A política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8135 |
Resumo: | Esta dissertação, que é resultado de estudos no curso de Mestrado em Educação, teve como título: A política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo. Os objetivos da pesquisa foram: Geral – Analisar a política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo, operacionalizado por meio de três objetivos específicos: 1) Estudar a sustentação teórica das categorias: Formação continuada de professores, Ensino Médio Técnico Concomitante e Educação do Campo/Agroecologia; 2) Examinar as bases legais da formação continuada de professores/as no Programa MedioTec e 3) Identificar os desafios amazônicos enfrentados na implementação do curso de Agroecologia do Programa MedioTec e sua relação com a Educação do Campo. A metodologia da pesquisa deu-se no primeiro momento com a pesquisa bibliográfica; o segundo com a pesquisa documental; e depois com a pesquisa de campo, especialmente no CETAM, no setor que trata do Programa, na SEDUC e na escola do município de Iranduba. A análise dos dados apoiou-se no método dialético, tendo como fontes de informações empíricas entrevistas semiestruturadas, cuja operacionalização se deu por meio do software Nvivo. E, como técnica para a análise dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva. A pesquisa contou com cinco sujeitos que atuaram no MedioTec, no curso de Agroecologia, na escola de Iranduba/AM. Diante do estudo percebemos que uma política ocorre em cinco contextos, dos quais abordaremos três: os contextos da influência e da produção, na política do MedioTec, no qual não há indícios de preocupação com a formação continuada dos professores/as; e o contexto da prática, com a qual observamos a preocupação com os sujeitos à frente do processo de ensino e aprendizagem – momento que ocorreu pontualmente em dois dias capacitação. Percebemos o MedioTec como reprodutor das relações capitalistas, mas por duas lentes: como aporte aos filhos de trabalhadores que adentram o mercado de trabalho e como filtro na continuidade dos estudos em nível superior, pois o Programa se desvencilha de uma formação dual e assistencialista. Com relação aos desafios encontrados na implementação do MedioTec, alguns são estes: a infraestrutura da escola, o transporte, a evasão de estudantes e a seleção do público-alvo da política. |
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A política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do CampoThe policy of continuing education for teachers: a look at the MedioTec Program SEDUC-AM/CETAM in the Agroecology/Field Education courseProfessores - FormaçãoEcologia agrícolaEducação do CampoProcesso formativoEducação - Estudo e ensinoCIÊNCIAS HUMANASFormação Continuada de Professores/asEnsino Médio Técnico ConcomitanteAgroecologiaEducação do CampoEsta dissertação, que é resultado de estudos no curso de Mestrado em Educação, teve como título: A política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo. Os objetivos da pesquisa foram: Geral – Analisar a política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo, operacionalizado por meio de três objetivos específicos: 1) Estudar a sustentação teórica das categorias: Formação continuada de professores, Ensino Médio Técnico Concomitante e Educação do Campo/Agroecologia; 2) Examinar as bases legais da formação continuada de professores/as no Programa MedioTec e 3) Identificar os desafios amazônicos enfrentados na implementação do curso de Agroecologia do Programa MedioTec e sua relação com a Educação do Campo. A metodologia da pesquisa deu-se no primeiro momento com a pesquisa bibliográfica; o segundo com a pesquisa documental; e depois com a pesquisa de campo, especialmente no CETAM, no setor que trata do Programa, na SEDUC e na escola do município de Iranduba. A análise dos dados apoiou-se no método dialético, tendo como fontes de informações empíricas entrevistas semiestruturadas, cuja operacionalização se deu por meio do software Nvivo. E, como técnica para a análise dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva. A pesquisa contou com cinco sujeitos que atuaram no MedioTec, no curso de Agroecologia, na escola de Iranduba/AM. Diante do estudo percebemos que uma política ocorre em cinco contextos, dos quais abordaremos três: os contextos da influência e da produção, na política do MedioTec, no qual não há indícios de preocupação com a formação continuada dos professores/as; e o contexto da prática, com a qual observamos a preocupação com os sujeitos à frente do processo de ensino e aprendizagem – momento que ocorreu pontualmente em dois dias capacitação. Percebemos o MedioTec como reprodutor das relações capitalistas, mas por duas lentes: como aporte aos filhos de trabalhadores que adentram o mercado de trabalho e como filtro na continuidade dos estudos em nível superior, pois o Programa se desvencilha de uma formação dual e assistencialista. Com relação aos desafios encontrados na implementação do MedioTec, alguns são estes: a infraestrutura da escola, o transporte, a evasão de estudantes e a seleção do público-alvo da política.This dissertation, which is the result of studies in the Master's degree course in Education, was entitled: The policy of continuing education for teachers: a look at the MedioTec Program SEDUC-AM/CETAM in the Agroecology/Field Education course. The objectives of the research were: General - To analyze the policy of continued formation of teachers: a look at the MedioTec Program SEDUC-AM/CETAM in the course of Agroecology/Field Education, operationalized through three specific objectives: 1) Study the theoretical support of the categories: Continuing teacher training, Concomitant Technical High School and Field Education/Agroecology; 2) Examine the legal bases of continuing teacher training in the MedioTec Program and 3) Identify the Amazonian challenges faced in the implementation of the Agroecology course of the MedioTec Program and its relation to Field Education. The research methodology was carried out in the first moment with bibliographical research; in the second moment with documental research; and afterwards with field research, especially in CETAM, in the sector that deals with the Program, in SEDUC and in a school in the city of Iranduba. The data analysis was based on the dialectic method, having as sources of empirical information semi-structured interviews, whose operationalization took place through the Nvivo software. And, as a technique for data analysis, we used the Textual Speech Analysis. The research included five subjects who worked in MedioTec, in the Agroecology course, at the Iranduba/AM school. In view of the study, we noticed that a policy occurs in five contexts, of which we will address three: the contexts of influence and production, in the MedioTec policy, in which there is no evidence of concern with the continuing education of teachers; and the context of practice, in which we observed the concern with the subjects in front of the teaching and learning process - a moment that occurred exactly during two training days. We perceive MedioTec as a reproducer of capitalist relations, but through two lenses: as a contribution to the children of workers who enter the job market and as a filter for the continuity of studies at a higher level, because the program is not based on a dual and assistentialist training. Regarding the challenges that were found out in the implementation of MedioTec, some of them are: school infrastructure, transportation, student evasion, and the selection of the policy's target audience.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAMCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESBem didático o processo para o depósito. Na licença que fiquei um pouco confusa, mas acho que consegui.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBorges, Heloísa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333Nogueira, Silvia Cristina Condehttp://lattes.cnpq.br/2597065203873535Azevedo, Rosa Oliveira Marinshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861Pinheiro, Ivanilde de Limahttp://lattes.cnpq.br/1722973104327811https://orcid.org/0000-0003-1391-21592021-02-23T13:00:17Z2020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Ivanilde de Lima. A política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8135porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-24T05:03:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-24T05:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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