Gastronomia sustentável: contextualizando o ensino de empreendedorismo ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Raimundo Gonçalves de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8014173543740500
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9085
Resumo: As empresas, de modo geral, causam impactos negativos e positivos ao ambiente. Os negativos são, geralmente, resultados da busca desenfreada de lucro. Esses impactos refletem na sociedade como um todo, problemas ambientais que transformam o ambiente natural afetando com isso a qualidade de vida de todos. Diante disto, a comunidade planetária clama por empreendimentos que eliminem ou mitiguem tais impactos. O empreendedorismo ambiental surge como um tema relevante para a sociedade e academia, ao buscar o desenvolvimento econômico por meio de empreendimentos que não impactem negativamente o ambiente e, ao mesmo tempo, desenvolvam novos conhecimentos acadêmicos. Desta forma, essa modalidade de empreender torna-se um desafio para os novos empreendedores e para os educadores em geral. Enquanto o desafio dos empreendedores está na geração de valor por meio de produtos ou serviços que não tragam consequências negativas ao ambiente, as instituições de ensino abraçam um desafio ainda maior, ou seja, formarem gerações de profissionais para um bom convívio social e com responsabilidade incorporadoras da ética ambiental. Porém, não é uma tarefa fácil a construção desses conhecimentos e, para que ocorram de forma eficiente é preciso que os educadores utilizem métodos, estratégias e materiais didáticos inovadores e de qualidade. Justamente para atender essa demanda é que nos dedicamos a trabalhar o ensino das ciências ambientais tendo o empreendedorismo ambiental como tema gerador. Nos orientamos, portanto pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, especificamente as ODS 4 - "Educação de Qualidade" e ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico", além das novas diretrizes estabelecidas na BNCC. Diante disto, a pesquisa buscou desenvolver um produto didático pedagógico para o ensino das ciências ambientais tendo o empreendedorismo ambiental como tema gerador e a gastronomia sustentável como contextualização local. Para tanto, foi necessário identificar, a partir da percepção dos educandos do 3º ano ensino médio do IFAM/Campus Tefé, os componentes da agrobiodiversidade local constituintes da gastronomia de Tefé. Assim como, caracterizar os elementos e fundamentos estruturantes de empresas gastronômicas na perspectiva do empreendedorismo ambiental. Para isso, os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa caracterizaram-na como pesquisa- ação. As oficinas pedagógicas foram usadas como técnicas de pesquisa de campo e foram conduzidas por meio de dinâmicas de grupos adaptando as ferramentas de gestão de negócios. Portanto, favorecer aos educandos uma aprendizagem significativa construída por estratégias pedagógicas baseadas na problematização, contextualização e interdisciplinaridade, foi a principal meta ao finalizar a pesquisa. Diante disto, desenvolveu-se uma a sequência didática com o tema empreendedorismo ambiental, contribuindo com o aprimoramento do ensino das ciências ambientais a partir da compreensão dos fundamentos do empreendedorismo ambiental a partir de um caso de negócio do ramo da gastronomia local.
