não tinham informações sobre condição de trabalho cadastradas nos formulários e entre os demais 14 não trabalhavam, 7 desempregados e 2 trabalhavam, quanto a situação de moradia dos discentes, a maioria residiam na Zona Leste de Manaus. Por fim, verificou-se na fala das Assistentes Sociais que no processo de implementação, operacionalização e gestão da PAES/IFAM um dos maiores desafios é o trabalho interdisciplinar. Evidencia-se também a necessidade da criação de um sistema de divulgação das ações e programas de Assistência Estudantil implementadas no Campus, a fim de promover a visibilidade da política entre os estudantes e assim possam ter acesso aos benefícios socioassistenciais. Dos dados analisados, foi possível evidenciar a importância da PAES/IFAM e da Política de Cotas para ensino superior público brasileiro, em particular no IFAM, no que tange a redução das desigualdades sociais, econômicas, culturais e raciais que perpassam à realidade da educação amazonense, a partir da garantia de condições democráticas de acesso, permanência e desenvolvimento integral dos estudantes.Faced with the need to create actions that promote equal access and permanence of students, mainly evidenced in the period of democratization of Brazilian public higher education, the National Program of Student Assistance was implemented, together with the Quota Policy in IFES as affirmative action policies. Thus, the present study aimed to evaluate the impact of the Institutional Policy of Student Assistance on the academic trajectory of the quota students of ifam/cmc. Therefore, the programs and actions of the IFAM Student Assistance Policy were identified aimed at the access and permanence of students in IFES, the profile of the quota students assisted by the Ifam/CMC Socio-Assistance Program and finally analyzed the meanings and impacts of the IFAM/CMC Student Assistance Policy as to access and permanence in public higher education, from the perspective of social workers. The universe of research was constituted of the quota students of undergraduate courses graduated from IFAM-CMC in 2017. The stratified sampling model was used to define the research sample in order to establish the potential and actual subjects of the research. The methodological approach used was quantitative and qualitative based on documentary and field data. The semi-structured directed interview with open and closed questions was used to collect the primary data of the research. Secondary data were collected through reports made available by the Social Service sector. From the data analyzed, it was possible to reach the following results: regarding the actions and programs implemented, it was verified the offer of two main Programs, the Intergrais and the Student Socio-assistance. The first consists of health care programs, psychological, pedagogical support, culture support, sport and leisure, digital inclusion, support for students with disabilities, global development disorders and high skills and gifted and academic support and monitoring. The second is integrated by food, transportation, teaching materials, daycare and housing benefits. Regarding the profile of the quota students, it was found that among the 83 who were enrolled in 2013, the vast majority came from public schools and entered via the IFAM selection process and, 48% had per capita family income up to a minimum wage and a half. Of the total number of quota students, only 49 were users of the Student Social Assistance Program between 2013 and 2017. Among these, 3 declared indians, 20 browns, 1 white and 26 did not have this information registered in the forms. It was also found that of the 49 students, 29 had per capita family income of R$100.00 to R$300.00. More than 50% of the students did not have information about working conditions registered in the forms and among the other 14 did not work, 7 unemployed and 2 worked, as the housing situation of the students, most of them lived in the East Zone of Manaus. Finally, it was verified in the speech of social workers that in the process of implementation, operationalization and management of PAES/IFAM one of the biggest challenges is interdisciplinary work. It is also evident the need to create a system for the dissemination of actions and programs of Student Assistance implemented on campus, in order to promote the visibility of the policy among students and thus can have access to social assistance benefits. From the data analyzed, it was possible to highlight the importance of PAES/IFAM and the Quota Policy for Brazilian public higher education, particularly in ifam, regarding the reduction of social, economic, cultural and racial inequalities that permeate the reality of Amazonian education, from the guarantee of democratic conditions of access, permanence and integral development of students.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Serviço SocialSilva, Márcia Perales Mendeshttp://lattes.cnpq.br/0820743125582759Oliveira, Simone Eneida Baçal dehttp://lattes.cnpq.br/2030914124797140Andrade, Márcia Irene Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7145358614957632Mendonça, Maísa Amaral dehttp://lattes.cnpq.br/81146560856450942022-03-28T17:42:40Z2021-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDONÇA. Maísa Amaral de. Política de assistência estudantil: o acesso e a permanência dos estudantes cotistas ao ensino superior no IFAM-CMC. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8771porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-03-29T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8771Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-03-29T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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