A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464 |
Resumo: | O percurso de Sérgio e dos outros meninos n'O Ateneu, de Raul Pompeia, é tema desta dissertação que investiga como as etapas de formação do herói são análogas à jornada vivida por estudantes do romance realista de Pompeia, partindo do pressuposto de trajetória sistematizada por Joseph Campbell, que propõe o percurso sendo expresso por meio do monomito, cuja estrutura nuclear comporta as fases da trajetória do herói, a saber: separaçãoiniciação-retorno. Percebemos no Ateneu um ambiente de sobrevivência, deformação e desumanização, em que as cenas de violência compõem a trajetória dos internos no Brasil do século XIX (recriado por meio da ficção). O internato é espaço essencial na formação humana (do herói), sendo o Ateneu o oposto ao ambiente de formação de heróis. Para tanto, a abordagem teve como fundamentação teórica: os estudos sobre o Romance, do romantismo e do realismo europeus e brasileiros em Ian Watt, Antonio Candido e Alfredo Bosi; a trajetória e as transformações do herói em Aristóteles e Mikhail Bakhtin, aqui destacadas em Joseph Campbell; a teoria da residualidade literária e cultural, sistematizada por Roberto Pontes, e presente em José William Craveiro Torres; a História das Mentalidades em Jacques Le Goff, Georges Duby; a formação humana em Erasmo de Roterdã; a História da Educação em Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho e Cynthia Greive Veiga. |
id |
UFAM_ee4ccb1bb830a601662e2037fb45cbbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7464 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul PompeiaLiteratura brasileiraPompéia, Raul, 1863-1895. AteneuRealismoEducação na literaturaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASRomanceRealismoTrajetória do heróiResidualidadeO AteneuRaul PompeiaEducação humanaEducaçãoO percurso de Sérgio e dos outros meninos n'O Ateneu, de Raul Pompeia, é tema desta dissertação que investiga como as etapas de formação do herói são análogas à jornada vivida por estudantes do romance realista de Pompeia, partindo do pressuposto de trajetória sistematizada por Joseph Campbell, que propõe o percurso sendo expresso por meio do monomito, cuja estrutura nuclear comporta as fases da trajetória do herói, a saber: separaçãoiniciação-retorno. Percebemos no Ateneu um ambiente de sobrevivência, deformação e desumanização, em que as cenas de violência compõem a trajetória dos internos no Brasil do século XIX (recriado por meio da ficção). O internato é espaço essencial na formação humana (do herói), sendo o Ateneu o oposto ao ambiente de formação de heróis. Para tanto, a abordagem teve como fundamentação teórica: os estudos sobre o Romance, do romantismo e do realismo europeus e brasileiros em Ian Watt, Antonio Candido e Alfredo Bosi; a trajetória e as transformações do herói em Aristóteles e Mikhail Bakhtin, aqui destacadas em Joseph Campbell; a teoria da residualidade literária e cultural, sistematizada por Roberto Pontes, e presente em José William Craveiro Torres; a História das Mentalidades em Jacques Le Goff, Georges Duby; a formação humana em Erasmo de Roterdã; a História da Educação em Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho e Cynthia Greive Veiga.The course of Sérgio and the other boys in The Athenaeum, by Raul Pompeia, is the subject of the present research that investigates how the stages of formation of the hero are analogous to the journey experienced by students of realist romance by Pompeia, starting from the assumption of trajectory systematized by Joseph Campbell who proposes the course being expressed through the monomito whose nuclear structure comprises the phases of the hero 's trajectory, namely: separation - initiation - return. We perceive at the Athenaeum boarding school an environment of survival, deformation and dehumanization in which scenes of violence make up the trajectory of inmates in nineteenth-century Brazil (re-created through fiction). The school in Raul Pompeia's novel as an essential space in human formation (of the hero), the Athenaeum being the opposite of the environment of formation of heroes. The approach sought as theoretical foundation: the studies about European and Brazilian of Romance, Romanticism and Realism in Ian Watt, Antonio Candido and Alfredo Bosi; the trajectory and the transformations of the hero in Aristotle and Mikhail Bakhtin, highlighted here in Joseph Campbell; the theory of literary and cultural residuality, systematized by Roberto Pontes, and present in José William Craveiro Torres; the History of Mentalities in Jacques Le Goff and Georges Duby; the human formation in Erasmus of Rotterdam; the History of Education in Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho and Cynthia Greive Veiga.