A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8648 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo sobre a produção literária amazonense que abrange aspectos socioambientais. Os estudos ambientais requerem reflexões interdisciplinares, deste modo tivemos por objetivo geral desenvolver um produto educacional que apresentasse aspectos socioambientais de obras literárias de autores amazonenses. Entre os objetivos específicos traçados destacamos: identificar e caracterizar os aspectos socioambientais recorrentes nas obras de literatura amazonense utilizadas no Ensino Médio. Para a consecução do trabalho utilizamos a abordagem qualitativa e a análise de discurso da Bardin (1977); além disso foi usado o método da aula invertida e de mapas mentais. A perspectiva qualitativa é essencial na discussão de dados e informações, uma vez que nos pareceu não ser prudente avaliar os aspectos socioambientais existentes nas obras literárias, sem considerar o contexto no qual estas ocorrem. Após a caracterização e análise das obras literárias selecionadas realizamos uma Oficina Literária Ambiental, em parceria com os docentes, os aspectos socioambientais foram divididos para três turma de discentes do Ensino Médio – EJA matriculados na Escola Estadual Corintho Borges Façanha no município de Tefé-AM. Desta forma, buscamos fazer a interdisciplinaridade do tema com o referencial teórico sobre a cartografia literária. Com a elaboração do Atlas de Representações Literárias do Amazonas, esperamos contribuir para a compreensão de forma lúdica o ensino da literatura com o ensino das ciências ambientais. O atlas trouxe vários benefícios para prática pedagógica, não só do docente, mas de toda comunidade escolar. Por outro lado, a participação dos sujeitos da pesquisa contribuiu para que eles aumentassem seu sentimento de pertencimento à Região Amazônica e, portanto, que eles a partir de agora, ajudem na defesa desta região. Além disso, buscou-se que os sujeitos entendessem que as descrições literárias têm enormes contribuições para a formação do imaginário de pertencimento, e ao mesmo tempo, levando uma educação mais crítica e reflexiva, desenvolvendo estudantes engajados na análise e transformação dos espaços ambientais locais. |
id |
UFAM_d36e0115cb62366979a11c5ad39ccd9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8648 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonensesCiências ambientais - Estudo e ensino - Tefé (AM)CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOAspectos socioambientaisEstudos socioculturaisEstudos SocioambientaisLiteraturaCartografia literáriaEsta dissertação apresenta um estudo sobre a produção literária amazonense que abrange aspectos socioambientais. Os estudos ambientais requerem reflexões interdisciplinares, deste modo tivemos por objetivo geral desenvolver um produto educacional que apresentasse aspectos socioambientais de obras literárias de autores amazonenses. Entre os objetivos específicos traçados destacamos: identificar e caracterizar os aspectos socioambientais recorrentes nas obras de literatura amazonense utilizadas no Ensino Médio. Para a consecução do trabalho utilizamos a abordagem qualitativa e a análise de discurso da Bardin (1977); além disso foi usado o método da aula invertida e de mapas mentais. A perspectiva qualitativa é essencial na discussão de dados e informações, uma vez que nos pareceu não ser prudente avaliar os aspectos socioambientais existentes nas obras literárias, sem considerar o contexto no qual estas ocorrem. Após a caracterização e análise das obras literárias selecionadas realizamos uma Oficina Literária Ambiental, em parceria com os docentes, os aspectos socioambientais foram divididos para três turma de discentes do Ensino Médio – EJA matriculados na Escola Estadual Corintho Borges Façanha no município de Tefé-AM. Desta forma, buscamos fazer a interdisciplinaridade do tema com o referencial teórico sobre a cartografia literária. Com a elaboração do Atlas de Representações Literárias do Amazonas, esperamos contribuir para a compreensão de forma lúdica o ensino da literatura com o ensino das ciências ambientais. O atlas trouxe vários benefícios para prática pedagógica, não só do docente, mas de toda comunidade escolar. Por outro lado, a participação dos sujeitos da pesquisa contribuiu para que eles aumentassem seu sentimento de pertencimento à Região Amazônica e, portanto, que eles a partir de agora, ajudem na defesa desta região. Além disso, buscou-se que os sujeitos entendessem que as descrições literárias têm enormes contribuições para a formação do imaginário de pertencimento, e ao mesmo tempo, levando uma educação mais crítica e reflexiva, desenvolvendo estudantes engajados na análise e transformação dos espaços ambientais locais.This dissertation presents a study on the literary production in Amazonia that encompasses social and environmental aspects. Environmental studies require interdisciplinary reflections, so our overall objective was to develop an educational product that would present social and environmental aspects of literary works by authors from Amazonas. Among the specific objectives outlined, we highlight: to identify and characterize the recurring socio- environmental aspects in Amazonian literature works used in high school. In order to complete the work, we used Bardin's (1977) qualitative approach and discourse analysis; in addition, the inverted class and mind map method was used. The qualitative perspective is essential in the discussion of data and information, as it seemed to us that it would not be prudent to assess the socio- environmental aspects existing in literary works, without considering the context in which they occur. After the characterization and analysis of the selected literary works, we carried out an Environmental Literary Workshop, in partnership with the teachers, the socio-environmental aspects were