O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8576 |
Resumo: | As inovações tecnológicas surgidas na era digital vêm conquistando cada vez mais espaço no contexto educacional. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes em todos os nichos que formam a sociedade e têm por finalidade facilitar as atividades do dia a dia, aumentar a interação nos grupos sociais e permitir a troca de informações gerando conhecimento. Os jovens nascidos na era digital (nativos digitais), são os mais adaptados a viver nesse meio de interatividade e troca de informações. Para esse público, formado por crianças e jovens, as inovações surgidas na educação são as que mais motivam pesquisadores a construir artefatos e estudar as interações que existem. Apesar dos largos passos da educação em direção aos avanços tecnológicos, o ensino ainda possui muitas lacunas em como inicializar a prática científica dos discentes utilizando como suporte às TDIC. A difusão científica ainda é um desafio em nossa sociedade e deve ser inicializada durante o período escolar, período em que o discente possui mais contato com docentes pesquisadores. Dentre as estratégias de produção científica, temos a Ciência Cidadã, que busca a realização de um trabalho colaborativo entre cientistas e sociedade, possibilitando que produções científicas sejam executadas por pessoas comuns de nossa sociedade. Diante da problemática descrita, objetivou-se neste estudo delimitar uma proposta pedagógica que possa estabelecer uma abordagem pedagógica de integração entre a Ciência Cidadã e as TDIC. A pesquisa foi conduzida em abordagem quali quantitativa, sendo a pesquisa-ação a estratégia metodológica. Como abordagem foi elaborado um Projeto de Intervenção, os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e a observação participativa em uma escola Particular situada na Zona Leste de Manaus – AM. Participaram deste estudo 32 alunos e os resultados obtidos foram analisados pela Análise de Conteúdo. Como resultados conseguimos estabelecer diferenças entre os contextos pré e pós aplicação do Projeto de Intervenção, concluindo que há evidências de potencialização de aprendizagem quando adicionamos um artefato tecnológico e também obtivemos êxito em traçar uma sequência pedagógica de utilização da Ciência Cidadã para o contexto educacional. |
id |
UFAM_e4af0746c1287743fa8646bdc9c63d0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8576 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacionalTecnologia aplicadas ao ensino - Manaus (AM)Tecnologias de Informação e Comunicação - Manaus (AM)CIENCIAS EXATAS E DA TERRACiência CidadãTDICAprendizagem por descobertaAs inovações tecnológicas surgidas na era digital vêm conquistando cada vez mais espaço no contexto educacional. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes em todos os nichos que formam a sociedade e têm por finalidade facilitar as atividades do dia a dia, aumentar a interação nos grupos sociais e permitir a troca de informações gerando conhecimento. Os jovens nascidos na era digital (nativos digitais), são os mais adaptados a viver nesse meio de interatividade e troca de informações. Para esse público, formado por crianças e jovens, as inovações surgidas na educação são as que mais motivam pesquisadores a construir artefatos e estudar as interações que existem. Apesar dos largos passos da educação em direção aos avanços tecnológicos, o ensino ainda possui muitas lacunas em como inicializar a prática científica dos discentes utilizando como suporte às TDIC. A difusão científica ainda é um desafio em nossa sociedade e deve ser inicializada durante o período escolar, período em que o discente possui mais contato com docentes pesquisadores. Dentre as estratégias de produção científica, temos a Ciência Cidadã, que busca a realização de um trabalho colaborativo entre cientistas e sociedade, possibilitando que produções científicas sejam executadas por pessoas comuns de nossa sociedade. Diante da problemática descrita, objetivou-se neste estudo delimitar uma proposta pedagógica que possa estabelecer uma abordagem pedagógica de integração entre a Ciência Cidadã e as TDIC. A pesquisa foi conduzida em abordagem quali quantitativa, sendo a pesquisa-ação a estratégia metodológica. Como abordagem foi elaborado um Projeto de Intervenção, os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e a observação participativa em uma escola Particular situada na Zona Leste de Manaus – AM. Participaram deste estudo 32 alunos e os resultados obtidos foram analisados pela Análise de Conteúdo. Como resultados conseguimos estabelecer diferenças entre os contextos pré e pós aplicação do Projeto de Intervenção, concluindo que há evidências de potencialização de aprendizagem quando adicionamos um artefato tecnológico e também obtivemos êxito em traçar uma sequência pedagógica de utilização da Ciência Cidadã para o contexto educacional.Technological innovations in the digital age are gaining more and more space in the educational context. Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are present in all niches that make up our society and have the aim of facilitating day-to-day activities, increasing interaction in social groups and allowing the exchange of information generating knowledge. Young people born in the digital age (digital natives), are the most adapted to live in this medium of interactivity and information exchange. For this audience, formed by children and young people as innovations in education are the ones that most motivate researchers to build artifacts and study how interactions exist. Despite the large steps that education has taken towards technological advances, teaching still has many gaps in how to initialize the practice in students using support for TDIC. Scientific publication is still a major bottleneck in our society, it must be started during the school period, which is when the student has more contact with teachers who also act as researchers. Among the objectives of scientific production that aims to carry out collaborative work between scientists and society, we have Ciencia Cidadã, where scientific productions