Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagnaschi, Camila Feitoza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5548096164750417
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3541
Resumo: No Brasil, a maior parte da população vive nas cidades e nos centros urbanos e em grande parte do território brasileiro a urbanização deu-se de forma rápida e sem planejamento. O acelerado fluxo migratório campo-cidade contribuiu ainda mais para que as cidades adquirissem a imagem de aglomerados urbanos populosos e desorganizados. O resultado desse processo de formação reflete-se também na organização de diversos serviços públicos essenciais para o desenvolvimento das cidades, dentre os quais se destaca o transporte público coletivo. Os problemas referentes a esse serviço têm gerado grandes desperdícios quanto ao tempo de espera, custo de deslocamento, poluição, acidentes, dentre outros, que tendem a se agravar, impactando de forma negativa tanto na produtividade do espaço urbano quanto na qualidade de vida da população. Visando um rápido processo de reorganização do transporte público coletivo, cresce a busca por alternativas mais eficientes e adequadas às realidades econômicas e possibilidades locais, que venham suprir as necessidades não somente atuais como também futuras. Para atingir seus objetivos, este trabalho recorre à pesquisa bibliográfica e documental, para justificar os fundamentos do planejamento das cidades e o crescimento urbano das mesmas, descrevendo todo o processo de desenvolvimento e também abordando sobre a realidade do transporte coletivo em Manaus e a necessidade de implantação de um novo sistema, através de um modelo de tomada de decisão. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo apresentar a aplicabilidade de métodos multicriteriais por meio da análise comparativa entre os sistemas de transporte coletivo como auxílio ao tomador de decisão na escolha da alternativa considerada mais satisfatória. Objetiva também identificar os principais sistemas de transporte coletivo adotados no Brasil, além de analisar a atual situação do transporte público da cidade de Manaus. É objetivo dessa pesquisa ainda versar sobre a tomada de decisão e sobre os métodos multicriteriais, mais especificamente o método Promethée II, como ferramenta de auxílio na tomada de decisão sobre o novo sistema de transporte público coletivo que deve ser adotado por Manaus. Após a aplicação do método Promethée II com base nos critérios e pesos definidos pelo órgão gestor do transporte coletivo da capital amazonense, a pesquisa indicou o sistema de transporte que representa a alternativa mais satisfatória para suprir as necessidades de Manaus e responder à problemática levantada neste trabalho
id UFAM_e555cc050b0674cb5abad7da69f5a2cc
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3541
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritérioDecisãoMétodo promethée IISistema de transporte coletivoDecisionMethod promethée IIpublic transport systemENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃONo Brasil, a maior parte da população vive nas cidades e nos centros urbanos e em grande parte do território brasileiro a urbanização deu-se de forma rápida e sem planejamento. O acelerado fluxo migratório campo-cidade contribuiu ainda mais para que as cidades adquirissem a imagem de aglomerados urbanos populosos e desorganizados. O resultado desse processo de formação reflete-se também na organização de diversos serviços públicos essenciais para o desenvolvimento das cidades, dentre os quais se destaca o transporte público coletivo. Os problemas referentes a esse serviço têm gerado grandes desperdícios quanto ao tempo de espera, custo de deslocamento, poluição, acidentes, dentre outros, que tendem a se agravar, impactando de forma negativa tanto na produtividade do espaço urbano quanto na qualidade de vida da população. Visando um rápido processo de reorganização do transporte público coletivo, cresce a busca por alternativas mais eficientes e adequadas às realidades econômicas e possibilidades locais, que venham suprir as necessidades não somente atuais como também futuras. Para atingir seus objetivos, este trabalho recorre à pesquisa bibliográfica e documental, para justificar os fundamentos do planejamento das cidades e o crescimento urbano das mesmas, descrevendo todo o processo de desenvolvimento e também abordando sobre a realidade do transporte coletivo em Manaus e a necessidade de implantação de um novo sistema, através de um modelo de tomada de decisão. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo apresentar a aplicabilidade de métodos multicriteriais por meio da análise comparativa entre os sistemas de transporte coletivo como auxílio ao tomador de decisão na escolha da alternativa considerada mais satisfatória. Objetiva também identificar os principais sistemas de transporte coletivo adotados no Brasil, além de analisar a atual situação do transporte público da cidade de Manaus. É objetivo dessa pesquisa ainda versar sobre a tomada de decisão e sobre os métodos multicriteriais, mais especificamente o método Promethée II, como ferramenta de auxílio na tomada de decisão sobre o novo sistema de transporte público coletivo que deve ser adotado por Manaus. Após a aplicação do método Promethée II com base nos critérios e pesos definidos pelo órgão gestor do transporte coletivo da capital amazonense, a pesquisa indicou o sistema de transporte que representa a alternativa mais satisfatória para suprir as necessidades de Manaus e responder à problemática levantada neste trabalhoIn Brazil, most of the population lives in cities and urban centers and large part of Brazil urbanization took place quickly and without planning. The accelerated rural-urban migration contributed even more for cities acquire the image of urban populous and disorganized. The result of this training process is also reflected in the organization of various public services essential for the development of cities, among which stands out the public transportation. The problems regarding this service have generated large waste as the waiting time, travel costs, pollution, accidents and others, which tend to deteriorate, negatively impacting both the productivity of urban space and the quality of life. Aiming at a rapid