O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Sávia Farias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6543148553951904
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6868
Resumo: O estudo foi desenvolvido com a finalidade de contribuir para o ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica a partir da consideração dos saberes locais sobre as dinâmicas ambientais que perpassam a vida de famílias de agricultores de ecossistemas de várzea na microrregião do Alto Solimões, estado do Amazonas. Tendo como objeto a influência do pulsar das águas sobre a organização dos agroecossistemas familiares em um ambiente de várzea, a pesquisa foi realizada junto a famílias de agricultores da Comunidade de Cristo Rei, localidade situada no município de Benjamin Constant – AM, e subsidiou a elaboração de um jogo pedagógico destinado ao ensino transdisciplinar das Ciências Ambientais. Embora a utilização de materiais concretos não seja uma novidade nos processos de ensino-aprendizagem, buscamos contribuir para estes processos por meio da proposição de um material pedagógico cuja dinâmica suscite a articulação dos conhecimentos erigidos em diferentes disciplinas para a compreensão do real. Sendo, talvez esta, a nossa contribuição para a conformação de uma postura de ensino que rearticule o conhecimento e o saber, aqui concebidos como necessários à compreensão da complexidade do real e das realidades que nos cercam.
id UFAM_ed57ea35cfb95adea11e87b28e39ff10
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6868
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na AmazôniaEnsino de ciênciasCiências ambientaisAgricultura familiarTeachingEnvironmental scienceFamily farmingEnseñanzaCiencias ambientalesCIÊNCIAS AGRARIASO estudo foi desenvolvido com a finalidade de contribuir para o ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica a partir da consideração dos saberes locais sobre as dinâmicas ambientais que perpassam a vida de famílias de agricultores de ecossistemas de várzea na microrregião do Alto Solimões, estado do Amazonas. Tendo como objeto a influência do pulsar das águas sobre a organização dos agroecossistemas familiares em um ambiente de várzea, a pesquisa foi realizada junto a famílias de agricultores da Comunidade de Cristo Rei, localidade situada no município de Benjamin Constant – AM, e subsidiou a elaboração de um jogo pedagógico destinado ao ensino transdisciplinar das Ciências Ambientais. Embora a utilização de materiais concretos não seja uma novidade nos processos de ensino-aprendizagem, buscamos contribuir para estes processos por meio da proposição de um material pedagógico cuja dinâmica suscite a articulação dos conhecimentos erigidos em diferentes disciplinas para a compreensão do real. Sendo, talvez esta, a nossa contribuição para a conformação de uma postura de ensino que rearticule o conhecimento e o saber, aqui concebidos como necessários à compreensão da complexidade do real e das realidades que nos cercam.The study was developed with the purpose of contributing to the teaching of Environmental Sciences in Basic Education. The research seeks the consideration of local knowledge about the environmental dynamics that permeate the floodplain ecosystems family farmers life in the micro region of Alto Solimões, Amazonas. Aiming to understand the dynamics of the waters over the organization of family floodplain agroecosystems, the research was carried out with family’s farmers of the "Comunidade de Cristo Rei", Benjamin Constant - AM, and subsidized the elaboration of a pedagogical game destined to the transdisciplinary teaching of the Environmental Sciences. Although the use of concrete materials is not a novelty in teaching and learning processes, we seek to contribute to these processes by proposing a pedagogical material whose dynamics produces the articulation of knowledge built in different disciplines to understand the real. This is our contribution to a posture of teaching that rearticulates the knowledge and the local knowledge, here thought as necessary for understanding the complexity of the real and the realities that surround us.El estudio fue desarrollado con la finalidad de contribuir para la enseñanza de las Ciencias Ambientales en la Educación Básica partiendo de la consideración de los saberes locales sobre las dinámicas ambientales que más allá de la vida de las familias de los agricultores de ecosistemas de las tierras bajas en la microrregión del Alto Solimões, estado del Amazonas. Teniendo como objeto la influencia de la pulsación de las aguas sobre la organización de los agroecosistemas familiares en un ambiente de tierra baja, la investigación fue realizada junto a las familias de agricultores de la Comunidad de Cristo Rei, localidad situada en el municipio de Benjamin Constant – AM, y subsidió la elaboración de un juguete pedagógico destinado a la enseñanza transdisciplinaria de las Ciencias Ambientales. Si bien el uso de materiales concretos no es una novedad en los procesos de enseñanza-aprendizaje, buscamos contribuir a estos procesos proponiendo un material pedagógico cuya dinámica produce la articulación del conocimiento construido en diferentes disciplinas para entender lo real. Esta es nuestra contribución a una postura de enseñanza que rearticula el conocimiento y el saber, aquí pensado como necesario para comprender la complejidad de lo real y las realidades que nos rodean.Universidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisMartins, Ayrton Luiz Urizzihttp://lattes.cnpq.br/6561982851817328Ramos, Ana Sávia Fariashttp://lattes.cnpq.br/65431485539519042019-01-17T13:58:25Z2018-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Ana Sávia Farias. O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6868porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-01-18T05:04:13Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-01-18T05:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia
title O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia
spellingShingle O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia
Ramos, Ana Sávia Farias
Ensino de ciências
Ciências ambientais
Agricultura familiar
Teaching
Environmental science
Family farming
Enseñanza
Ciencias ambientales
CIÊNCIAS AGRARIAS
title_short O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia
title_full O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia
title_fullStr O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia
title_full_unstemmed O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia
title_sort O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia
author Ramos, Ana Sávia Farias
author_facet Ramos, Ana Sávia Farias
http://lattes.cnpq.br/6543148553951904
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6543148553951904
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ayrton Luiz Urizzi
http://lattes.cnpq.br/6561982851817328
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Sávia Farias
http://lattes.cnpq.br/6543148553951904
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ciências ambientais
Agricultura familiar
Teaching
Environmental science
Family farming
Enseñanza
Ciencias ambientales
CIÊNCIAS AGRARIAS
topic Ensino de ciências
Ciências ambientais
Agricultura familiar
Teaching
Environmental science
Family farming
Enseñanza
Ciencias ambientales
CIÊNCIAS AGRARIAS
description O estudo foi desenvolvido com a finalidade de contribuir para o ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica a partir da consideração dos saberes locais sobre as dinâmicas ambientais que perpassam a vida de famílias de agricultores de ecossistemas de várzea na microrregião do Alto Solimões, estado do Amazonas. Tendo como objeto a influência do pulsar das águas sobre a organização dos agroecossistemas familiares em um ambiente de várzea, a pesquisa foi realizada junto a famílias de agricultores da Comunidade de Cristo Rei, localidade situada no município de Benjamin Constant – AM, e subsidiou a elaboração de um jogo pedagógico destinado ao ensino transdisciplinar das Ciências Ambientais. Embora a utilização de materiais concretos não seja uma novidade nos processos de ensino-aprendizagem, buscamos contribuir para estes processos por meio da proposição de um material pedagógico cuja dinâmica suscite a articulação dos conhecimentos erigidos em diferentes disciplinas para a compreensão do real. Sendo, talvez esta, a nossa contribuição para a conformação de uma postura de ensino que rearticule o conhecimento e o saber, aqui concebidos como necessários à compreensão da complexidade do real e das realidades que nos cercam.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
2019-01-17T13:58:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Ana Sávia Farias. O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6868
identifier_str_mv RAMOS, Ana Sávia Farias. O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732031689523200