Orientação de pais: prevenção e promoção de saúde em creche
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4798 |
Resumo: | A instituição escolar, assim como a família, exerce papel fundamental na vida das pessoas, sobretudo das crianças, na prevenção e promoção da saúde, uma vez que se encontram grande parte do tempo nela inseridos, se capacitam e se desenvolvem tanto no âmbito dos conhecimentos escolares, como nas atitudes e valores para a socialização. As habilidades parentais também funcionam como um caminho para se compreender o desenvolvimento infantil e a base potencial para as ações clínicas, educacionais e sociais. Esta pesquisa tratou-se de métodos mistos, qualitativa e quantitativa, caracterizada por estudo clínico na abordagem cognitivo-comportamental. A amostra constou de doze participantes (n=12), na faixa etária entre 21 a 66 anos. Foram utilizados os instrumentos: Questionário sóciodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais –RE- HSE-P, e aplicado Protocolo de Atendimento em Grupo. Houve predomínio do sexo feminino (92%), com infraestrutura básica de moradia (83%), a maioria possuía ensino médio (50%) e trabalhavam mais de 8 horas por dia (64%), participavam de atividades de lazer (75%), mas poucos procuravam assistência de saúde de forma preventiva (44%), quanto a fatores de risco apresentaram índices altos para uso de substância (92%) e agressões físicas e verbais a criança (42%). Observou-se no questionário e RE-HSE-P, que os pais e ou responsáveis apresentaram diminuição de práticas educativas positivas com possibilidades de ocasionar problemas de comportamento dos filhos, como fatores de risco ao desenvolvimento infantil. No grupo psicoeducativo, as verbalizações dos pais no grupo foram: “A gente precisa aprender a conversar com os nossos filhos”; “Antes eu só batia agora converso”, foi evidenciada a tomada de consciência da forma como educam seus filhos e quais as atitudes foram negligenciadas para a promoção de repertórios mais efetivos na interação com as crianças. O estudo possibilitou o entendimento das relações pais e filhos, quais fatores de risco que influenciam nas práticas educativas negativas e como estilos de educação assertivos estimularam o desenvolvimento saudável das crianças, além de proporcionar a visibilidade de estratégias utilizadas pela escola para lidar com os pais e crianças. Espera-se que neste estudo possam subsidiar outras investigações futuras, e também estimular a maior participação de pais e ou cuidadores, professores, instituição escolar, e principalmente a criança no processo de prevenção de doença e promoção de saúde |
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Orientação de pais: prevenção e promoção de saúde em crecheOrientação de paisPrevenção de doençaPromoção de SaúdeCrecheCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVAA instituição escolar, assim como a família, exerce papel fundamental na vida das pessoas, sobretudo das crianças, na prevenção e promoção da saúde, uma vez que se encontram grande parte do tempo nela inseridos, se capacitam e se desenvolvem tanto no âmbito dos conhecimentos escolares, como nas atitudes e valores para a socialização. As habilidades parentais também funcionam como um caminho para se compreender o desenvolvimento infantil e a base potencial para as ações clínicas, educacionais e sociais. Esta pesquisa tratou-se de métodos mistos, qualitativa e quantitativa, caracterizada por estudo clínico na abordagem cognitivo-comportamental. A amostra constou de doze participantes (n=12), na faixa etária entre 21 a 66 anos. Foram utilizados os instrumentos: Questionário sóciodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais –RE- HSE-P, e aplicado Protocolo de Atendimento em Grupo. Houve predomínio do sexo feminino (92%), com infraestrutura básica de moradia (83%), a maioria possuía ensino médio (50%) e trabalhavam mais de 8 horas por dia (64%), participavam de atividades de lazer (75%), mas poucos procuravam assistência de saúde de forma preventiva (44%), quanto a fatores de risco apresentaram índices altos para uso de substância (92%) e agressões físicas e verbais a criança (42%). Observou-se no questionário e RE-HSE-P, que os pais e ou responsáveis apresentaram diminuição de práticas educativas positivas com possibilidades de ocasionar problemas de comportamento dos filhos, como fatores de risco ao desenvolvimento infantil. No grupo psicoeducativo, as verbalizações dos pais no grupo foram: “A gente precisa aprender a conversar com os nossos filhos”; “Antes eu só batia agora converso”, foi evidenciada a tomada de consciência da forma como educam seus filhos e quais as atitudes foram negligenciadas para a promoção de repertórios mais efetivos na interação com as crianças. O estudo possibilitou o entendimento das relações pais e filhos, quais fatores de risco que influenciam nas práticas educativas negativas e como estilos de educação assertivos estimularam o desenvolvimento saudável das crianças, além de proporcionar a visibilidade de estratégias utilizadas pela escola para lidar com os pais e crianças. Espera-se que neste estudo possam subsidiar outras investigações futuras, e também estimular a maior participação de pais e ou cuidadores, professores, instituição escolar, e principalmente a criança no processo de prevenção de doença e promoção de saúdeThe school, like the family plays a fundamental role in people's lives, especially of children, prevention and health promotion, as are most of the time it entered, are trained and develop both within the skill school, as attitudes and values for socializing. Parenting skills also act as a way to understand child development and a potential basis for clinical, educational and social activities. This research was a survey of mixed methods, qualitative and quantitative, characterized by clinical study in cognitive-behavioral approach. The sample consisted of twelve participants (n= 12), aged between 18-66 years. The instruments were used: socio demographic questionnaire, Script Interview Parental Social Educational Skills -RE- HSE -P, and applied Attendance Protocol Group. There was a predominance of females (92%), with below basic housing structure (83%), the majority had high school (50%) and working more than 8 hours per day (64%), participating in leisure activities (75 %) but little sought health care in a preventive manner (44%), as the risk factors showed high rates for substance use (92%) and physical and verbal abuse the child (42%). It was noted in the questionnaire and RE-HSE-P, parents and or guardians showed a decrease of positive educational practices with the potential to cause children's behavior problems, as risk factors for child development. In psychoeducational group, parental utterances were in the group: "We must learn to talk to our children"; "Before I only beat now talk", the group did realize how they educate their children and what attitudes were overlooked for promotion of more effective repertoire in interaction with children. The study allowed the understanding of parent-child relationships, which risk factors that influence the negative educational practices and how assertive parenting styles stimulated the healthy development of children, and provide visibility strategies used by the school to deal with parents and children. It is expected that the elements found in this study may support other future investigations, and also encourage greater participation of parents and or caregivers, teachers, educational institution, and especially the child in disease prevention and health promotion process.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaHayasida, Nazaré Maria de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/3015930558513406Hayasida, Nazaré Maria de AlbuquerqueSilva Filho, José Humberto daBarbosa, Leopoldo Nelson FernandesCosta, Martha Falcão Castro ehttp://lattes.cnpq.br/46281399309554442016-01-22T19:35:30Z2015-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Martha Falcão de Castro e. Orientação de pais: prevenção e promoção de saúde em creche, 2015. 97f. Dissertação ( Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-03T12:48:10Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4798Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-03T12:48:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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