Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198 |
Resumo: | O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento. |
id |
UFAM_deb91ea2842445bc48dbb477ea534ae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3198 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagemInclusão DigitalInclusão SocialUsabilidadeDigital inclusionSocial inclusionUsabilityCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento.This work went about the usability, learning and didactic mapping in a LMS (Learning Management System) seeking to find the possible integration between learning and usability in the virtual environment of the Project Tecnologia Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. The research was carried out on Infocentro Estação Central with a group of students aged 13 to 17. The activities went on in the lab following studant s dayles routine. The project digital inclusion as a way to promote social inclusion and formation for work where it is understood that it is not enough learning how to landle a tool but the development of attitudes which will take to the development of a collective intelligence. For that matter the present dissertation tries to analyze the virtual environment as a mediator in the construction of knowledge.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças CorrêaBarbosa, Rosângela Castilhohttp://lattes.cnpq.br/41524379649223122015-04-22T21:55:51Z2015-04-082008-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Rosângela Castilho. Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:42:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:42:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem Barbosa, Rosângela Castilho Inclusão Digital Inclusão Social Usabilidade Digital inclusion Social inclusion Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_full |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
author |
Barbosa, Rosângela Castilho |
author_facet |
Barbosa, Rosângela Castilho http://lattes.cnpq.br/4152437964922312 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4152437964922312 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Rosângela Castilho http://lattes.cnpq.br/4152437964922312 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Digital Inclusão Social Usabilidade Digital inclusion Social inclusion Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Inclusão Digital Inclusão Social Usabilidade Digital inclusion Social inclusion Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-29 2015-04-22T21:55:51Z 2015-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Rosângela Castilho. Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Rosângela Castilho. Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732006168231936 |