Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karina Gonçalves Teixeira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4915336604741157
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6948
Resumo: Os espaços de consumo popular como as feiras, galerias, lojas de rua, camelôs, revendedores e ambulantes em regiões centrais ou periféricas das grandes cidades, demonstram não só sua importância econômica. São espaços carregados de significados, representações e relações fundamentais para a construção de sociabilidades, identidades e vínculos afetivos. Assim também a moda e o vestuário que carregam a identidade social do sujeito e são indissociáveis ao consumo no século XXI. Esta realidade social faz parte do cotidiano da rua Marechal Deodoro, um dos principais e tradicionais centros de consumo popular de Manaus. A rua é vibrante e intensa e foi se transformando ao longo dos anos assim como os sujeitos que nele transitam e as formas como estes se relacionam com a moda e o vestuário. Com presença marcante de comerciantes árabes, nordestinos e chineses, o espaço abriga o comércio formal e informal de confecções de moda adulto, jovem e infantil. O barulho é a marca registrada do local e ecoa por toda extensão da rua. Assim a rua Marechal Deodoro virou a folclórica rua do “Bate-palma” ou “Shopping Bate-palmas” nome que o manauara passou a utilizar para se referir ao local. Para compreender o processo de consumo de moda e vestuário nesse universo heterogêneo e complexo, a cartografia nos permitiu uma visão panorâmica do espaço, suas relações sociais e significados de consumo entre os diversos grupos e sujeitos que compõem a esfera da moda e vestuário do Bate Palmas.
id UFAM_e5f15a95d93eaf7d2924ef721278c9ae
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6948
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Shopping Bate Palmas: a passarela popular da modaConsumo popularModaRua Marechal DeodoroBate PalmasManausCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASCIÊNCIAS HUMANASOs espaços de consumo popular como as feiras, galerias, lojas de rua, camelôs, revendedores e ambulantes em regiões centrais ou periféricas das grandes cidades, demonstram não só sua importância econômica. São espaços carregados de significados, representações e relações fundamentais para a construção de sociabilidades, identidades e vínculos afetivos. Assim também a moda e o vestuário que carregam a identidade social do sujeito e são indissociáveis ao consumo no século XXI. Esta realidade social faz parte do cotidiano da rua Marechal Deodoro, um dos principais e tradicionais centros de consumo popular de Manaus. A rua é vibrante e intensa e foi se transformando ao longo dos anos assim como os sujeitos que nele transitam e as formas como estes se relacionam com a moda e o vestuário. Com presença marcante de comerciantes árabes, nordestinos e chineses, o espaço abriga o comércio formal e informal de confecções de moda adulto, jovem e infantil. O barulho é a marca registrada do local e ecoa por toda extensão da rua. Assim a rua Marechal Deodoro virou a folclórica rua do “Bate-palma” ou “Shopping Bate-palmas” nome que o manauara passou a utilizar para se referir ao local. Para compreender o processo de consumo de moda e vestuário nesse universo heterogêneo e complexo, a cartografia nos permitiu uma visão panorâmica do espaço, suas relações sociais e significados de consumo entre os diversos grupos e sujeitos que compõem a esfera da moda e vestuário do Bate Palmas.Popular consumption spaces such as fairs, galleries, street stores, street vendors, resellers and ambulances in the central and outlying regions of the major cities demonstrate their own economic importance. They are the places loaded with meanings, representations and fundamental relations for the construction of affective sociabilities, identities and bonds. So also the fashion and purpose that carry the social identity of the subject and are inseparable from consumption in the 21st century. This is a social issue of the everyday life of Marechal Deodoro Street, one of the main centers and centers of popular consumption in Manaus. The street is vibrant and intense and has transformed over the years, as well as the studies that go through it and ways such as these relate to fashion and clothing. With the remarkable presence of Arab, Northeastern and Chinese merchants, the formal and informal opening space of adult, young and child fashion apparel. The noise is a hallmark of the place and echoes throughout the length of the street. Just as the street Marechal Deodoro turned into a folk street "Bate-palma" or "Shopping Bate-palmas". For the process of consumption of fashion and clothing, the heterogeneous and complex universe, a cartography shows us a panoramic view of space, its social relations and meanings of consumption between the groups and the subjects that make up the fashion and fashion of Bate Palmas.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaMonteiro, Gilson Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706957P7Matos, Gláucio Campos Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/3029233831909914Gonçalves, Gustavo Soranzhttp://lattes.cnpq.br/4114607555133728Silva, Karina Gonçalves Teixeira dahttp://lattes.cnpq.br/49153366047411572019-02-14T21:47:23Z2018-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Karina Gonçalves Teixeira da. Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-02-15T05:03:53Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-02-15T05:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda
title Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda
spellingShingle Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda
Silva, Karina Gonçalves Teixeira da
Consumo popular
Moda
Rua Marechal Deodoro
Bate Palmas
Manaus
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIÊNCIAS HUMANAS
title_short Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda
title_full Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda
title_fullStr Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda
title_full_unstemmed Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda
title_sort Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda
author Silva, Karina Gonçalves Teixeira da
author_facet Silva, Karina Gonçalves Teixeira da
http://lattes.cnpq.br/4915336604741157
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4915336604741157
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Gilson Vieira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706957P7
Matos, Gláucio Campos Gomes de
http://lattes.cnpq.br/3029233831909914
Gonçalves, Gustavo Soranz
http://lattes.cnpq.br/4114607555133728
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karina Gonçalves Teixeira da
http://lattes.cnpq.br/4915336604741157
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo popular
Moda
Rua Marechal Deodoro
Bate Palmas
Manaus
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIÊNCIAS HUMANAS
topic Consumo popular
Moda
Rua Marechal Deodoro
Bate Palmas
Manaus
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIÊNCIAS HUMANAS
description Os espaços de consumo popular como as feiras, galerias, lojas de rua, camelôs, revendedores e ambulantes em regiões centrais ou periféricas das grandes cidades, demonstram não só sua importância econômica. São espaços carregados de significados, representações e relações fundamentais para a construção de sociabilidades, identidades e vínculos afetivos. Assim também a moda e o vestuário que carregam a identidade social do sujeito e são indissociáveis ao consumo no século XXI. Esta realidade social faz parte do cotidiano da rua Marechal Deodoro, um dos principais e tradicionais centros de consumo popular de Manaus. A rua é vibrante e intensa e foi se transformando ao longo dos anos assim como os sujeitos que nele transitam e as formas como estes se relacionam com a moda e o vestuário. Com presença marcante de comerciantes árabes, nordestinos e chineses, o espaço abriga o comércio formal e informal de confecções de moda adulto, jovem e infantil. O barulho é a marca registrada do local e ecoa por toda extensão da rua. Assim a rua Marechal Deodoro virou a folclórica rua do “Bate-palma” ou “Shopping Bate-palmas” nome que o manauara passou a utilizar para se referir ao local. Para compreender o processo de consumo de moda e vestuário nesse universo heterogêneo e complexo, a cartografia nos permitiu uma visão panorâmica do espaço, suas relações sociais e significados de consumo entre os diversos grupos e sujeitos que compõem a esfera da moda e vestuário do Bate Palmas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-14
2019-02-14T21:47:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Karina Gonçalves Teixeira da. Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6948
identifier_str_mv SILVA, Karina Gonçalves Teixeira da. Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040393147121664