A loucura quixotesca de Tiradentes e Padre Rolim no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7406 |
Resumo: | A dissertação A Loucura Quixotesca de Tiradentes e Padre Rolim no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles confirma a atualidade da temática da loucura e sua representação social no Romanceiro da Inconfidência, no que diz respeito às figuras transgressoras de Tiradentes e de Padre Rolim; e ressalta a relevância do Romanceiro da Inconfidência, de 1953, escrita poética de uma autora consagrada pela crítica, que soube com maestria recontar a Inconfidência Mineira sob o olhar humanizado da Literatura. A proposta foi de contribuir para os estudos literários, com o exame residual, histórico e literário da loucura presente no Romanceiro da Inconfidência (1953; 2013), de Cecília Meireles, e, comparativo, no se refere à loucura dos personagens Tiradentes e Padre Rolim. Com este objetivo, o texto encontra-se assim organizado: na primeira seção, nos detemos no estudo da escritora Cecília Meireles, dedicado primeiramente à sua vida, obra, estilo e lugar de fala, e depois, tratamos do modo poético denominado Romanceiro, o qual Cecília escolheu para narrar em versos a história da Inconfidência Mineira, com trato literário. Também ainda nos voltamos para o estudo preliminar do Romanceiro da Inconfidência; a segunda seção, formada por duas subseções, evidencia a discussão teórica da temática escolhida: a loucura presente no corpus, por meio dos pressupostos de Aristóteles, Erasmo de Rotterdam, Michel Foucault, Luzia de Maria, e Daniela Arbex, bem como enfoca a Loucura Quixotesca, advinda do personagem Dom Quixote de La Mancha, de O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes (2016), e depois, tem-se a análise literária dos personagens Tiradentes e Padre Rolim, assim como da relação sagrado e profano. Na terceira seção, tem-se cinco subseções, nas quais apresentamos estudo sobre as teorias e métodos que pautaram a pesquisa. Desse modo, a dissertação constituiu-se de trabalho transdisciplinar que percorreu a Literatura Comparada, a Intertextualidade, a Residualidade Literária e Cultural, e a Literatura e História, para análise crítica da poesia de Cecília Meireles se destaca como denúncia e resistência: denúncia, contra a dominação e a violência portuguesas na Inconfidência; resistência, por parte da aristocracia mineira que se uniu, conforme entende a perspectiva ceciliana, em prol de um ideal: a Independência política do Brasil. A pesquisa confirma a representação da loucura quixotesca por Tiradentes e Padre Rolim. Ambos são cavaleiros andantes, ousados, resistentes que lutaram pelas ideias iluministas fortalecidas na cúpula da liberdade, transgrediram as normas estabelecidas pelo sistema opressor vigente, enfrentaram o governo, demonstraram generosidade e carisma entre os mineiros e, no caso de Tiradentes, também entre os cariocas; ousaram sonhar com novos rumos para a nação, semearam esperança, bondade e colheram repressão, violência, condenação, prisão e no caso do Alferes, morte. Na empreitada comum, o louco Tiradentes e o louco Rolim demonstraram mais consciência que a sociedade colonial da razão. Humilhados no passado, exaltados no presente, os heróis loucos quixotescos são alvos do transbordamento da poeta Cecília Meireles em seu Romanceiro, bem como mais amplamente representam os loucos sábios de todos os tempos, que combateram todo e qualquer tipo de injustiça social e ensinaram, como expresso no “Romance XXIV ou Da bandeira da Inconfidência”, que vale a pena lutar pela liberdade, mesmo se o preço seja alto, ainda que este seja a própria vida. |
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A proposta foi de contribuir para os estudos literários, com o exame residual, histórico e literário da loucura presente no Romanceiro da Inconfidência (1953; 2013), de Cecília Meireles, e, comparativo, no se refere à loucura dos personagens Tiradentes e Padre Rolim. Com este objetivo, o texto encontra-se assim organizado: na primeira seção, nos detemos no estudo da escritora Cecília Meireles, dedicado primeiramente à sua vida, obra, estilo e lugar de fala, e depois, tratamos do modo poético denominado Romanceiro, o qual Cecília escolheu para narrar em versos a história da Inconfidência Mineira, com trato literário. Também ainda nos voltamos para o estudo preliminar do Romanceiro da Inconfidência; a segunda seção, formada por duas subseções, evidencia a discussão teórica da temática escolhida: a loucura presente no corpus, por meio dos pressupostos de Aristóteles, Erasmo de Rotterdam, Michel Foucault, Luzia de Maria, e Daniela Arbex, bem como enfoca a Loucura Quixotesca, advinda do personagem Dom Quixote de La Mancha, de O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes (2016), e depois, tem-se a análise literária dos personagens Tiradentes e Padre Rolim, assim como da relação sagrado e profano. Na terceira seção, tem-se cinco subseções, nas quais apresentamos estudo sobre as teorias e métodos que pautaram a pesquisa. Desse modo, a dissertação constituiu-se de trabalho transdisciplinar que percorreu a Literatura Comparada, a Intertextualidade, a Residualidade Literária e Cultural, e a Literatura e História, para análise crítica da poesia de Cecília Meireles se destaca como denúncia e resistência: denúncia, contra a dominação e a violência portuguesas na Inconfidência; resistência, por parte da aristocracia mineira que se uniu, conforme entende a perspectiva ceciliana, em prol de um ideal: a Independência