As relações entre personalidade, comportamento de Phubbing e uso do Instagram de brasileiros
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9262 |
Resumo: | O Comportamento de Phubbing (CP) pode ser definido como o ato de ignorar outras pessoas em um contexto de interação face a face, como um jantar ou uma conversa entre amigos, para dedicar atenção ao uso do smartphone. Esta dissertação se dividiu em dois estudos: o primeiro estudo realizou a adaptação cultural e validação psicométrica da Escala de Phubbing (EP) para o contexto brasileiro. Participaram 1551 adultos brasileiros 61,7 % do sexo feminino e 29,9% do sexo masculino, com idade entre 18 e 76 anos (M = 31,6 anos; DP = 9,6 anos). A coleta de dados foi realizada online e os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e a Escala de Phubbing. Foram realizadas Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória, Análise de Rede e Teste de Mann-Whitney. Os resultados indicaram que a versão brasileira da escala de Phubbing apresentou propriedades psicométricas e consistência interna adequadas que suportam uma estrutura de dois fatores, Distúrbio de Comunicação e Obsessão por Telefone. O segundo estudo investigou as relações entre Comportamento de Phubbing, uso do Instagram, Traços de Personalidade com base na teoria do Big Five e variáveis sociodemográficas por meio de análises de correlação, regressão linear múltipla e MANOVA na população brasileira. Participaram 1551 adultos brasileiros 61,7% do sexo feminino e 29,9% do sexo masculino, com idade entre 18 e 76 anos (M = 31,6 anos; DP = 9,6 anos). A coleta de dados foi online e os participantes responderam os seguintes instrumentos, questionário sociodemográfico, Escala de Phubbing (EP), Escala Reduzida de Descritores de Personalidade – RED5 e Escala Bergen de Adição ao Instagram - EBAI. Os resultados encontraram relações significativas entre uso de Instagram, traço de neuroticismo, conscienciosidade e Comportamento de Phubbing. As variáveis idade e escolaridade não apresentaram impacto significativo no CP e em relação ao gênero, apenas a variável uso excessivo de Instagram apresentou diferenças estatisticamente significativas, sendo que mulheres apresentaram escores maiores do que homens. Concluiu-se que os traços de personalidade possuem forte relação com o desenvolvimento de CP, sendo que o neuroticismo e uso do Instagram atuam como fatores de risco ao CP e a conscienciosidade como fator protetivo. |
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As relações entre personalidade, comportamento de Phubbing e uso do Instagram de brasileirosThe relationships between personality, Phubbing behavior and Instagram use of BraziliansInstagram (Rede social on-line) - Aspectos sociaisRedes sociais on-lineComunicações digitais - Aspectos sociaisInternet - Efeito das inovações tecnológicasCIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIAComportamento de PhubbingEscala de PhubbingAdaptação culturalInstagramPersonalidadeO Comportamento de Phubbing (CP) pode ser definido como o ato de ignorar outras pessoas em um contexto de interação face a face, como um jantar ou uma conversa entre amigos, para dedicar atenção ao uso do smartphone. Esta dissertação se dividiu em dois estudos: o primeiro estudo realizou a adaptação cultural e validação psicométrica da Escala de Phubbing (EP) para o contexto brasileiro. Participaram 1551 adultos brasileiros 61,7 % do sexo feminino e 29,9% do sexo masculino, com idade entre 18 e 76 anos (M = 31,6 anos; DP = 9,6 anos). A coleta de dados foi realizada online e os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e a Escala de Phubbing. Foram realizadas Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória, Análise de Rede e Teste de Mann-Whitney. Os resultados indicaram que a versão brasileira da escala de Phubbing apresentou propriedades psicométricas e consistência interna adequadas que suportam uma estrutura de dois fatores, Distúrbio de Comunicação e Obsessão por Telefone. O segundo estudo investigou as relações entre Comportamento de Phubbing, uso do Instagram, Traços de Personalidade com base na teoria do Big Five e variáveis sociodemográficas por meio de análises de correlação, regressão linear múltipla e MANOVA na população brasileira. Participaram 1551 adultos brasileiros 61,7% do sexo feminino e 29,9% do sexo masculino, com idade entre 18 e 76 anos (M = 31,6 anos; DP = 9,6 anos). A coleta de dados foi online e os participantes responderam os seguintes instrumentos, questionário sociodemográfico, Escala de Phubbing (EP), Escala Reduzida de Descritores de Personalidade – RED5 e Escala Bergen de Adição ao Instagram - EBAI. Os resultados encontraram relações significativas entre uso de Instagram, traço de neuroticismo, conscienciosidade e Comportamento de Phubbing. As variáveis idade e escolaridade não apresentaram impacto significativo no CP e em relação ao gênero, apenas a variável uso excessivo de Instagram apresentou diferenças estatisticamente significativas, sendo que mulheres apresentaram escores maiores do que homens. Concluiu-se que os traços de personalidade possuem forte relação com o desenvolvimento de CP, sendo que o neuroticismo e uso do Instagram atuam como fatores de risco ao CP e a conscienciosidade como fator protetivo.Phubbing Behavior (CP) can be defined as the act of ignoring