A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4686051452479984
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171
Resumo: A baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no decorrer da história da educação que esta lacuna é resultado de uma herança de desigualdade social que sempre privilegiou os mais ricos e que o s jovens e adultos que retornam à escola são tratados como meros receptores do conhecimento. Diante dessas inquietações , o presente estudo tem como objetivo analisar a representação social de escola constru ída pelos alunos e alunas da EJA, identificar como se organiza e se estrutura o conteúdo da representação social de escola e verificar se a representação social de escola contribui ou não para o afastamento ou retorno desses agentes à escola. A pesquisa foi realizada através de técnicas como a associação livre de palavras, questionário socioeconômico e entrevistas. Trabalhamos com o núcleo central que possibilita encontrar os possíveis elementos que formam a representação. Os dados receberam análise de conteúdo da fala dos alunos que participaram da associ ação livre e das entrevistas. Participaram 100 alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas. Os resultados revelam que as representações sociais de escola envolvem as seguintes categorias: professor, aprender, educação. Os sentidos atribuídos às categorias pro fessor, aprender e educação interagem entre si quando os alunos destacam a importância do professor no processo ensino-aprendizagem, o professor aparece como aquele que irá contribuir com o que os alunos irão aprender de novo, a aprendizagem para eles é fu ndamental para torná-los pessoas participativas de uma sociedade complexa como a capitalista. Isso fica claro quando eles afirmam que sem aprender e sem educação não se é nada nessa vida, que para ser alguém é preciso aprender e ter educação. Não que eles não se reconheçam como alguém, mas o significado de ser alguém está associado a uma representação de escola hegemônica que através da educação formal contribuirá para que eles melhorem de vida, tenham um emprego, possam cursar uma faculdade, ou seja, é uma possibilidade de resgate de uma auto -estima fragilizada pelos dissabores da vida de renúncias e privações, inclusive de estudar.
id UFAM_ea256a4f2df48963f99222ae2885c3bd
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4171
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.Educação de Jovens e AdultosEscolaRepresentação socialEducation youth and adultsSchoolSocial representationCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no decorrer da história da educação que esta lacuna é resultado de uma herança de desigualdade social que sempre privilegiou os mais ricos e que o s jovens e adultos que retornam à escola são tratados como meros receptores do conhecimento. Diante dessas inquietações , o presente estudo tem como objetivo analisar a representação social de escola constru ída pelos alunos e alunas da EJA, identificar como se organiza e se estrutura o conteúdo da representação social de escola e verificar se a representação social de escola contribui ou não para o afastamento ou retorno desses agentes à escola. A pesquisa foi realizada através de técnicas como a associação livre de palavras, questionário socioeconômico e entrevistas. Trabalhamos com o núcleo central que possibilita encontrar os possíveis elementos que formam a representação. Os dados receberam análise de conteúdo da fala dos alunos que participaram da associ ação livre e das entrevistas. Participaram 100 alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas. Os resultados revelam que as representações sociais de escola envolvem as seguintes categorias: professor, aprender, educação. Os sentidos atribuídos às categorias pro fessor, aprender e educação interagem entre si quando os alunos destacam a importância do professor no processo ensino-aprendizagem, o professor aparece como aquele que irá contribuir com o que os alunos irão aprender de novo, a aprendizagem para eles é fu ndamental para torná-los pessoas participativas de uma sociedade complexa como a capitalista. Isso fica claro quando eles afirmam que sem aprender e sem educação não se é nada nessa vida, que para ser alguém é preciso aprender e ter educação. Não que eles não se reconheçam como alguém, mas o significado de ser alguém está associado a uma representação de escola hegemônica que através da educação formal contribuirá para que eles melhorem de vida, tenham um emprego, possam cursar uma faculdade, ou seja, é uma possibilidade de resgate de uma auto -estima fragilizada pelos dissabores da vida de renúncias e privações, inclusive de estudar.The low education among youths and adults is one of the social problems that still is part of the Brazilian reality. Young people and adults who have not completed basic education, are excluded from the labour market, cultural, civil and social rights. Noticed during the history of education that this gap is a result of a legacy of social inequality that has always favoured the rich and that young people and adults returning to school are treated as mere recipients of knowledge. Given these concerns the present study aims to examin e the social representation of school built by pupils and students of EJA, identify how to organize and to structure the content of social representation of school and verify that the social representation of school to help or not expulsion or return of th ese agents of the school. The survey was conducted by techniques such as free association of words, socioeconomic questionnaire and interviews. We work with the central core that allows find the possible elements that form the representation. The data rece ived analysis of content of speech of students who participated in free association and interviews. 