Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6845657346810137, https://orcid.org/0000-0002-3431-0416
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249
Resumo: Na realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos matemáticos com seu cotidiano. Portanto, está pesquisa tem como objetivo constatar que a relação interdisciplinar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, favorece a assimilação e contextualização do conteúdo Função Quadrática em outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e as concepções de Interdisciplinaridade de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, para realizar um Estudo do Caso em uma instituição de ensino localizada no município de Manaus – AM, com uma amostra de alunos do Ensino Médio; tomando como instrumentos para coleta dos dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante, buscando desenvolver a interdisciplinaridade a partir do conteúdo Função Quadrática com as disciplinas de Biologia, Física e Química através de resolução de problemas. A proposta é tornar o aprendizado significativo para o aluno, contextualizando o conteúdo para facilitar a compreensão e motivar o aluno a aprender.
id UFAM_dd86f5df0826937fd34bad1681ceb214
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8249
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino MédioEnsino de matemáticaProcesso de Ensino e AprendizagemMatemática - Ensino MédioTeoria da Aprendizagem SignificativaManaus (AM)CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAInterdisciplinaridadeFunção QuadráticaAprendizagem SignificativaNa realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos matemáticos com seu cotidiano. Portanto, está pesquisa tem como objetivo constatar que a relação interdisciplinar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, favorece a assimilação e contextualização do conteúdo Função Quadrática em outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e as concepções de Interdisciplinaridade de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, para realizar um Estudo do Caso em uma instituição de ensino localizada no município de Manaus – AM, com uma amostra de alunos do Ensino Médio; tomando como instrumentos para coleta dos dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante, buscando desenvolver a interdisciplinaridade a partir do conteúdo Função Quadrática com as disciplinas de Biologia, Física e Química através de resolução de problemas. A proposta é tornar o aprendizado significativo para o aluno, contextualizando o conteúdo para facilitar a compreensão e motivar o aluno a aprender.In reality learning mathematics is not an easy task, but it is necessary to create ways to innovate teaching by showing the real importance of this area of knowledge in everyday life. Based on the teaching experience, it was observed that students have difficulties in assimilating and associating mathematical content with their daily lives. Therefore, this research aims to verify that the interdisciplinary relationship in the Teaching and Learning Process of Mathematics in High School, favors the assimilation and contextualization of the Square Function content in other areas of knowledge. This research is based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the conceptions of Interdisciplinarity by Hilton Japiassu and Ivani Fazenda. A qualitative approach methodology was adopted to conduct a Case Study in an educational institution located in the city of Manaus - AM, with a sample of high school students; taking as instruments for data collection, questionnaires, semi-structured interviews and participant observation, seeking to develop interdisciplinarity from the Quadratic Function content with the disciplines of Biology, Physics and Chemistry through problem solving. The proposal is to make learning meaningful to the student, contextualizing the content to facilitate understanding and motivate the student to learn.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaNicot, Yuri Expósitohttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552Feitosa, Francisco Eteval da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978Silva Filho, Wanderley Vitorino dahttp://lattes.cnpq.br/2753286717832014Passos, Ana Paulahttp://lattes.cnpq.br/6845657346810137https://orcid.org/0000-0002-3431-04162021-05-04T16:09:04Z2020-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASSOS, Ana Paula. Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no ensino médio. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-05T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-05T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
spellingShingle Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
Passos, Ana Paula
Ensino de matemática
Processo de Ensino e Aprendizagem
Matemática - Ensino Médio
Teoria da Aprendizagem Significativa
Manaus (AM)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Interdisciplinaridade
Função Quadrática
Aprendizagem Significativa
title_short Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title_full Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title_fullStr Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title_sort Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
author Passos, Ana Paula
author_facet Passos, Ana Paula
http://lattes.cnpq.br/6845657346810137
https://orcid.org/0000-0002-3431-0416
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6845657346810137
https://orcid.org/0000-0002-3431-0416
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nicot, Yuri Expósito
http://lattes.cnpq.br/8007807447496552
Feitosa, Francisco Eteval da Silva
http://lattes.cnpq.br/1820343517767978
Silva Filho, Wanderley Vitorino da
http://lattes.cnpq.br/2753286717832014
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Ana Paula
http://lattes.cnpq.br/6845657346810137
https://orcid.org/0000-0002-3431-0416
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Processo de Ensino e Aprendizagem
Matemática - Ensino Médio
Teoria da Aprendizagem Significativa
Manaus (AM)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Interdisciplinaridade
Função Quadrática
Aprendizagem Significativa
topic Ensino de matemática
Processo de Ensino e Aprendizagem
Matemática - Ensino Médio
Teoria da Aprendizagem Significativa
Manaus (AM)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Interdisciplinaridade
Função Quadrática
Aprendizagem Significativa
description Na realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos matemáticos com seu cotidiano. Portanto, está pesquisa tem como objetivo constatar que a relação interdisciplinar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, favorece a assimilação e contextualização do conteúdo Função Quadrática em outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e as concepções de Interdisciplinaridade de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, para realizar um Estudo do Caso em uma instituição de ensino localizada no município de Manaus – AM, com uma amostra de alunos do Ensino Médio; tomando como instrumentos para coleta dos dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante, buscando desenvolver a interdisciplinaridade a partir do conteúdo Função Quadrática com as disciplinas de Biologia, Física e Química através de resolução de problemas. A proposta é tornar o aprendizado significativo para o aluno, contextualizando o conteúdo para facilitar a compreensão e motivar o aluno a aprender.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-20
2021-05-04T16:09:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSOS, Ana Paula. Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no ensino médio. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249
identifier_str_mv PASSOS, Ana Paula. Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no ensino médio. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234126411825152