other people in a face-to-face interaction context, such as dinner or a conversation between friends, in order to dedicate attention to smartphone use. This dissertation was divided into two studies: the first study carried out the cultural adaptation and psychometric validation of the Phubbing Scale (PE) for the Brazilian context. Participants were 1551 Brazilian adults, 61.7% female and 29.9% male, aged between 18 and 76 years (M = 31.6 years; SD = 9.6 years). Data collection was carried out online, and the instruments used were the sociodemographic questionnaire and the Phubbing Scale. Exploratory Factor Analysis, Confirmatory Factor Analysis, Network Analysis and Mann-Whitney Test were performed. The results indicated that the Brazilian version of the Phubbing scale showed adequate psychometric properties and internal consistency that support a two-factor structure, Communication Disorder and Telephone Obsession. The second study investigated the relationships between Phubbing Behavior, Instagram use, Personality Traits based on the Big Five theory and sociodemographic variables through correlation analysis, multiple linear regression and MANOVA in the Brazilian population. Participants were 1551 Brazilian adults, 61.7% female and 29.9% male, aged between 18 and 76 years (M = 31.6 years; SD = 9.6 years). Data collection was online and participants answered the following instruments, sociodemographic questionnaire, Phubbing Scale (PE), Reduced Scale of Personality Descriptors – RED5 and Bergen Instagram Addiction Scale – EBAI. The results found significant relationships between Instagram use, neuroticism trait, conscientiousness, and Phubbing Behavior. The age and education variables did not have a significant impact on the CP and in relation to gender, only the excessive use of Instagram variable showed statistically significant differences, with women presenting higher scores than men. It was concluded that personality traits are strongly related to the development of CP, with neuroticism and Instagram use acting as risk factors for CP and conscientiousness as a protective factor.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaTorres, Marck de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5839048686058921Irigaray, Tatiana Quartihttp://lattes.cnpq.br/6869267799544611Resende, Gisele Cristinahttp://lattes.cnpq.br/0524959272545250Santos, Adriane de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/2491202630911684https://orcid.org/0000-0001-7934-05582023-01-24T21:34:18Z2023-01-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Adriane de Almeida. As relações entre personalidade, comportamento de Phubbing e uso do Instagram de brasileiros. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9262porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-01-25T05:03:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-01-25T05:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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O Comportamento de Phubbing (CP) pode ser definido como o ato de ignorar outras pessoas em um contexto de interação face a face, como um jantar ou uma conversa entre amigos, para dedicar atenção ao uso do smartphone. Esta dissertação se dividiu em dois estudos: o primeiro estudo realizou a adaptação cultural e validação psicométrica da Escala de Phubbing (EP) para o contexto brasileiro. Participaram 1551 adultos brasileiros 61,7 % do sexo feminino e 29,9% do sexo masculino, com idade entre 18 e 76 anos (M = 31,6 anos; DP = 9,6 anos). A coleta de dados foi realizada online e os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e a Escala de Phubbing. Foram realizadas Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória, Análise de Rede e Teste de Mann-Whitney. Os resultados indicaram que a versão brasileira da escala de Phubbing apresentou propriedades psicométricas e consistência interna adequadas que suportam uma estrutura de dois fatores, Distúrbio de Comunicação e Obsessão por Telefone. O segundo estudo investigou as relações entre Comportamento de Phubbing, uso do Instagram, Traços de Personalidade com base na teoria do Big Five e variáveis sociodemográficas por meio de análises de correlação, regressão linear múltipla e MANOVA na população brasileira. Participaram 1551 adultos brasileiros 61,7% do sexo feminino e 29,9% do sexo masculino, com idade entre 18 e 76 anos (M = 31,6 anos; DP = 9,6 anos). A coleta de dados foi online e os participantes responderam os seguintes instrumentos, questionário sociodemográfico, Escala de Phubbing (EP), Escala Reduzida de Descritores de Personalidade – RED5 e Escala Bergen de Adição ao Instagram - EBAI. Os resultados encontraram relações significativas entre uso de Instagram, traço de neuroticismo, conscienciosidade e Comportamento de Phubbing. As variáveis idade e escolaridade não apresentaram impacto significativo no CP e em relação ao gênero, apenas a variável uso excessivo de Instagram apresentou diferenças estatisticamente significativas, sendo que mulheres apresentaram escores maiores do que homens. Concluiu-se que os traços de personalidade possuem forte relação com o desenvolvimento de CP, sendo que o neuroticismo e uso do Instagram atuam como fatores de risco ao CP e a conscienciosidade como fator protetivo. |
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