A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171 |
Resumo: | A baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no decorrer da história da educação que esta lacuna é resultado de uma herança de desigualdade social que sempre privilegiou os mais ricos e que o s jovens e adultos que retornam à escola são tratados como meros receptores do conhecimento. Diante dessas inquietações , o presente estudo tem como objetivo analisar a representação social de escola constru ída pelos alunos e alunas da EJA, identificar como se organiza e se estrutura o conteúdo da representação social de escola e verificar se a representação social de escola contribui ou não para o afastamento ou retorno desses agentes à escola. A pesquisa foi realizada através de técnicas como a associação livre de palavras, questionário socioeconômico e entrevistas. Trabalhamos com o núcleo central que possibilita encontrar os possíveis elementos que formam a representação. Os dados receberam análise de conteúdo da fala dos alunos que participaram da associ ação livre e das entrevistas. Participaram 100 alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas. Os resultados revelam que as representações sociais de escola envolvem as seguintes categorias: professor, aprender, educação. Os sentidos atribuídos às categorias pro fessor, aprender e educação interagem entre si quando os alunos destacam a importância do professor no processo ensino-aprendizagem, o professor aparece como aquele que irá contribuir com o que os alunos irão aprender de novo, a aprendizagem para eles é fu ndamental para torná-los pessoas participativas de uma sociedade complexa como a capitalista. Isso fica claro quando eles afirmam que sem aprender e sem educação não se é nada nessa vida, que para ser alguém é preciso aprender e ter educação. Não que eles não se reconheçam como alguém, mas o significado de ser alguém está associado a uma representação de escola hegemônica que através da educação formal contribuirá para que eles melhorem de vida, tenham um emprego, possam cursar uma faculdade, ou seja, é uma possibilidade de resgate de uma auto -estima fragilizada pelos dissabores da vida de renúncias e privações, inclusive de estudar. |
id |
UFAM_ea256a4f2df48963f99222ae2885c3bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4171 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.Educação de Jovens e AdultosEscolaRepresentação socialEducation youth and adultsSchoolSocial representationCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no decorrer da história da educação que esta lacuna é resultado de uma herança de desigualdade social que sempre privilegiou os mais ricos e que o s jovens e adultos que retornam à escola são tratados como meros receptores do conhecimento. Diante dessas inquietações , o presente estudo tem como objetivo analisar a representação social de escola constru ída pelos alunos e alunas da EJA, identificar como se organiza e se estrutura o conteúdo da representação social de escola e verificar se a representação social de escola contribui ou não para o afastamento ou retorno desses agentes à escola. A pesquisa foi realizada através de técnicas como a associação livre de palavras, questionário socioeconômico e entrevistas. Trabalhamos com o núcleo central que possibilita encontrar os possíveis elementos que formam a representação. Os dados receberam análise de conteúdo da fala dos alunos que participaram da associ ação livre e das entrevistas. Participaram 100 alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas. Os resultados revelam que as representações sociais de escola envolvem as seguintes categorias: professor, aprender, educação. Os sentidos atribuídos às categorias pro fessor, aprender e educação interagem entre si quando os alunos destacam a importância do professor no processo ensino-aprendizagem, o professor aparece como aquele que irá contribuir com o que os alunos irão aprender de novo, a aprendizagem para eles é fu ndamental para torná-los pessoas participativas de uma sociedade complexa como a capitalista. Isso fica claro quando eles afirmam que sem aprender e sem educação não se é nada nessa vida, que para ser alguém é preciso aprender e ter educação. Não que eles não se reconheçam como alguém, mas o significado de ser alguém está associado a uma representação de escola hegemônica que através da educação formal contribuirá para que eles melhorem de vida, tenham um emprego, possam cursar uma faculdade, ou seja, é uma possibilidade de resgate de uma auto -estima fragilizada pelos dissabores da vida de renúncias e privações, inclusive de estudar.The low education among youths and adults is one of the social problems that still is part of the Brazilian reality. Young people and adults who have not completed basic education, are excluded from the labour market, cultural, civil and social rights. Noticed during the history of education that this gap is a result of a legacy of social inequality that has always favoured the rich and that young people and adults returning to school are treated as mere recipients of knowledge. Given these concerns the present study aims to examin e the social representation of school built by pupils and students of EJA, identify how to organize and to structure the content of social representation of school and verify that the social representation of school to help or not expulsion or return of th ese agents of the school. The survey was conducted by techniques such as free association of words, socioeconomic questionnaire and interviews. We work with the central core that allows find the possible elements that form the representation. The data rece ived analysis of content of speech of students who participated in free association and interviews. 