Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Soraya de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4942
Resumo: Este estudo consistiu em identificar qual é a identidade dos alunos expressa pelos professores nos diários de classe e no livro de ocorrências do ano de 2012, bem como analisar a cultura corporal e a linguagem do corpo presentes nos documentos oficiais em uma escola pública do Ensino Médio de Manaus. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram as observação de campo das aulas de Educação Física e nos espaços externos da escola. Para o registro das análises, foram utilizadas anotações no caderno de campo e as imagens fotográficas. Ao conhecer como a linguagem corporal se desenvolve na escola, coloca-se como proposta analisar como os registros nos livros de ocorrência da escola e os documentos oficiais estabelecem a identidade dos alunos e como estes a expressam por meio da linguagem de seu corpo. Conclui-se que os registros e os documentos oficiais estão a serviço das normatizações institucionais e que a cultura corporal enquanto proposta para formação integral do aluno é um conteúdo da área de educação física
id UFAM_d16794faff55b13419f751c5ce757efa
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4942
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de ManausLinguagem CorporalOUTROSEste estudo consistiu em identificar qual é a identidade dos alunos expressa pelos professores nos diários de classe e no livro de ocorrências do ano de 2012, bem como analisar a cultura corporal e a linguagem do corpo presentes nos documentos oficiais em uma escola pública do Ensino Médio de Manaus. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram as observação de campo das aulas de Educação Física e nos espaços externos da escola. Para o registro das análises, foram utilizadas anotações no caderno de campo e as imagens fotográficas. Ao conhecer como a linguagem corporal se desenvolve na escola, coloca-se como proposta analisar como os registros nos livros de ocorrência da escola e os documentos oficiais estabelecem a identidade dos alunos e como estes a expressam por meio da linguagem de seu corpo. Conclui-se que os registros e os documentos oficiais estão a serviço das normatizações institucionais e que a cultura corporal enquanto proposta para formação integral do aluno é um conteúdo da área de educação físicaThe study consisted of identifying which students’ identity is expressed by the teachers on the attendance cards and in the occurrence report book in the year of 2012.,as well as analyze the body culture and the language culture found in the official documents in a public of High School in Manaus. In order to do it, a qualitative survey was conducted, whose procedures were the field observation of Physical Education classes and in the external School space. To register the analysis, notes were taken in the field notebook as well as photographs. As the body language developed at school was known, a proposal on how to analyse the records in the school’s occurrence book and oficial documents is put, stablishing the identity of the students and how they express it by the means of their body language. It is concluded, therefore, that the records and official documents serve the institutional norms and that the body culture while proposed for the integral formation of the student is the content of the Physical Education areaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaAlbuquerque, Gabriel Arcanjo Santos dehttp://lattes.cnpq.br/0632488092860482Lima, Soraya de Oliveira2016-03-16T15:37:42Z2015-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Soarya de Oliveira. Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus. 2015. 136f. Dissertação ( Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-13T05:03:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-13T05:03:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus
title Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus
spellingShingle Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus
Lima, Soraya de Oliveira
Linguagem Corporal
OUTROS
title_short Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus
title_full Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus
title_fullStr Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus
title_full_unstemmed Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus
title_sort Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus
author Lima, Soraya de Oliveira
author_facet Lima, Soraya de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de
http://lattes.cnpq.br/0632488092860482
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Soraya de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem Corporal
OUTROS
topic Linguagem Corporal
OUTROS
description Este estudo consistiu em identificar qual é a identidade dos alunos expressa pelos professores nos diários de classe e no livro de ocorrências do ano de 2012, bem como analisar a cultura corporal e a linguagem do corpo presentes nos documentos oficiais em uma escola pública do Ensino Médio de Manaus. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram as observação de campo das aulas de Educação Física e nos espaços externos da escola. Para o registro das análises, foram utilizadas anotações no caderno de campo e as imagens fotográficas. Ao conhecer como a linguagem corporal se desenvolve na escola, coloca-se como proposta analisar como os registros nos livros de ocorrência da escola e os documentos oficiais estabelecem a identidade dos alunos e como estes a expressam por meio da linguagem de seu corpo. Conclui-se que os registros e os documentos oficiais estão a serviço das normatizações institucionais e que a cultura corporal enquanto proposta para formação integral do aluno é um conteúdo da área de educação física
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-13
2016-03-16T15:37:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Soarya de Oliveira. Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus. 2015. 136f. Dissertação ( Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4942
identifier_str_mv LIMA, Soarya de Oliveira. Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus. 2015. 136f. Dissertação ( Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732016084615168