Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Lélia da Silva Torquato
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8114521562207112
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar de que forma os sujeitos da aprendizagem constroem conceitos e processos de conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia avançada de comunicação digital, tendo por campo empírico as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Tecnologia, trabalho e educação em rede de inclusão social e digital” da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa utiliza uma abordagem de corte qualitativo da pesquisa em educação. A técnica utilizada foi o grupo focal. Empregamos as ferramentas observação, entrevista, questionário e fórum de discussão para coleta, registro e analise dos dados. Foram entrevistadas a professora que trabalhou no projeto e dezesseis estudantes da turma. Alguns resultados obtidos sinalizam, para a aprendizagem colaborativa como a mais apropriada para a construção do conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela Rede Mundial de Computadores, a Internet. O trabalho abordou o Moodle, utilizado no curso “Introdução ao trabalho e inclusão digital”, bem como a construção do conhecimento mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, customizado no Moodle.
id UFAM_e4dfbe3f15f1c2894aee7217a09fa50f
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4206
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.Inclusão digitalTecnologia educacionalAmbiente virtual - aprendizagemvirtual environment - learningDigital inclusionConstruction of the knowledgeCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste estudo tem por objetivo investigar de que forma os sujeitos da aprendizagem constroem conceitos e processos de conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia avançada de comunicação digital, tendo por campo empírico as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Tecnologia, trabalho e educação em rede de inclusão social e digital” da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa utiliza uma abordagem de corte qualitativo da pesquisa em educação. A técnica utilizada foi o grupo focal. Empregamos as ferramentas observação, entrevista, questionário e fórum de discussão para coleta, registro e analise dos dados. Foram entrevistadas a professora que trabalhou no projeto e dezesseis estudantes da turma. Alguns resultados obtidos sinalizam, para a aprendizagem colaborativa como a mais apropriada para a construção do conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela Rede Mundial de Computadores, a Internet. O trabalho abordou o Moodle, utilizado no curso “Introdução ao trabalho e inclusão digital”, bem como a construção do conhecimento mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, customizado no Moodle.This study has as objective investigates as the subje ct of the learning they build concepts and discovery processes in moderated learning atmosphere for the advanced technology of digital communication, tends for empiric field the pedagogic actions developed in the project “Technology, work and education in net of social and digital inclusion” of the Federal University of Amazon. The research uses an approach of qualitative cut of the research in education. The used technique was the focal group. We used the tools participant observation, glimpsed, questionna ire and discussion forum for collection, registration and analyze of the data. They were interviewed the teacher that worked in the project and thirteen students of the group. Some obtained results signal, for the learning colaborativa as the most appropri ate for the construction of the knowledge in moderated learning atmosphere for the World Net of Computers, the Internet. The work approached Moodle, used in the course “Introduction to the work and digital inclusion”, as well as the construction of the moderated knowledge for a Virtual Atmosphere of Learning, customizado in Moodle.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Costa, Maria Lélia da Silva Torquatohttp://lattes.cnpq.br/81145215622071122015-06-29T21:46:34Z2008-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Maria Lélia da Silva Torquato. Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:58:20Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:58:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
title Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
spellingShingle Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
Costa, Maria Lélia da Silva Torquato
Inclusão digital
Tecnologia educacional
Ambiente virtual - aprendizagem
virtual environment - learning
Digital inclusion
Construction of the knowledge
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
title_full Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
title_fullStr Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
title_full_unstemmed Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
title_sort Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
author Costa, Maria Lélia da Silva Torquato
author_facet Costa, Maria Lélia da Silva Torquato
http://lattes.cnpq.br/8114521562207112
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8114521562207112
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Lélia da Silva Torquato
http://lattes.cnpq.br/8114521562207112
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Tecnologia educacional
Ambiente virtual - aprendizagem
virtual environment - learning
Digital inclusion
Construction of the knowledge
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Inclusão digital
Tecnologia educacional
Ambiente virtual - aprendizagem
virtual environment - learning
Digital inclusion
Construction of the knowledge
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este estudo tem por objetivo investigar de que forma os sujeitos da aprendizagem constroem conceitos e processos de conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia avançada de comunicação digital, tendo por campo empírico as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Tecnologia, trabalho e educação em rede de inclusão social e digital” da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa utiliza uma abordagem de corte qualitativo da pesquisa em educação. A técnica utilizada foi o grupo focal. Empregamos as ferramentas observação, entrevista, questionário e fórum de discussão para coleta, registro e analise dos dados. Foram entrevistadas a professora que trabalhou no projeto e dezesseis estudantes da turma. Alguns resultados obtidos sinalizam, para a aprendizagem colaborativa como a mais apropriada para a construção do conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela Rede Mundial de Computadores, a Internet. O trabalho abordou o Moodle, utilizado no curso “Introdução ao trabalho e inclusão digital”, bem como a construção do conhecimento mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, customizado no Moodle.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-26
2015-06-29T21:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Maria Lélia da Silva Torquato. Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206
identifier_str_mv COSTA, Maria Lélia da Silva Torquato. Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732011003215872