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasNascimento, Cássia Maria Bezerra dohttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535Martins, Elizabeth Diashttp://lattes.cnpq.br/0811163781077772Zucolo, Nicia Petrecelihttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466Farias, Izabely Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7358735298409039https://orcid.org/0000-0002-2571-20852019-11-04T17:29:19Z2019-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS, Izabely Barbosa. A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia. 2019. 76 f. Dissertação, (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-05T05:03:53Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-05T05:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia |
title |
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia |
spellingShingle |
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia Farias, Izabely Barbosa Literatura brasileira Pompéia, Raul, 1863-1895. Ateneu Realismo Educação na literatura LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Romance Realismo Trajetória do herói Residualidade O Ateneu Raul Pompeia Educação humana Educação |
title_short |
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia |
title_full |
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia |
title_fullStr |
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia |
title_full_unstemmed |
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia |
title_sort |
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia |
author |
Farias, Izabely Barbosa |
author_facet |
Farias, Izabely Barbosa http://lattes.cnpq.br/7358735298409039 https://orcid.org/0000-0002-2571-2085 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7358735298409039 https://orcid.org/0000-0002-2571-2085 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Cássia Maria Bezerra do http://lattes.cnpq.br/0645346199787535 Martins, Elizabeth Dias http://lattes.cnpq.br/0811163781077772 Zucolo, Nicia Petreceli http://lattes.cnpq.br/4572857563677466 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Izabely Barbosa http://lattes.cnpq.br/7358735298409039 https://orcid.org/0000-0002-2571-2085 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura brasileira Pompéia, Raul, 1863-1895. Ateneu Realismo Educação na literatura LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Romance Realismo Trajetória do herói Residualidade O Ateneu Raul Pompeia Educação humana Educação |
topic |
Literatura brasileira Pompéia, Raul, 1863-1895. Ateneu Realismo Educação na literatura LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Romance Realismo Trajetória do herói Residualidade O Ateneu Raul Pompeia Educação humana Educação |
description |
O percurso de Sérgio e dos outros meninos n'O Ateneu, de Raul Pompeia, é tema desta dissertação que investiga como as etapas de formação do herói são análogas à jornada vivida por estudantes do romance realista de Pompeia, partindo do pressuposto de trajetória sistematizada por Joseph Campbell, que propõe o percurso sendo expresso por meio do monomito, cuja estrutura nuclear comporta as fases da trajetória do herói, a saber: separaçãoiniciação-retorno. Percebemos no Ateneu um ambiente de sobrevivência, deformação e desumanização, em que as cenas de violência compõem a trajetória dos internos no Brasil do século XIX (recriado por meio da ficção). O internato é espaço essencial na formação humana (do herói), sendo o Ateneu o oposto ao ambiente de formação de heróis. Para tanto, a abordagem teve como fundamentação teórica: os estudos sobre o Romance, do romantismo e do realismo europeus e brasileiros em Ian Watt, Antonio Candido e Alfredo Bosi; a trajetória e as transformações do herói em Aristóteles e Mikhail Bakhtin, aqui destacadas em Joseph Campbell; a teoria da residualidade literária e cultural, sistematizada por Roberto Pontes, e presente em José William Craveiro Torres; a História das Mentalidades em Jacques Le Goff, Georges Duby; a formação humana em Erasmo de Roterdã; a História da Educação em Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho e Cynthia Greive Veiga. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04T17:29:19Z 2019-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIAS, Izabely Barbosa. A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia. 2019. 76 f. Dissertação, (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464 |
identifier_str_mv |
FARIAS, Izabely Barbosa. A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia. 2019. 76 f. Dissertação, (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732037093883904 |