Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle Neto, Jaspe
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6838045075656360
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186
Resumo: A pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre a educação escolar indígena (D ANGELIS, 2012; FERREIRA, 2001; LUCIANO, 2011 e SILVA, 1998), identificando fases importantes de avanços e retrocessos desse cenário, analisando esse percurso com foco na valorização da cultura e da identidade indígena. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com uso de: observação do cotidiano da escola e das salas de aula pesquisadas; entrevistas com os professores(as) de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; e análise de documentos. A pesquisa favorece o entendimento que o PPP-Mura foi elaborado como modelo de projeto para atender os anseios do povo Mura e que as aulas ministradas pelos(as) professores(as) investigados(as) na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina tem conseguido atender as propostas descritas no documento, constituindo valores próprios desse povo, pois percebem o espaço escolar como palco de valorização de sua cultura e fortalecimento da identidade.
id UFAM_e1e37208d882ab91b830d309152cfce4
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3186
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógicoEducação Escolar IndígenaPráticas docentes dos(as) Professores(as) MuraPPP-MuraIndigenous EducationTeaching practices of (the) Teachers (the) MuraPPP-MuraCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre a educação escolar indígena (D ANGELIS, 2012; FERREIRA, 2001; LUCIANO, 2011 e SILVA, 1998), identificando fases importantes de avanços e retrocessos desse cenário, analisando esse percurso com foco na valorização da cultura e da identidade indígena. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com uso de: observação do cotidiano da escola e das salas de aula pesquisadas; entrevistas com os professores(as) de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; e análise de documentos. A pesquisa favorece o entendimento que o PPP-Mura foi elaborado como modelo de projeto para atender os anseios do povo Mura e que as aulas ministradas pelos(as) professores(as) investigados(as) na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina tem conseguido atender as propostas descritas no documento, constituindo valores próprios desse povo, pois percebem o espaço escolar como palco de valorização de sua cultura e fortalecimento da identidade.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMoraes, Ana Alcídia de AraújoValle Neto, Jaspehttp://lattes.cnpq.br/68380450756563602015-04-22T21:55:43Z2015-04-082013-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVALLE NETO, Jaspe. Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:24:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-12T17:24:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
title Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
spellingShingle Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
Valle Neto, Jaspe
Educação Escolar Indígena
Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura
PPP-Mura
Indigenous Education
Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura
PPP-Mura
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
title_full Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
title_fullStr Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
title_full_unstemmed Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
title_sort Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
author Valle Neto, Jaspe
author_facet Valle Neto, Jaspe
http://lattes.cnpq.br/6838045075656360
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6838045075656360
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Ana Alcídia de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle Neto, Jaspe
http://lattes.cnpq.br/6838045075656360
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena
Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura
PPP-Mura
Indigenous Education
Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura
PPP-Mura
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Educação Escolar Indígena
Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura
PPP-Mura
Indigenous Education
Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura
PPP-Mura
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre a educação escolar indígena (D ANGELIS, 2012; FERREIRA, 2001; LUCIANO, 2011 e SILVA, 1998), identificando fases importantes de avanços e retrocessos desse cenário, analisando esse percurso com foco na valorização da cultura e da identidade indígena. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com uso de: observação do cotidiano da escola e das salas de aula pesquisadas; entrevistas com os professores(as) de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; e análise de documentos. A pesquisa favorece o entendimento que o PPP-Mura foi elaborado como modelo de projeto para atender os anseios do povo Mura e que as aulas ministradas pelos(as) professores(as) investigados(as) na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina tem conseguido atender as propostas descritas no documento, constituindo valores próprios desse povo, pois percebem o espaço escolar como palco de valorização de sua cultura e fortalecimento da identidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
2015-04-22T21:55:43Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALLE NETO, Jaspe. Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186
identifier_str_mv VALLE NETO, Jaspe. Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006133628928