O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Natalielli do Socorro Galdino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6128055855238396
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8576
Resumo: As inovações tecnológicas surgidas na era digital vêm conquistando cada vez mais espaço no contexto educacional. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes em todos os nichos que formam a sociedade e têm por finalidade facilitar as atividades do dia a dia, aumentar a interação nos grupos sociais e permitir a troca de informações gerando conhecimento. Os jovens nascidos na era digital (nativos digitais), são os mais adaptados a viver nesse meio de interatividade e troca de informações. Para esse público, formado por crianças e jovens, as inovações surgidas na educação são as que mais motivam pesquisadores a construir artefatos e estudar as interações que existem. Apesar dos largos passos da educação em direção aos avanços tecnológicos, o ensino ainda possui muitas lacunas em como inicializar a prática científica dos discentes utilizando como suporte às TDIC. A difusão científica ainda é um desafio em nossa sociedade e deve ser inicializada durante o período escolar, período em que o discente possui mais contato com docentes pesquisadores. Dentre as estratégias de produção científica, temos a Ciência Cidadã, que busca a realização de um trabalho colaborativo entre cientistas e sociedade, possibilitando que produções científicas sejam executadas por pessoas comuns de nossa sociedade. Diante da problemática descrita, objetivou-se neste estudo delimitar uma proposta pedagógica que possa estabelecer uma abordagem pedagógica de integração entre a Ciência Cidadã e as TDIC. A pesquisa foi conduzida em abordagem quali quantitativa, sendo a pesquisa-ação a estratégia metodológica. Como abordagem foi elaborado um Projeto de Intervenção, os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e a observação participativa em uma escola Particular situada na Zona Leste de Manaus – AM. Participaram deste estudo 32 alunos e os resultados obtidos foram analisados pela Análise de Conteúdo. Como resultados conseguimos estabelecer diferenças entre os contextos pré e pós aplicação do Projeto de Intervenção, concluindo que há evidências de potencialização de aprendizagem quando adicionamos um artefato tecnológico e também obtivemos êxito em traçar uma sequência pedagógica de utilização da Ciência Cidadã para o contexto educacional.
id UFAM_e4af0746c1287743fa8646bdc9c63d0a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8576
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacionalTecnologia aplicadas ao ensino - Manaus (AM)Tecnologias de Informação e Comunicação - Manaus (AM)CIENCIAS EXATAS E DA TERRACiência CidadãTDICAprendizagem por descobertaAs inovações tecnológicas surgidas na era digital vêm conquistando cada vez mais espaço no contexto educacional. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes em todos os nichos que formam a sociedade e têm por finalidade facilitar as atividades do dia a dia, aumentar a interação nos grupos sociais e permitir a troca de informações gerando conhecimento. Os jovens nascidos na era digital (nativos digitais), são os mais adaptados a viver nesse meio de interatividade e troca de informações. Para esse público, formado por crianças e jovens, as inovações surgidas na educação são as que mais motivam pesquisadores a construir artefatos e estudar as interações que existem. Apesar dos largos passos da educação em direção aos avanços tecnológicos, o ensino ainda possui muitas lacunas em como inicializar a prática científica dos discentes utilizando como suporte às TDIC. A difusão científica ainda é um desafio em nossa sociedade e deve ser inicializada durante o período escolar, período em que o discente possui mais contato com docentes pesquisadores. Dentre as estratégias de produção científica, temos a Ciência Cidadã, que busca a realização de um trabalho colaborativo entre cientistas e sociedade, possibilitando que produções científicas sejam executadas por pessoas comuns de nossa sociedade. Diante da problemática descrita, objetivou-se neste estudo delimitar uma proposta pedagógica que possa estabelecer uma abordagem pedagógica de integração entre a Ciência Cidadã e as TDIC. A pesquisa foi conduzida em abordagem quali quantitativa, sendo a pesquisa-ação a estratégia metodológica. Como abordagem foi elaborado um Projeto de Intervenção, os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e a observação participativa em uma escola Particular situada na Zona Leste de Manaus – AM. Participaram deste estudo 32 alunos e os resultados obtidos foram analisados pela Análise de Conteúdo. Como resultados conseguimos estabelecer diferenças entre os contextos pré e pós aplicação do Projeto de Intervenção, concluindo que há evidências de potencialização de aprendizagem quando adicionamos um artefato tecnológico e também obtivemos êxito em traçar uma sequência pedagógica de utilização da Ciência Cidadã para o contexto educacional.Technological innovations in the digital age are gaining more and more space in the educational context. Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are present in all niches that make up our society and have the aim of facilitating day-to-day activities, increasing interaction in social groups and allowing the exchange of information generating knowledge. Young people born in the digital age (digital natives), are the most adapted to live in this medium of interactivity and information exchange. For this audience, formed by children and young people as innovations in education are the ones that most motivate researchers to build artifacts and study how interactions exist. Despite the large steps that education has taken towards technological advances, teaching still has many gaps in how to initialize the practice in students using support for TDIC. Scientific publication is still a major bottleneck in our society, it must be started during the school period, which is when the student has more contact with teachers who also act as researchers. Among the objectives of scientific production that aims to