política do Brasil. A pesquisa confirma a representação da loucura quixotesca por Tiradentes e Padre Rolim. Ambos são cavaleiros andantes, ousados, resistentes que lutaram pelas ideias iluministas fortalecidas na cúpula da liberdade, transgrediram as normas estabelecidas pelo sistema opressor vigente, enfrentaram o governo, demonstraram generosidade e carisma entre os mineiros e, no caso de Tiradentes, também entre os cariocas; ousaram sonhar com novos rumos para a nação, semearam esperança, bondade e colheram repressão, violência, condenação, prisão e no caso do Alferes, morte. Na empreitada comum, o louco Tiradentes e o louco Rolim demonstraram mais consciência que a sociedade colonial da razão. Humilhados no passado, exaltados no presente, os heróis loucos quixotescos são alvos do transbordamento da poeta Cecília Meireles em seu Romanceiro, bem como mais amplamente representam os loucos sábios de todos os tempos, que combateram todo e qualquer tipo de injustiça social e ensinaram, como expresso no “Romance XXIV ou Da bandeira da Inconfidência”, que vale a pena lutar pela liberdade, mesmo se o preço seja alto, ainda que este seja a própria vida.La disertación La locura quijotesca de Tiradentes y el Padre Rolim en Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, confirma el tema actual de la locura y su representación social en Romanceiro da Inconfidência, con respecto a las figuras transgresoras de Tiradentes y el Padre Rolim; y subraya la relevancia del Romanceiro da Inconfidência, de 1953, una escritura poética de una autora aclamada por la crítica, que contó magistralmente la Inconfidência Mineira bajo la mirada humanizada de la Literatura. La propuesta era contribuir a los estudios literarios, con el examen residual, histórico y literario de la locura presente en Romanceiro da Inconfidência (1953; 2013), de Cecília Meireles, y, comparativamente, con respecto a la locura de los personajes Tiradentes y el Padre Rolim. Para este fin, el texto está organizado de la siguiente manera: en la primera sección, nos enfocamos en el estudio de la escritora Cecília Meireles, dedicada primero a su vida, trabajo, estilo y lugar de expresión, y luego tratamos la forma poética llamada Romanceiro, el que Cecília eligió para narrar en verso la historia de Inconfidência Mineira, con tratamiento literario. También pasamos al estudio preliminar del Romanceiro da Inconfidência; La segunda sección, formada por dos subsecciones, destaca la discusión teórica del tema elegido: la locura presente en el corpus, a través de los supuestos de Aristóteles, Erasmo de Rotterdam, Michel Foucault, Luzia de Maria y Daniela Arbex, además de centrarse en la locura. Quixotesca, proveniente del personaje Don Quijote de La Mancha, de El ingenioso caballero D. Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes (2016), y luego está el análisis literario de los personajes Tiradentes y el Padre Rolim, así como la relación sagrado y profano. En la tercera sección, hay cinco subsecciones, en las cuales presentamos un estudio sobre las teorías y métodos que guiaron la investigación. Así, la disertación consistió en un trabajo transdisciplinario que abarcó Literatura Comparada, Intertextualidad, Residualidad Literaria y Cultural, y Literatura e Historia, para el análisis crítico de la poesía de Cecília Meireles se destaca como denuncia y resistencia: denuncia, contra dominación y violencia portuguesas en la Inconfidência; resistencia de la aristocracia de Minas que se unió, como entiende la perspectiva ceciliana, a favor de un ideal: la Independencia política de Brasil. La investigación confirma la representación de la locura quijotesca por Tiradentes y el Padre Rolim. Ambos son caballeros atrevidos, resistentes que lucharon por las ideas de la Iluminacíon fortalecidas en la cúpula de la libertad, violaron las normas establecidas por el sistema opresivo prevaleciente, confrontaron al gobierno, demostraron generosidad y carisma entre los mineros y, en el caso de Tiradentes, también entre los cariocas se atrevieron a soñar con nuevas direcciones para la nación, sembraron esperanza, amabilidad y cosecharon represión, violencia, condenacíon, encarcelamiento y, en el caso de Tiradentes, la muerte. En la empresa conjunta, el loco Tiradentes y el loco Rolim mostraron más conciencia que la sociedad colonial de la razón. Humillados en el pasado, exaltados en el presente, los héroes locos quijotescos son objetivos del desbordamiento de la poeta Cecília Meireles en su Romanceiro, y representan más ampliamente a los “locos sábios” de todos los tiempos, que lucharon contra todo tipo de injusticia social y enseñaron, como se expresa en “Romance XXIV ou Da bandeira da Inconfidência”, que vale la pena luchar por la libertad, incluso si el precio es alto, incluso si es la vida misma.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasNascimento, Cássia Maria Bezerra dohttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/2602637105704791Medeiros, Francisco Roberto Silveira de Ponteshttp://lattes.cnpq.br/4106866418468761Lira, Monike Rabelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/26083488642751802019-10-04T12:42:56Z2019-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIRA, Monike Rabelo da Silva. A loucura quixotesca de Tiradentes e Padre Rolim no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-10-05T05:03:49Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-10-05T05:03:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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