Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Diana da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1949757799062104
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8932
Resumo: A pesquisa apresentada tem como temática a educação do campo. Como objetivos buscamos analisar a organização e constituição da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé e suas metodologias de ensino, bem como as possíveis mudanças sociais propostas, ou seja, analisar o cotidiano da escola e aplicabilidade da pedagogia da alternância nos diferentes ambientes que o educando se encontra, além de identificar e discutir as mudanças ocorridas em decorrência deste modelo de ensino da EFA nas realidades regional e familiar. Durante a pesquisa foram feitas entrevistas semiestruturadas com a fundadora da escola, egressos da instituição, professores e gestor. Foi realizada, também, a pesquisa de campo e pesquisa documental, possibilitando a construção de dados. A abordagem qualitativa possibilitou analisar com profundidade o objeto de estudo. A escolha do método científico Materialismo Histórico- Dialético norteu toda pesquisa, com as categorias de análise: totalidade, contradição e práxis, propiciando a análise crítica do objeto de estudo e a sua proposta no Vale do Guaporé. Essa proposta de ensino pauta-se na pedagogia da alternância, um processo histórico de luta de classes entre a educação na visão do capital e a educação pensada pelas populações do campo que se organizaram criando formas de resistência e emancipação. Os resultados mostram como a pedagogia da alternância no Vale do Guaporé foi compreendida pelos povos do campo e se concretizou como uma educação transformadora, ocasionando mudanças sociais para as populações locais, fortalecendo o engajamento dos camponeses, portanto, concretizando os ideais da educação do campo.
id UFAM_d8c85c56ca209244da4f4ae142cabff9
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8932
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do GuaporéEscolas rurais - RondôniaEducação ruralCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEscola família agrícolaEducaçãoPedagogia da alternânciaEducação do campoAgricultural family schoolEducationPedagogy of alternationField educationA pesquisa apresentada tem como temática a educação do campo. Como objetivos buscamos analisar a organização e constituição da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé e suas metodologias de ensino, bem como as possíveis mudanças sociais propostas, ou seja, analisar o cotidiano da escola e aplicabilidade da pedagogia da alternância nos diferentes ambientes que o educando se encontra, além de identificar e discutir as mudanças ocorridas em decorrência deste modelo de ensino da EFA nas realidades regional e familiar. Durante a pesquisa foram feitas entrevistas semiestruturadas com a fundadora da escola, egressos da instituição, professores e gestor. Foi realizada, também, a pesquisa de campo e pesquisa documental, possibilitando a construção de dados. A abordagem qualitativa possibilitou analisar com profundidade o objeto de estudo. A escolha do método científico Materialismo Histórico- Dialético norteu toda pesquisa, com as categorias de análise: totalidade, contradição e práxis, propiciando a análise crítica do objeto de estudo e a sua proposta no Vale do Guaporé. Essa proposta de ensino pauta-se na pedagogia da alternância, um processo histórico de luta de classes entre a educação na visão do capital e a educação pensada pelas populações do campo que se organizaram criando formas de resistência e emancipação. Os resultados mostram como a pedagogia da alternância no Vale do Guaporé foi compreendida pelos povos do campo e se concretizou como uma educação transformadora, ocasionando mudanças sociais para as populações locais, fortalecendo o engajamento dos camponeses, portanto, concretizando os ideais da educação do campo.The survey published has as its theme, the education of the countryside. As objectives, we seek to analyze the organization and constitution of the Escola Família Agrícola Vale do Guaporé and its teaching methodologies, as well as the possible social changes proposed, that is, to analyze the daily life of the school and the applicability of the pedagogy of alternation in the different environments that the student finds, in addition to identifying and discussing the changes that have occurred as a result of this EFA teaching model in regional and family realities. During the research, semi-structured interviews were carried out with the founder of the school, graduates of the institution, teachers and manager. It was realized, also, the field and documentary research, allowing the construction of data. The qualitative approach made it possible to analyze the object of study in depth. The choice of the scientific method Historical- Dialectical Materialism guided the entire research, with the categories of analysis: totality, contradiction and praxis, providing a critical analysis of the object of study and its proposal in the Guaporé Valley. This teaching proposal is based on the Alternating Cycle Pedagogy, a historical process of class struggle between: the education from the capitalist point of view, and the education thought by the rural populations, that organized themselves, creating forms of resistance and emancipation. The results show how the pedagogy of alternation in Vale do Guaporé was understood by rural people and materialized as a transformative education, causing social changes for local populations, strengthening the engagement of peasants, therefore, realizing the ideals of rural education.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesNogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Moser, Lilian MariaFranco, Zilda Gláucia EliasRibeiro, Diana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/19497577990621042022-06-28T14:05:44Z2022-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Diana da Silva. Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8932porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-01-25T05:03:46Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8932Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922024-01-25T05:03:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
title Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
spellingShingle Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
Ribeiro, Diana da Silva
Escolas rurais - Rondônia
Educação rural
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Escola família agrícola
Educação
Pedagogia da alternância
Educação do campo
Agricultural family school
Education
Pedagogy of alternation
Field education
title_short Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
title_full Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
title_fullStr Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
title_full_unstemmed Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
title_sort Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
author Ribeiro, Diana da Silva
author_facet Ribeiro, Diana da Silva
http://lattes.cnpq.br/1949757799062104
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1949757799062104
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Eulina Maria Leite
http://lattes.cnpq.br/7518673342621764
Moser, Lilian Maria
Franco, Zilda Gláucia Elias
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Diana da Silva
http://lattes.cnpq.br/1949757799062104
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas rurais - Rondônia
Educação rural
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Escola família agrícola
Educação
Pedagogia da alternância
Educação do campo
Agricultural family school
Education
Pedagogy of alternation
Field education
topic Escolas rurais - Rondônia
Educação rural
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Escola família agrícola
Educação
Pedagogia da alternância
Educação do campo
Agricultural family school
Education
Pedagogy of alternation
Field education
description A pesquisa apresentada tem como temática a educação do campo. Como objetivos buscamos analisar a organização e constituição da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé e suas metodologias de ensino, bem como as possíveis mudanças sociais propostas, ou seja, analisar o cotidiano da escola e aplicabilidade da pedagogia da alternância nos diferentes ambientes que o educando se encontra, além de identificar e discutir as mudanças ocorridas em decorrência deste modelo de ensino da EFA nas realidades regional e familiar. Durante a pesquisa foram feitas entrevistas semiestruturadas com a fundadora da escola, egressos da instituição, professores e gestor. Foi realizada, também, a pesquisa de campo e pesquisa documental, possibilitando a construção de dados. A abordagem qualitativa possibilitou analisar com profundidade o objeto de estudo. A escolha do método científico Materialismo Histórico- Dialético norteu toda pesquisa, com as categorias de análise: totalidade, contradição e práxis, propiciando a análise crítica do objeto de estudo e a sua proposta no Vale do Guaporé. Essa proposta de ensino pauta-se na pedagogia da alternância, um processo histórico de luta de classes entre a educação na visão do capital e a educação pensada pelas populações do campo que se organizaram criando formas de resistência e emancipação. Os resultados mostram como a pedagogia da alternância no Vale do Guaporé foi compreendida pelos povos do campo e se concretizou como uma educação transformadora, ocasionando mudanças sociais para as populações locais, fortalecendo o engajamento dos camponeses, portanto, concretizando os ideais da educação do campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28T14:05:44Z
2022-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Diana da Silva. Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8932
identifier_str_mv RIBEIRO, Diana da Silva. Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234130655412224