reorganization of public transportation, the search for alternatives is growing more efficient and tailored to local economic realities and possibilities, aimed not only meet current needs but also future. To achieve its objectives, this paper draws on research literature and documents to justify the foundations of city planning and urban growth thereof, describing the whole process of development and also about addressing the reality of public transport in Manaus and the need to implement a new system, using a model decision. Therefore, this research aims to present the applicability of multicriteria methods through comparative analysis between public transports systems as an aid to the decision maker in choosing the alternative considered most satisfactory. It also aims to identify the main public transport systems adopted in Brazil, in addition to analyzing the current situation of public transport in the city of Manaus. It is further objective of this research relate to decision making and on multicriteria methods, more specifically the method Promethée II, as a tool to aid in decision making about the new system of public transportation that should be adopted by Manaus. After application of the method Promethée II based on the criteria and weights set by the managing agency of public transport in the capital of Amazonas, the research indicated that the transport system is the most satisfactory alternative to meet the needs of Manaus and respond to issues raised in this paperFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoFrota, Cláudio Dantashttp://lattes.cnpq.br/5343572313273237Bagnaschi, Camila Feitozahttp://lattes.cnpq.br/55480961647504172015-04-22T22:10:45Z2015-04-082012-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBagnaschi, Camila Feitoza. Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-11-08T19:21:14Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-11-08T19:21:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério
title Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério
spellingShingle Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério
Bagnaschi, Camila Feitoza
Decisão
Método promethée II
Sistema de transporte coletivo
Decision
Method promethée II
public transport system
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério
title_full Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério
title_fullStr Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério
title_full_unstemmed Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério
title_sort Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério
author Bagnaschi, Camila Feitoza
author_facet Bagnaschi, Camila Feitoza
http://lattes.cnpq.br/5548096164750417
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5548096164750417
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frota, Cláudio Dantas
http://lattes.cnpq.br/5343572313273237
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagnaschi, Camila Feitoza
http://lattes.cnpq.br/5548096164750417
dc.subject.por.fl_str_mv Decisão
Método promethée II
Sistema de transporte coletivo
Decision
Method promethée II
public transport system
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic Decisão
Método promethée II
Sistema de transporte coletivo
Decision
Method promethée II
public transport system
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description No Brasil, a maior parte da população vive nas cidades e nos centros urbanos e em grande parte do território brasileiro a urbanização deu-se de forma rápida e sem planejamento. O acelerado fluxo migratório campo-cidade contribuiu ainda mais para que as cidades adquirissem a imagem de aglomerados urbanos populosos e desorganizados. O resultado desse processo de formação reflete-se também na organização de diversos serviços públicos essenciais para o desenvolvimento das cidades, dentre os quais se destaca o transporte público coletivo. Os problemas referentes a esse serviço têm gerado grandes desperdícios quanto ao tempo de espera, custo de deslocamento, poluição, acidentes, dentre outros, que tendem a se agravar, impactando de forma negativa tanto na produtividade do espaço urbano quanto na qualidade de vida da população. Visando um rápido processo de reorganização do transporte público coletivo, cresce a busca por alternativas mais eficientes e adequadas às realidades econômicas e possibilidades locais, que venham suprir as necessidades não somente atuais como também futuras. Para atingir seus objetivos, este trabalho recorre à pesquisa bibliográfica e documental, para justificar os fundamentos do planejamento das cidades e o crescimento urbano das mesmas, descrevendo todo o processo de desenvolvimento e também abordando sobre a realidade do transporte coletivo em Manaus e a necessidade de implantação de um novo sistema, através de um modelo de tomada de decisão. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo apresentar a aplicabilidade de métodos multicriteriais por meio da análise comparativa entre os sistemas de transporte coletivo como auxílio ao tomador de decisão na escolha da alternativa considerada mais satisfatória. Objetiva também identificar os principais sistemas de transporte coletivo adotados no Brasil, além de analisar a atual situação do transporte público da cidade de Manaus. É objetivo dessa pesquisa ainda versar sobre a tomada de decisão e sobre os métodos multicriteriais, mais especificamente o método Promethée II, como ferramenta de auxílio na tomada de decisão sobre o novo sistema de transporte público coletivo que deve ser adotado por Manaus. Após a aplicação do método Promethée II com base nos critérios e pesos definidos pelo órgão gestor do transporte coletivo da capital amazonense, a pesquisa indicou o sistema de transporte que representa a alternativa mais satisfatória para suprir as necessidades de Manaus e responder à problemática levantada neste trabalho
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-16
2015-04-22T22:10:45Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bagnaschi, Camila Feitoza. Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3541
identifier_str_mv Bagnaschi, Camila Feitoza. Tomada de decisão em sistema de transporte urbano: uma análise multicritério. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234096738172928