Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Rosângela Castilho
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4152437964922312
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198
Resumo: O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento.
id UFAM_deb91ea2842445bc48dbb477ea534ae2
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3198
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagemInclusão DigitalInclusão SocialUsabilidadeDigital inclusionSocial inclusionUsabilityCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento.This work went about the usability, learning and didactic mapping in a LMS (Learning Management System) seeking to find the possible integration between learning and usability in the virtual environment of the Project Tecnologia Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. The research was carried out on Infocentro Estação Central with a group of students aged 13 to 17. The activities went on in the lab following studant s dayles routine. The project digital inclusion as a way to promote social inclusion and formation for work where it is understood that it is not enough learning how to landle a tool but the development of attitudes which will take to the development of a collective intelligence. For that matter the present dissertation tries to analyze the virtual environment as a mediator in the construction of knowledge.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças CorrêaBarbosa, Rosângela Castilhohttp://lattes.cnpq.br/41524379649223122015-04-22T21:55:51Z2015-04-082008-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Rosângela Castilho. Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:42:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:42:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
spellingShingle Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
Barbosa, Rosângela Castilho
Inclusão Digital
Inclusão Social
Usabilidade
Digital inclusion
Social inclusion
Usability
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_full Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_fullStr Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_sort Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
author Barbosa, Rosângela Castilho
author_facet Barbosa, Rosângela Castilho
http://lattes.cnpq.br/4152437964922312
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4152437964922312
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Rosângela Castilho
http://lattes.cnpq.br/4152437964922312
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Digital
Inclusão Social
Usabilidade
Digital inclusion
Social inclusion
Usability
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Inclusão Digital
Inclusão Social
Usabilidade
Digital inclusion
Social inclusion
Usability
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-29
2015-04-22T21:55:51Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Rosângela Castilho. Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198
identifier_str_mv BARBOSA, Rosângela Castilho. Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006168231936