100 students attended the State School Getúlio Vargas. The results show that social representations of school involve the following categories: teacher, learning, education. The meanings attributed the categories teacher, learning and education interact with each other when the students emphasize the importance of the teacher in teaching-learning process, the teacher appears as one that will contribute to wha t students will learn again, learning to them is essential to make them participatory course people of a complex society the capitalist coma. This is clear when they say that without learning and without education is not anything in that life, that we need someone to be learning and education Tuesday. Not that they do not recognize as anyone, but the meaning of being someone is associated with a representation of that school hegemonic through formal education will help them to improve life, have a job, to a ttend a college, or in other words is a possibility of redemption of a self -esteem undermined by the difficulties of life, including resignations and deprivations of study.Não se aplicaUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Ramos, Jucelem Guimarães BelchiorMiranda, Alair dos Anjos Silva deLima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças dehttp://lattes.cnpq.br/46860514524799842015-06-25T19:35:40Z2008-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de. A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:54:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. |
title |
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. |
spellingShingle |
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de Educação de Jovens e Adultos Escola Representação social Education youth and adults School Social representation CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. |
title_full |
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. |
title_fullStr |
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. |
title_full_unstemmed |
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. |
title_sort |
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. |
author |
Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de |
author_facet |
Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de http://lattes.cnpq.br/4686051452479984 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4686051452479984 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mourão, Arminda Rachel Botelho http://lattes.cnpq.br/3864748731992379 Ramos, Jucelem Guimarães Belchior Miranda, Alair dos Anjos Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de http://lattes.cnpq.br/4686051452479984 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Escola Representação social Education youth and adults School Social representation CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Escola Representação social Education youth and adults School Social representation CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no decorrer da história da educação que esta lacuna é resultado de uma herança de desigualdade social que sempre privilegiou os mais ricos e que o s jovens e adultos que retornam à escola são tratados como meros receptores do conhecimento. Diante dessas inquietações , o presente estudo tem como objetivo analisar a representação social de escola constru ída pelos alunos e alunas da EJA, identificar como se organiza e se estrutura o conteúdo da representação social de escola e verificar se a representação social de escola contribui ou não para o afastamento ou retorno desses agentes à escola. A pesquisa foi realizada através de técnicas como a associação livre de palavras, questionário socioeconômico e entrevistas. Trabalhamos com o núcleo central que possibilita encontrar os possíveis elementos que formam a representação. Os dados receberam análise de conteúdo da fala dos alunos que participaram da associ ação livre e das entrevistas. Participaram 100 alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas. Os resultados revelam que as representações sociais de escola envolvem as seguintes categorias: professor, aprender, educação. Os sentidos atribuídos às categorias pro fessor, aprender e educação interagem entre si quando os alunos destacam a importância do professor no processo ensino-aprendizagem, o professor aparece como aquele que irá contribuir com o que os alunos irão aprender de novo, a aprendizagem para eles é fu ndamental para torná-los pessoas participativas de uma sociedade complexa como a capitalista. Isso fica claro quando eles afirmam que sem aprender e sem educação não se é nada nessa vida, que para ser alguém é preciso aprender e ter educação. Não que eles não se reconheçam como alguém, mas o significado de ser alguém está associado a uma representação de escola hegemônica que através da educação formal contribuirá para que eles melhorem de vida, tenham um emprego, possam cursar uma faculdade, ou seja, é uma possibilidade de resgate de uma auto -estima fragilizada pelos dissabores da vida de renúncias e privações, inclusive de estudar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-26 2015-06-25T19:35:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de. A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171 |
identifier_str_mv |
LIMA, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de. A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732010939252736 |