Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249 |
Resumo: | Na realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos matemáticos com seu cotidiano. Portanto, está pesquisa tem como objetivo constatar que a relação interdisciplinar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, favorece a assimilação e contextualização do conteúdo Função Quadrática em outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e as concepções de Interdisciplinaridade de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, para realizar um Estudo do Caso em uma instituição de ensino localizada no município de Manaus – AM, com uma amostra de alunos do Ensino Médio; tomando como instrumentos para coleta dos dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante, buscando desenvolver a interdisciplinaridade a partir do conteúdo Função Quadrática com as disciplinas de Biologia, Física e Química através de resolução de problemas. A proposta é tornar o aprendizado significativo para o aluno, contextualizando o conteúdo para facilitar a compreensão e motivar o aluno a aprender. |
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Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino MédioEnsino de matemáticaProcesso de Ensino e AprendizagemMatemática - Ensino MédioTeoria da Aprendizagem SignificativaManaus (AM)CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAInterdisciplinaridadeFunção QuadráticaAprendizagem SignificativaNa realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos matemáticos com seu cotidiano. Portanto, está pesquisa tem como objetivo constatar que a relação interdisciplinar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, favorece a assimilação e contextualização do conteúdo Função Quadrática em outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e as concepções de Interdisciplinaridade de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, para realizar um Estudo do Caso em uma instituição de ensino localizada no município de Manaus – AM, com uma amostra de alunos do Ensino Médio; tomando como instrumentos para coleta dos dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante, buscando desenvolver a interdisciplinaridade a partir do conteúdo Função Quadrática com as disciplinas de Biologia, Física e Química através de resolução de problemas. A proposta é tornar o aprendizado significativo para o aluno, contextualizando o conteúdo para facilitar a compreensão e motivar o aluno a aprender.In reality learning mathematics is not an easy task, but it is necessary to create ways to innovate teaching by showing the real importance of this area of knowledge in everyday life. Based on the teaching experience, it was observed that students have difficulties in assimilating and associating mathematical content with their daily lives. Therefore, this research aims to verify that the interdisciplinary relationship in the Teaching and Learning Process of Mathematics in High School, favors the assimilation and contextualization of the Square Function content in other areas of knowledge. This research is based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the conceptions of Interdisciplinarity by Hilton Japiassu and Ivani Fazenda. A qualitative approach methodology was adopted to conduct a Case Study in an educational institution located in the city of Manaus - AM, with a sample of high school students; taking as instruments for data collection, questionnaires, semi-structured interviews and participant observation, seeking to develop interdisciplinarity from the Quadratic Function content with the disciplines of Biology, Physics and Chemistry through problem solving. The proposal is to make learning meaningful to the student, contextualizing the content to facilitate understanding and motivate the student to learn.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaNicot, Yuri Expósitohttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552Feitosa, Francisco Eteval da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978Silva Filho, Wanderley Vitorino dahttp://lattes.cnpq.br/2753286717832014Passos, Ana Paulahttp://lattes.cnpq.br/6845657346810137https://orcid.org/0000-0002-3431-04162021-05-04T16:09:04Z2020-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASSOS, Ana Paula. Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no ensino médio. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-05T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-05T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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