Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Vlamir do Nascimento
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5761802559562911
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2513
Resumo: Neste trabalho são apresentados os fatores determinantes na formação profissional dos técnicos agrícolas e a influência dos paradigmas do desenvolvimento sustentável na sua qualificação profissional. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevistas estruturadas tanto com os técnicos formados, quanto com os formadores, analisando o conteúdo das informações destas entrevista. Nos capítulos teóricos, apresentamse os aspectos históricos sobre a formação dos técnicos agrícolas, relacionados à mudança na relação homem-natureza, os marcos históricos do movimento ambientalista, questões sobre o desenvolvimento sustentável e a influência do paradigma da sustentabilidade na formação profissional. Na conclusão refuta-se a hipótese de que o modelo pedagógico Taylorista- Fordista, com forte enfoque positivista tenha sido superado, pelos modelos sistêmicos, interligados e interdependentes da sustentabilidade.
id UFAM_d9cd10ca34dae57730853b9f3af5ceab
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2513
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona LesteFormação ProfissionalDesenvolvimento SustentávelModelo positivistaPositivist modelCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASNeste trabalho são apresentados os fatores determinantes na formação profissional dos técnicos agrícolas e a influência dos paradigmas do desenvolvimento sustentável na sua qualificação profissional. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevistas estruturadas tanto com os técnicos formados, quanto com os formadores, analisando o conteúdo das informações destas entrevista. Nos capítulos teóricos, apresentamse os aspectos históricos sobre a formação dos técnicos agrícolas, relacionados à mudança na relação homem-natureza, os marcos históricos do movimento ambientalista, questões sobre o desenvolvimento sustentável e a influência do paradigma da sustentabilidade na formação profissional. Na conclusão refuta-se a hipótese de que o modelo pedagógico Taylorista- Fordista, com forte enfoque positivista tenha sido superado, pelos modelos sistêmicos, interligados e interdependentes da sustentabilidade.This paper presents the determinants in the vocational training of agricultural technicians and the influence of the paradigms of sustainable development in their professional qualification. For this purpose, the procedures used were structured interviews with both trained technicians, as with the trainers, analyzing the information content of these interviews. In the theoretical chapters, presents the historical aspects of the training of agricultural technicians, related to the change in relationship between man and nature, the historical landmarks of the environmental movement, issues of sustainable development and the influence of the paradigm of sustainability in vocational training. In conclusion refutes the hypothesis that the pedagogical model Taylorist-Fordist, with a strong positivist approach has been overcome by systemic models, interconnected and interdependent sustainabilityCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Estudos SociaisBRUFAMPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RegionalLima, Roberval Monteiro Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/0466572603004690Seabra, Vlamir do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/57618025595629112015-04-11T13:53:09Z2015-04-092011-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSEABRA, Vlamir do Nascimento. Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-08-21T20:24:55Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-08-21T20:24:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste
title Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste
spellingShingle Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste
Seabra, Vlamir do Nascimento
Formação Profissional
Desenvolvimento Sustentável
Modelo positivista
Positivist model
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste
title_full Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste
title_fullStr Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste
title_full_unstemmed Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste
title_sort Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste
author Seabra, Vlamir do Nascimento
author_facet Seabra, Vlamir do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/5761802559562911
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5761802559562911
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Roberval Monteiro Bezerra de
http://lattes.cnpq.br/0466572603004690
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Vlamir do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/5761802559562911
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Profissional
Desenvolvimento Sustentável
Modelo positivista
Positivist model
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Formação Profissional
Desenvolvimento Sustentável
Modelo positivista
Positivist model
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Neste trabalho são apresentados os fatores determinantes na formação profissional dos técnicos agrícolas e a influência dos paradigmas do desenvolvimento sustentável na sua qualificação profissional. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevistas estruturadas tanto com os técnicos formados, quanto com os formadores, analisando o conteúdo das informações destas entrevista. Nos capítulos teóricos, apresentamse os aspectos históricos sobre a formação dos técnicos agrícolas, relacionados à mudança na relação homem-natureza, os marcos históricos do movimento ambientalista, questões sobre o desenvolvimento sustentável e a influência do paradigma da sustentabilidade na formação profissional. Na conclusão refuta-se a hipótese de que o modelo pedagógico Taylorista- Fordista, com forte enfoque positivista tenha sido superado, pelos modelos sistêmicos, interligados e interdependentes da sustentabilidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19
2015-04-11T13:53:09Z
2015-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SEABRA, Vlamir do Nascimento. Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2513
identifier_str_mv SEABRA, Vlamir do Nascimento. Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Estudos Sociais
BR
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Estudos Sociais
BR
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732001300742144