are performed by ordinary people in our society. From all the problems created, we established the objective of this work in delimiting a pedagogical proposal that can establish a pedagogical approach of integration between a Citizen Science and as DICT. The research was conducted in a qualitative approach, with action research being the methodological strategy. As a didactic approach, an Intervention Project was elaborated, the data were collected through questionnaires, informing and participatory observation in a Private school located in the East Zone of Manaus - AM. 32 students participated in the study and the results of the result obtained by the Content Analysis. As a result, managing to establish differences between the pre and post application contexts of the Intervention Project, concluding that there is evidence of potential for learning when we add a technological artifact and we have also been successful in tracing a pedagogical sequence for the use of Citizen Science for the educational context.O trabalho submetido se encontra no programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática - PPGECIM situado no Instituto de Física na Universidade Federal do Amazonas - UFAMUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCastro, Thais Helena Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200Oliveira, Irlane Maia deCosta, Hawbertt RochaMaia, Natalielli do Socorro Galdinohttp://lattes.cnpq.br/61280558552383962021-12-08T01:24:03Z2021-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Natalielli do Socorro Galdino. O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8576porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-08T05:03:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-08T05:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional |
title |
O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional |
spellingShingle |
O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional Maia, Natalielli do Socorro Galdino Tecnologia aplicadas ao ensino - Manaus (AM) Tecnologias de Informação e Comunicação - Manaus (AM) CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ciência Cidadã TDIC Aprendizagem por descoberta |
title_short |
O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional |
title_full |
O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional |
title_fullStr |
O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional |
title_full_unstemmed |
O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional |
title_sort |
O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional |
author |
Maia, Natalielli do Socorro Galdino |
author_facet |
Maia, Natalielli do Socorro Galdino http://lattes.cnpq.br/6128055855238396 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6128055855238396 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Thais Helena Chaves de http://lattes.cnpq.br/9337143918677200 Oliveira, Irlane Maia de Costa, Hawbertt Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Natalielli do Socorro Galdino http://lattes.cnpq.br/6128055855238396 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia aplicadas ao ensino - Manaus (AM) Tecnologias de Informação e Comunicação - Manaus (AM) CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ciência Cidadã TDIC Aprendizagem por descoberta |
topic |
Tecnologia aplicadas ao ensino - Manaus (AM) Tecnologias de Informação e Comunicação - Manaus (AM) CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ciência Cidadã TDIC Aprendizagem por descoberta |
description |
As inovações tecnológicas surgidas na era digital vêm conquistando cada vez mais espaço no contexto educacional. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes em todos os nichos que formam a sociedade e têm por finalidade facilitar as atividades do dia a dia, aumentar a interação nos grupos sociais e permitir a troca de informações gerando conhecimento. Os jovens nascidos na era digital (nativos digitais), são os mais adaptados a viver nesse meio de interatividade e troca de informações. Para esse público, formado por crianças e jovens, as inovações surgidas na educação são as que mais motivam pesquisadores a construir artefatos e estudar as interações que existem. Apesar dos largos passos da educação em direção aos avanços tecnológicos, o ensino ainda possui muitas lacunas em como inicializar a prática científica dos discentes utilizando como suporte às TDIC. A difusão científica ainda é um desafio em nossa sociedade e deve ser inicializada durante o período escolar, período em que o discente possui mais contato com docentes pesquisadores. Dentre as estratégias de produção científica, temos a Ciência Cidadã, que busca a realização de um trabalho colaborativo entre cientistas e sociedade, possibilitando que produções científicas sejam executadas por pessoas comuns de nossa sociedade. Diante da problemática descrita, objetivou-se neste estudo delimitar uma proposta pedagógica que possa estabelecer uma abordagem pedagógica de integração entre a Ciência Cidadã e as TDIC. A pesquisa foi conduzida em abordagem quali quantitativa, sendo a pesquisa-ação a estratégia metodológica. Como abordagem foi elaborado um Projeto de Intervenção, os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e a observação participativa em uma escola Particular situada na Zona Leste de Manaus – AM. Participaram deste estudo 32 alunos e os resultados obtidos foram analisados pela Análise de Conteúdo. Como resultados conseguimos estabelecer diferenças entre os contextos pré e pós aplicação do Projeto de Intervenção, concluindo que há evidências de potencialização de aprendizagem quando adicionamos um artefato tecnológico e também obtivemos êxito em traçar uma sequência pedagógica de utilização da Ciência Cidadã para o contexto educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-08T01:24:03Z 2021-06-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAIA, Natalielli do Socorro Galdino. O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8576 |
identifier_str_mv |
MAIA, Natalielli do Socorro Galdino. O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732046943158272 |