As representações sociais de profissionais de urgência e emergência sobre o suicídio infantil
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6544 |
Resumo: | Estimativas feitas pela Organização Mundial de Saúde(OMS) denunciam um significativo aumento de 60% nos últimos 40 anos nas taxas de suicídio em nível mundial. No que diz respeito ao suicídio infantil, este representa a quinta principal causa de mortalidade entre crianças em todo o mundo. No cenário brasileiro, um levantamento realizado entre os anos de 2003 e 2013 permitiu observar que nas regiões Norte e Nordeste, diferentemente das outras regiões, houve um crescimento nas taxas de suicídio infantil, sendo que no Estado do Amazonas mais do que triplicou o número de ocorrências. Apesar dos dados existentes, sabe-se que os números registrados no Brasil são pouco preciso, não havendo satisfatória diferenciação entre óbitos de crianças por suicídio, acidentes e homicídios, sendo comum que as ocorrências sejam atribuídas a “causas externas”. A precariedade nos registros destas ocorrências no público infantil pode ser entendida como uma manifestação do tabu existente ao tratar deste fenômeno, uma forma de negá-lo. Diante disso, a presente dissertação teve como objetivo investigar junto aos profissionais de urgência/emergência pediátrica da cidade de Manaus quais suas concepções acerca do suicídio infantil, utilizando-se para tanto o aporte da Análise do Núcleo Central da Teoria das Representações Sociais. Utilizou-se para a coleta de dados a Técnica de Associação de Palavras a partir do termo indutor “Suicídio Infantil”. Os dados foram processados pelo softwre OpenEVOC, tendo como resultado um gráfico com quatro quadrantes no qual foi possível localizar o provável núcleo central e periferias da Representação Social. Os resultados apontam como centralidade da Representação a cognição “Desestrutura Familiar” e, nas periferias foi possível perceber conteúdos relacionados às possíveis causas, manejo dos profissionais, reações emocionais destes assim como as lacunas existentes na rede de atenção à saúde que vulnerabilizam as crianças em sofrimento. |
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Apesar dos dados existentes, sabe-se que os números registrados no Brasil são pouco preciso, não havendo satisfatória diferenciação entre óbitos de crianças por suicídio, acidentes e homicídios, sendo comum que as ocorrências sejam atribuídas a “causas externas”. A precariedade nos registros destas ocorrências no público infantil pode ser entendida como uma manifestação do tabu existente ao tratar deste fenômeno, uma forma de negá-lo. Diante disso, a presente dissertação teve como objetivo investigar junto aos profissionais de urgência/emergência pediátrica da cidade de Manaus quais suas concepções acerca do suicídio infantil, utilizando-se para tanto o aporte da Análise do Núcleo Central da Teoria das Representações Sociais. Utilizou-se para a coleta de dados a Técnica de Associação de Palavras a partir do termo indutor “Suicídio Infantil”. Os dados foram processados pelo softwre OpenEVOC, tendo como resultado um gráfico com quatro quadrantes no qual foi possível localizar o provável núcleo central e periferias da Representação Social. Os resultados apontam como centralidade da Representação a cognição “Desestrutura Familiar” e, nas periferias foi possível perceber conteúdos relacionados às possíveis causas, manejo dos profissionais, reações emocionais destes assim como as lacunas existentes na rede de atenção à saúde que vulnerabilizam as crianças em sofrimento.Estimates made by the World Health Organization (WHO) report a significant 60% increase over the past 40 years in suicide rates worldwide. With regard to child suicide, this is the fifth leading cause of child mortality worldwide. In the Brazilian scenario, a survey conducted between 2003 and 2013 showed that in the North and Northeast regions, unlike the other regions, there was an increase in infant suicide rates, and in the State of Amazonas more than tripled the number of occurrences. Despite the existingdata, it is known that the numbers recorded in Brazil are not very accurate, and there is no satisfactory differentiation between deaths of children due to suicide, accidents and homicides, being common that the occurrences are attributed to "external causes". The precariousness in the records of these occurrences in the children's public can be understood as a manifestation of the existing taboo in dealing with this phenomenon, a way of denying it. Therefore, the purpose of this dissertation was to investigate with the pediatric emergency / emergency professionals of the city of Manaus their conceptions about child suicide, using the analysis of the Central Nucleus of Social Representation Theory. The Association of Words technique was used to collect datafrom the term "Suicide Child". Data were processed by the OpenEVOC software, resulting in a four-quadrant chart in which it was possible to locate the probable central core and peripheries of the Social Representation. The findings point to the centralityof the Representation to the "Family Destruction" cognition, and in the peripheries it was possible to perceive contents related to the possible causes, management of the professionals, emotional reactions of these as well as the existing gaps in the health care network that vulnerabilize children in distress.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaGutierrez, Denise Machado Duranhttp://lattes.cnpq.br/5137661928193717Guimarães, Eliza do Amaral Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/53976692086675382018-08-16T18:53:18Z2018-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Eliza do Amaral Ferreira. As representações sociais de profissionais de urgência e emergência sobre o suicídio infantil. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6544porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-08-21T20:04:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-08-21T20:04:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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