Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar de que forma os sujeitos da aprendizagem constroem conceitos e processos de conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia avançada de comunicação digital, tendo por campo empírico as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Tecnologia, trabalho e educação em rede de inclusão social e digital” da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa utiliza uma abordagem de corte qualitativo da pesquisa em educação. A técnica utilizada foi o grupo focal. Empregamos as ferramentas observação, entrevista, questionário e fórum de discussão para coleta, registro e analise dos dados. Foram entrevistadas a professora que trabalhou no projeto e dezesseis estudantes da turma. Alguns resultados obtidos sinalizam, para a aprendizagem colaborativa como a mais apropriada para a construção do conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela Rede Mundial de Computadores, a Internet. O trabalho abordou o Moodle, utilizado no curso “Introdução ao trabalho e inclusão digital”, bem como a construção do conhecimento mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, customizado no Moodle. |
id |
UFAM_e4dfbe3f15f1c2894aee7217a09fa50f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4206 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.Inclusão digitalTecnologia educacionalAmbiente virtual - aprendizagemvirtual environment - learningDigital inclusionConstruction of the knowledgeCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste estudo tem por objetivo investigar de que forma os sujeitos da aprendizagem constroem conceitos e processos de conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia avançada de comunicação digital, tendo por campo empírico as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Tecnologia, trabalho e educação em rede de inclusão social e digital” da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa utiliza uma abordagem de corte qualitativo da pesquisa em educação. A técnica utilizada foi o grupo focal. Empregamos as ferramentas observação, entrevista, questionário e fórum de discussão para coleta, registro e analise dos dados. Foram entrevistadas a professora que trabalhou no projeto e dezesseis estudantes da turma. Alguns resultados obtidos sinalizam, para a aprendizagem colaborativa como a mais apropriada para a construção do conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela Rede Mundial de Computadores, a Internet. O trabalho abordou o Moodle, utilizado no curso “Introdução ao trabalho e inclusão digital”, bem como a construção do conhecimento mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, customizado no Moodle.This study has as objective investigates as the subje ct of the learning they build concepts and discovery processes in moderated learning atmosphere for the advanced technology of digital communication, tends for empiric field the pedagogic actions developed in the project “Technology, work and education in net of social and digital inclusion” of the Federal University of Amazon. The research uses an approach of qualitative cut of the research in education. The used technique was the focal group. We used the tools participant observation, glimpsed, questionna ire and discussion forum for collection, registration and analyze of the data. They were interviewed the teacher that worked in the project and thirteen students of the group. Some obtained results signal, for the learning colaborativa as the most appropri ate for the construction of the knowledge in moderated learning atmosphere for the World Net of Computers, the Internet. The work approached Moodle, used in the course “Introduction to the work and digital inclusion”, as well as the construction of the moderated knowledge for a Virtual Atmosphere of Learning, customizado in Moodle.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Costa, Maria Lélia da Silva Torquatohttp://lattes.cnpq.br/81145215622071122015-06-29T21:46:34Z2008-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Maria Lélia da Silva Torquato. Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:58:20Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:58:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. |
title |
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. |
spellingShingle |
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. Costa, Maria Lélia da Silva Torquato Inclusão digital Tecnologia educacional Ambiente virtual - aprendizagem virtual environment - learning Digital inclusion Construction of the knowledge CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. |
title_full |
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. |
title_fullStr |
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. |
title_sort |
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. |
author |
Costa, Maria Lélia da Silva Torquato |
author_facet |
Costa, Maria Lélia da Silva Torquato http://lattes.cnpq.br/8114521562207112 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8114521562207112 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Lélia da Silva Torquato http://lattes.cnpq.br/8114521562207112 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Tecnologia educacional Ambiente virtual - aprendizagem virtual environment - learning Digital inclusion Construction of the knowledge CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Inclusão digital Tecnologia educacional Ambiente virtual - aprendizagem virtual environment - learning Digital inclusion Construction of the knowledge CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Este estudo tem por objetivo investigar de que forma os sujeitos da aprendizagem constroem conceitos e processos de conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia avançada de comunicação digital, tendo por campo empírico as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Tecnologia, trabalho e educação em rede de inclusão social e digital” da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa utiliza uma abordagem de corte qualitativo da pesquisa em educação. A técnica utilizada foi o grupo focal. Empregamos as ferramentas observação, entrevista, questionário e fórum de discussão para coleta, registro e analise dos dados. Foram entrevistadas a professora que trabalhou no projeto e dezesseis estudantes da turma. Alguns resultados obtidos sinalizam, para a aprendizagem colaborativa como a mais apropriada para a construção do conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela Rede Mundial de Computadores, a Internet. O trabalho abordou o Moodle, utilizado no curso “Introdução ao trabalho e inclusão digital”, bem como a construção do conhecimento mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, customizado no Moodle. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-26 2015-06-29T21:46:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Maria Lélia da Silva Torquato. Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206 |
identifier_str_mv |
COSTA, Maria Lélia da Silva Torquato. Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732011003215872 |