Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186 |
Resumo: | A pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre a educação escolar indígena (D ANGELIS, 2012; FERREIRA, 2001; LUCIANO, 2011 e SILVA, 1998), identificando fases importantes de avanços e retrocessos desse cenário, analisando esse percurso com foco na valorização da cultura e da identidade indígena. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com uso de: observação do cotidiano da escola e das salas de aula pesquisadas; entrevistas com os professores(as) de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; e análise de documentos. A pesquisa favorece o entendimento que o PPP-Mura foi elaborado como modelo de projeto para atender os anseios do povo Mura e que as aulas ministradas pelos(as) professores(as) investigados(as) na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina tem conseguido atender as propostas descritas no documento, constituindo valores próprios desse povo, pois percebem o espaço escolar como palco de valorização de sua cultura e fortalecimento da identidade. |
id |
UFAM_e1e37208d882ab91b830d309152cfce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3186 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógicoEducação Escolar IndígenaPráticas docentes dos(as) Professores(as) MuraPPP-MuraIndigenous EducationTeaching practices of (the) Teachers (the) MuraPPP-MuraCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre a educação escolar indígena (D ANGELIS, 2012; FERREIRA, 2001; LUCIANO, 2011 e SILVA, 1998), identificando fases importantes de avanços e retrocessos desse cenário, analisando esse percurso com foco na valorização da cultura e da identidade indígena. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com uso de: observação do cotidiano da escola e das salas de aula pesquisadas; entrevistas com os professores(as) de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; e análise de documentos. A pesquisa favorece o entendimento que o PPP-Mura foi elaborado como modelo de projeto para atender os anseios do povo Mura e que as aulas ministradas pelos(as) professores(as) investigados(as) na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina tem conseguido atender as propostas descritas no documento, constituindo valores próprios desse povo, pois percebem o espaço escolar como palco de valorização de sua cultura e fortalecimento da identidade.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMoraes, Ana Alcídia de AraújoValle Neto, Jaspehttp://lattes.cnpq.br/68380450756563602015-04-22T21:55:43Z2015-04-082013-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVALLE NETO, Jaspe. Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:24:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-12T17:24:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
spellingShingle |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico Valle Neto, Jaspe Educação Escolar Indígena Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura PPP-Mura Indigenous Education Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura PPP-Mura CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title_full |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title_fullStr |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title_full_unstemmed |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title_sort |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
author |
Valle Neto, Jaspe |
author_facet |
Valle Neto, Jaspe http://lattes.cnpq.br/6838045075656360 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6838045075656360 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Ana Alcídia de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valle Neto, Jaspe http://lattes.cnpq.br/6838045075656360 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar Indígena Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura PPP-Mura Indigenous Education Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura PPP-Mura CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Educação Escolar Indígena Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura PPP-Mura Indigenous Education Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura PPP-Mura CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre a educação escolar indígena (D ANGELIS, 2012; FERREIRA, 2001; LUCIANO, 2011 e SILVA, 1998), identificando fases importantes de avanços e retrocessos desse cenário, analisando esse percurso com foco na valorização da cultura e da identidade indígena. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com uso de: observação do cotidiano da escola e das salas de aula pesquisadas; entrevistas com os professores(as) de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; e análise de documentos. A pesquisa favorece o entendimento que o PPP-Mura foi elaborado como modelo de projeto para atender os anseios do povo Mura e que as aulas ministradas pelos(as) professores(as) investigados(as) na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina tem conseguido atender as propostas descritas no documento, constituindo valores próprios desse povo, pois percebem o espaço escolar como palco de valorização de sua cultura e fortalecimento da identidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-27 2015-04-22T21:55:43Z 2015-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALLE NETO, Jaspe. Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186 |
identifier_str_mv |
VALLE NETO, Jaspe. Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732006133628928 |