100 students attended the State School Getúlio Vargas. The results show that social representations of school involve the following categories: teacher, learning, education. The meanings attributed the categories teacher, learning and education interact with each other when the students emphasize the importance of the teacher in teaching-learning process, the teacher appears as one that will contribute to wha t students will learn again, learning to them is essential to make them participatory course people of a complex society the capitalist coma. This is clear when they say that without learning and without education is not anything in that life, that we need someone to be learning and education Tuesday. Not that they do not recognize as anyone, but the meaning of being someone is associated with a representation of that school hegemonic through formal education will help them to improve life, have a job, to a ttend a college, or in other words is a possibility of redemption of a self -esteem undermined by the difficulties of life, including resignations and deprivations of study.Não se aplicaUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Ramos, Jucelem Guimarães BelchiorMiranda, Alair dos Anjos Silva deLima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças dehttp://lattes.cnpq.br/46860514524799842015-06-25T19:35:40Z2008-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de. A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:54:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
title A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
spellingShingle A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de
Educação de Jovens e Adultos
Escola
Representação social
Education youth and adults
School
Social representation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
title_full A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
title_fullStr A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
title_full_unstemmed A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
title_sort A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
author Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de
author_facet Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de
http://lattes.cnpq.br/4686051452479984
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4686051452479984
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Arminda Rachel Botelho
http://lattes.cnpq.br/3864748731992379
Ramos, Jucelem Guimarães Belchior
Miranda, Alair dos Anjos Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de
http://lattes.cnpq.br/4686051452479984
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Escola
Representação social
Education youth and adults
School
Social representation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Educação de Jovens e Adultos
Escola
Representação social
Education youth and adults
School
Social representation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no decorrer da história da educação que esta lacuna é resultado de uma herança de desigualdade social que sempre privilegiou os mais ricos e que o s jovens e adultos que retornam à escola são tratados como meros receptores do conhecimento. Diante dessas inquietações , o presente estudo tem como objetivo analisar a representação social de escola constru ída pelos alunos e alunas da EJA, identificar como se organiza e se estrutura o conteúdo da representação social de escola e verificar se a representação social de escola contribui ou não para o afastamento ou retorno desses agentes à escola. A pesquisa foi realizada através de técnicas como a associação livre de palavras, questionário socioeconômico e entrevistas. Trabalhamos com o núcleo central que possibilita encontrar os possíveis elementos que formam a representação. Os dados receberam análise de conteúdo da fala dos alunos que participaram da associ ação livre e das entrevistas. Participaram 100 alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas. Os resultados revelam que as representações sociais de escola envolvem as seguintes categorias: professor, aprender, educação. Os sentidos atribuídos às categorias pro fessor, aprender e educação interagem entre si quando os alunos destacam a importância do professor no processo ensino-aprendizagem, o professor aparece como aquele que irá contribuir com o que os alunos irão aprender de novo, a aprendizagem para eles é fu ndamental para torná-los pessoas participativas de uma sociedade complexa como a capitalista. Isso fica claro quando eles afirmam que sem aprender e sem educação não se é nada nessa vida, que para ser alguém é preciso aprender e ter educação. Não que eles não se reconheçam como alguém, mas o significado de ser alguém está associado a uma representação de escola hegemônica que através da educação formal contribuirá para que eles melhorem de vida, tenham um emprego, possam cursar uma faculdade, ou seja, é uma possibilidade de resgate de uma auto -estima fragilizada pelos dissabores da vida de renúncias e privações, inclusive de estudar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-26
2015-06-25T19:35:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de. A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171
identifier_str_mv LIMA, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de. A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732010939252736