divided into three group of high school students - EJA enrolled at the Corintho Borges Façanha State School in the city of Tefé-AM. In this way, we seek to make the theme interdisciplinary with the theoretical framework of literary cartography. With the elaboration of the Atlas of Literary Representations of Amazonas, we hope to contribute to the comprehension of the teaching of literature with the teaching of environmental sciences in a playful way. The atlas brought several benefits to pedagogical practice, not only for the teacher, but for the entire school community. On the other hand, the participation of the research subjects contributed so that they increased their sense of belonging to the Amazon Region and, therefore, that they, from now on, help in the defense of this region. In addition, we sought to make the subjects understand that literary descriptions have enormous contributions to the formation of the imaginary of belonging, and at the same time, leading to a more critical and reflective education, developing students engaged in the analysis and transformation of local environmental spaces.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisCavalcante, Kátia Vianahttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470Silva, Alisson Marcos Leão daJesus, Edilza Laray deMarques, Mateus Epifâniohttp://lattes.cnpq.br/44894812001813472022-01-24T18:45:31Z2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Mateus Epifânio. A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8648porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-01-25T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-01-25T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses |
title |
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses |
spellingShingle |
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses Marques, Mateus Epifânio Ciências ambientais - Estudo e ensino - Tefé (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Aspectos socioambientais Estudos socioculturais Estudos Socioambientais Literatura Cartografia literária |
title_short |
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses |
title_full |
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses |
title_fullStr |
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses |
title_full_unstemmed |
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses |
title_sort |
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses |
author |
Marques, Mateus Epifânio |
author_facet |
Marques, Mateus Epifânio http://lattes.cnpq.br/4489481200181347 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4489481200181347 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Kátia Viana http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 Silva, Alisson Marcos Leão da Jesus, Edilza Laray de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Mateus Epifânio http://lattes.cnpq.br/4489481200181347 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências ambientais - Estudo e ensino - Tefé (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Aspectos socioambientais Estudos socioculturais Estudos Socioambientais Literatura Cartografia literária |
topic |
Ciências ambientais - Estudo e ensino - Tefé (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Aspectos socioambientais Estudos socioculturais Estudos Socioambientais Literatura Cartografia literária |
description |
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a produção literária amazonense que abrange aspectos socioambientais. Os estudos ambientais requerem reflexões interdisciplinares, deste modo tivemos por objetivo geral desenvolver um produto educacional que apresentasse aspectos socioambientais de obras literárias de autores amazonenses. Entre os objetivos específicos traçados destacamos: identificar e caracterizar os aspectos socioambientais recorrentes nas obras de literatura amazonense utilizadas no Ensino Médio. Para a consecução do trabalho utilizamos a abordagem qualitativa e a análise de discurso da Bardin (1977); além disso foi usado o método da aula invertida e de mapas mentais. A perspectiva qualitativa é essencial na discussão de dados e informações, uma vez que nos pareceu não ser prudente avaliar os aspectos socioambientais existentes nas obras literárias, sem considerar o contexto no qual estas ocorrem. Após a caracterização e análise das obras literárias selecionadas realizamos uma Oficina Literária Ambiental, em parceria com os docentes, os aspectos socioambientais foram divididos para três turma de discentes do Ensino Médio – EJA matriculados na Escola Estadual Corintho Borges Façanha no município de Tefé-AM. Desta forma, buscamos fazer a interdisciplinaridade do tema com o referencial teórico sobre a cartografia literária. Com a elaboração do Atlas de Representações Literárias do Amazonas, esperamos contribuir para a compreensão de forma lúdica o ensino da literatura com o ensino das ciências ambientais. O atlas trouxe vários benefícios para prática pedagógica, não só do docente, mas de toda comunidade escolar. Por outro lado, a participação dos sujeitos da pesquisa contribuiu para que eles aumentassem seu sentimento de pertencimento à Região Amazônica e, portanto, que eles a partir de agora, ajudem na defesa desta região. Além disso, buscou-se que os sujeitos entendessem que as descrições literárias têm enormes contribuições para a formação do imaginário de pertencimento, e ao mesmo tempo, levando uma educação mais crítica e reflexiva, desenvolvendo estudantes engajados na análise e transformação dos espaços ambientais locais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 2022-01-24T18:45:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, Mateus Epifânio. A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8648 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Mateus Epifânio. A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1800234129340497920 |