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Desta forma, essa modalidade de empreender torna-se um desafio para os novos empreendedores e para os educadores em geral. Enquanto o desafio dos empreendedores está na geração de valor por meio de produtos ou serviços que não tragam consequências negativas ao ambiente, as instituições de ensino abraçam um desafio ainda maior, ou seja, formarem gerações de profissionais para um bom convívio social e com responsabilidade incorporadoras da ética ambiental. Porém, não é uma tarefa fácil a construção desses conhecimentos e, para que ocorram de forma eficiente é preciso que os educadores utilizem métodos, estratégias e materiais didáticos inovadores e de qualidade. Justamente para atender essa demanda é que nos dedicamos a trabalhar o ensino das ciências ambientais tendo o empreendedorismo ambiental como tema gerador. Nos orientamos, portanto pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, especificamente as ODS 4 - "Educação de Qualidade" e ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico", além das novas diretrizes estabelecidas na BNCC. Diante disto, a pesquisa buscou desenvolver um produto didático pedagógico para o ensino das ciências ambientais tendo o empreendedorismo ambiental como tema gerador e a gastronomia sustentável como contextualização local. Para tanto, foi necessário identificar, a partir da percepção dos educandos do 3º ano ensino médio do IFAM/Campus Tefé, os componentes da agrobiodiversidade local constituintes da gastronomia de Tefé. Assim como, caracterizar os elementos e fundamentos estruturantes de empresas gastronômicas na perspectiva do empreendedorismo ambiental. Para isso, os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa caracterizaram-na como pesquisa- ação. As oficinas pedagógicas foram usadas como técnicas de pesquisa de campo e foram conduzidas por meio de dinâmicas de grupos adaptando as ferramentas de gestão de negócios. Portanto, favorecer aos educandos uma aprendizagem significativa construída por estratégias pedagógicas baseadas na problematização, contextualização e interdisciplinaridade, foi a principal meta ao finalizar a pesquisa. Diante disto, desenvolveu-se uma a sequência didática com o tema empreendedorismo ambiental, contribuindo com o aprimoramento do ensino das ciências ambientais a partir da compreensão dos fundamentos do empreendedorismo ambiental a partir de um caso de negócio do ramo da gastronomia local.Companies, in general, cause negative and positive impacts to the environment. The negatives are usually the result of the unbridled pursuit of profit. These impacts reflect on society as whole, environmental problems that transform the natural environment, thereby affecting everyone's quality of life. Given this, the planetary community calls for projects that eliminate or mitigate such impacts. Environmental entrepreneurship emerges as a relevant topic for society and academia, as it seeks economic development through ventures that do not negatively affect the environment and, at the same time, develop new academic knowledge. In this way, this type of entrepreneurship becomes a challenge for new entrepreneurs and educators in general. While the challenge for entrepreneurs lies in generating value through products or services that do not bring negative consequences to the environment, educational institutions embrace an even greater challenge, that is, to train generations of professionals for a good social life and corporate responsibility of environmental ethics. However, it is not an easy task to build this knowledge, and, for it to occur efficiently, educators must use innovative and quality teaching methods, strategies, and materials. It is precisely to meet this demand that we are dedicated to working on the teaching of environmental sciences with environmental entrepreneurship as a generating theme. We are therefore guided by the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 agenda, specifically SDGs 4 - "Quality Education" and SDGs 8 - Decent Work and Economic Growth", in addition to the new guidelines established in the BNCC. Because of this, the research sought to develop a pedagogical didactic product for the teaching of environmental sciences, having environmental entrepreneurship as a generating theme and sustainable gastronomy as a local contextualization. Therefore, it was necessary to identify, from the perception of students in the 3rd year of high school at IFAM/Campus Tefé, the components of local agrobiodiversity that constitute the gastronomy of Tefé. As well as characterizing the structuring elements and foundations of gastronomic companies from the perspective of environmental entrepreneurship. For this, the methodological procedures used in the research characterized it as action research. Pedagogical workshops were used as field research techniques and were conducted through group dynamics by adapting business management tools. Therefore, favoring students with meaningful learning built by pedagogical strategies focus on problem based learning, contextualization, and interdisciplinary, was the main goal at the end of the research. Because of this, a didactic sequence was developed with the theme of environmental entrepreneurship, contributing to the improvement of the teaching of environmental sciences from the understanding of the fundamentals of environmental entrepreneurship from a business case in the field of local gastronomy.Universidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisMartins, Ayrton Luiz Urizzihttp://lattes.cnpq.br/6561982851817328Rizzato, Salvio de Castro e CostaSchropfer, Edivânia dos SantosAraújo, Raimundo Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/80141735437405002022-10-03T18:02:41Z2022-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Raimundo Gonçalves de. Gastronomia sustentável: contextualizando o ensino de empreendedorismo ambiental. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9085porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-10-04T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9085Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-10-04T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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