carry out collaborative work between scientists and society, we have Ciencia Cidadã, where scientific productions are performed by ordinary people in our society. From all the problems created, we established the objective of this work in delimiting a pedagogical proposal that can establish a pedagogical approach of integration between a Citizen Science and as DICT. The research was conducted in a qualitative approach, with action research being the methodological strategy. As a didactic approach, an Intervention Project was elaborated, the data were collected through questionnaires, informing and participatory observation in a Private school located in the East Zone of Manaus - AM. 32 students participated in the study and the results of the result obtained by the Content Analysis. As a result, managing to establish differences between the pre and post application contexts of the Intervention Project, concluding that there is evidence of potential for learning when we add a technological artifact and we have also been successful in tracing a pedagogical sequence for the use of Citizen Science for the educational context.O trabalho submetido se encontra no programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática - PPGECIM situado no Instituto de Física na Universidade Federal do Amazonas - UFAMUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCastro, Thais Helena Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200Oliveira, Irlane Maia deCosta, Hawbertt RochaMaia, Natalielli do Socorro Galdinohttp://lattes.cnpq.br/61280558552383962021-12-08T01:24:03Z2021-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Natalielli do Socorro Galdino. O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8576porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-08T05:03:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-08T05:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional
title O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional
spellingShingle O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional
Maia, Natalielli do Socorro Galdino
Tecnologia aplicadas ao ensino - Manaus (AM)
Tecnologias de Informação e Comunicação - Manaus (AM)
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência Cidadã
TDIC
Aprendizagem por descoberta
title_short O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional
title_full O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional
title_fullStr O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional
title_full_unstemmed O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional
title_sort O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional
author Maia, Natalielli do Socorro Galdino
author_facet Maia, Natalielli do Socorro Galdino
http://lattes.cnpq.br/6128055855238396
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6128055855238396
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Thais Helena Chaves de
http://lattes.cnpq.br/9337143918677200
Oliveira, Irlane Maia de
Costa, Hawbertt Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Natalielli do Socorro Galdino
http://lattes.cnpq.br/6128055855238396
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia aplicadas ao ensino - Manaus (AM)
Tecnologias de Informação e Comunicação - Manaus (AM)
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência Cidadã
TDIC
Aprendizagem por descoberta
topic Tecnologia aplicadas ao ensino - Manaus (AM)
Tecnologias de Informação e Comunicação - Manaus (AM)
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência Cidadã
TDIC
Aprendizagem por descoberta
description As inovações tecnológicas surgidas na era digital vêm conquistando cada vez mais espaço no contexto educacional. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes em todos os nichos que formam a sociedade e têm por finalidade facilitar as atividades do dia a dia, aumentar a interação nos grupos sociais e permitir a troca de informações gerando conhecimento. Os jovens nascidos na era digital (nativos digitais), são os mais adaptados a viver nesse meio de interatividade e troca de informações. Para esse público, formado por crianças e jovens, as inovações surgidas na educação são as que mais motivam pesquisadores a construir artefatos e estudar as interações que existem. Apesar dos largos passos da educação em direção aos avanços tecnológicos, o ensino ainda possui muitas lacunas em como inicializar a prática científica dos discentes utilizando como suporte às TDIC. A difusão científica ainda é um desafio em nossa sociedade e deve ser inicializada durante o período escolar, período em que o discente possui mais contato com docentes pesquisadores. Dentre as estratégias de produção científica, temos a Ciência Cidadã, que busca a realização de um trabalho colaborativo entre cientistas e sociedade, possibilitando que produções científicas sejam executadas por pessoas comuns de nossa sociedade. Diante da problemática descrita, objetivou-se neste estudo delimitar uma proposta pedagógica que possa estabelecer uma abordagem pedagógica de integração entre a Ciência Cidadã e as TDIC. A pesquisa foi conduzida em abordagem quali quantitativa, sendo a pesquisa-ação a estratégia metodológica. Como abordagem foi elaborado um Projeto de Intervenção, os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e a observação participativa em uma escola Particular situada na Zona Leste de Manaus – AM. Participaram deste estudo 32 alunos e os resultados obtidos foram analisados pela Análise de Conteúdo. Como resultados conseguimos estabelecer diferenças entre os contextos pré e pós aplicação do Projeto de Intervenção, concluindo que há evidências de potencialização de aprendizagem quando adicionamos um artefato tecnológico e também obtivemos êxito em traçar uma sequência pedagógica de utilização da Ciência Cidadã para o contexto educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08T01:24:03Z
2021-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Natalielli do Socorro Galdino. O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8576
identifier_str_mv MAIA, Natalielli do Socorro Galdino. O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732046943158272