A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Izabely Barbosa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7358735298409039, https://orcid.org/0000-0002-2571-2085
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464
Resumo: O percurso de Sérgio e dos outros meninos n'O Ateneu, de Raul Pompeia, é tema desta dissertação que investiga como as etapas de formação do herói são análogas à jornada vivida por estudantes do romance realista de Pompeia, partindo do pressuposto de trajetória sistematizada por Joseph Campbell, que propõe o percurso sendo expresso por meio do monomito, cuja estrutura nuclear comporta as fases da trajetória do herói, a saber: separaçãoiniciação-retorno. Percebemos no Ateneu um ambiente de sobrevivência, deformação e desumanização, em que as cenas de violência compõem a trajetória dos internos no Brasil do século XIX (recriado por meio da ficção). O internato é espaço essencial na formação humana (do herói), sendo o Ateneu o oposto ao ambiente de formação de heróis. Para tanto, a abordagem teve como fundamentação teórica: os estudos sobre o Romance, do romantismo e do realismo europeus e brasileiros em Ian Watt, Antonio Candido e Alfredo Bosi; a trajetória e as transformações do herói em Aristóteles e Mikhail Bakhtin, aqui destacadas em Joseph Campbell; a teoria da residualidade literária e cultural, sistematizada por Roberto Pontes, e presente em José William Craveiro Torres; a História das Mentalidades em Jacques Le Goff, Georges Duby; a formação humana em Erasmo de Roterdã; a História da Educação em Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho e Cynthia Greive Veiga.
id UFAM_ee4ccb1bb830a601662e2037fb45cbbe
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7464
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul PompeiaLiteratura brasileiraPompéia, Raul, 1863-1895. AteneuRealismoEducação na literaturaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASRomanceRealismoTrajetória do heróiResidualidadeO AteneuRaul PompeiaEducação humanaEducaçãoO percurso de Sérgio e dos outros meninos n'O Ateneu, de Raul Pompeia, é tema desta dissertação que investiga como as etapas de formação do herói são análogas à jornada vivida por estudantes do romance realista de Pompeia, partindo do pressuposto de trajetória sistematizada por Joseph Campbell, que propõe o percurso sendo expresso por meio do monomito, cuja estrutura nuclear comporta as fases da trajetória do herói, a saber: separaçãoiniciação-retorno. Percebemos no Ateneu um ambiente de sobrevivência, deformação e desumanização, em que as cenas de violência compõem a trajetória dos internos no Brasil do século XIX (recriado por meio da ficção). O internato é espaço essencial na formação humana (do herói), sendo o Ateneu o oposto ao ambiente de formação de heróis. Para tanto, a abordagem teve como fundamentação teórica: os estudos sobre o Romance, do romantismo e do realismo europeus e brasileiros em Ian Watt, Antonio Candido e Alfredo Bosi; a trajetória e as transformações do herói em Aristóteles e Mikhail Bakhtin, aqui destacadas em Joseph Campbell; a teoria da residualidade literária e cultural, sistematizada por Roberto Pontes, e presente em José William Craveiro Torres; a História das Mentalidades em Jacques Le Goff, Georges Duby; a formação humana em Erasmo de Roterdã; a História da Educação em Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho e Cynthia Greive Veiga.The course of Sérgio and the other boys in The Athenaeum, by Raul Pompeia, is the subject of the present research that investigates how the stages of formation of the hero are analogous to the journey experienced by students of realist romance by Pompeia, starting from the assumption of trajectory systematized by Joseph Campbell who proposes the course being expressed through the monomito whose nuclear structure comprises the phases of the hero 's trajectory, namely: separation - initiation - return. We perceive at the Athenaeum boarding school an environment of survival, deformation and dehumanization in which scenes of violence make up the trajectory of inmates in nineteenth-century Brazil (re-created through fiction). The school in Raul Pompeia's novel as an essential space in human formation (of the hero), the Athenaeum being the opposite of the environment of formation of heroes. The approach sought as theoretical foundation: the studies about European and Brazilian of Romance, Romanticism and Realism in Ian Watt, Antonio Candido and Alfredo Bosi; the trajectory and the transformations of the hero in Aristotle and Mikhail Bakhtin, highlighted here in Joseph Campbell; the theory of literary and cultural residuality, systematized by Roberto Pontes, and present in José William Craveiro Torres; the History of Mentalities in Jacques Le Goff and Georges Duby; the human formation in Erasmus of Rotterdam; the History of Education in Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho and Cynthia Greive Veiga.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasNascimento, Cássia Maria Bezerra dohttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535Martins, Elizabeth Diashttp://lattes.cnpq.br/0811163781077772Zucolo, Nicia Petrecelihttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466Farias, Izabely Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7358735298409039https://orcid.org/0000-0002-2571-20852019-11-04T17:29:19Z2019-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS, Izabely Barbosa. A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia. 2019. 76 f. Dissertação, (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-05T05:03:53Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-05T05:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
title A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
spellingShingle A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
Farias, Izabely Barbosa
Literatura brasileira
Pompéia, Raul, 1863-1895. Ateneu
Realismo
Educação na literatura
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Romance
Realismo
Trajetória do herói
Residualidade
O Ateneu
Raul Pompeia
Educação humana
Educação
title_short A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
title_full A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
title_fullStr A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
title_full_unstemmed A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
title_sort A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
author Farias, Izabely Barbosa
author_facet Farias, Izabely Barbosa
http://lattes.cnpq.br/7358735298409039
https://orcid.org/0000-0002-2571-2085
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7358735298409039
https://orcid.org/0000-0002-2571-2085
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Cássia Maria Bezerra do
http://lattes.cnpq.br/0645346199787535
Martins, Elizabeth Dias
http://lattes.cnpq.br/0811163781077772
Zucolo, Nicia Petreceli
http://lattes.cnpq.br/4572857563677466
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Izabely Barbosa
http://lattes.cnpq.br/7358735298409039
https://orcid.org/0000-0002-2571-2085
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Pompéia, Raul, 1863-1895. Ateneu
Realismo
Educação na literatura
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Romance
Realismo
Trajetória do herói
Residualidade
O Ateneu
Raul Pompeia
Educação humana
Educação
topic Literatura brasileira
Pompéia, Raul, 1863-1895. Ateneu
Realismo
Educação na literatura
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Romance
Realismo
Trajetória do herói
Residualidade
O Ateneu
Raul Pompeia
Educação humana
Educação
description O percurso de Sérgio e dos outros meninos n'O Ateneu, de Raul Pompeia, é tema desta dissertação que investiga como as etapas de formação do herói são análogas à jornada vivida por estudantes do romance realista de Pompeia, partindo do pressuposto de trajetória sistematizada por Joseph Campbell, que propõe o percurso sendo expresso por meio do monomito, cuja estrutura nuclear comporta as fases da trajetória do herói, a saber: separaçãoiniciação-retorno. Percebemos no Ateneu um ambiente de sobrevivência, deformação e desumanização, em que as cenas de violência compõem a trajetória dos internos no Brasil do século XIX (recriado por meio da ficção). O internato é espaço essencial na formação humana (do herói), sendo o Ateneu o oposto ao ambiente de formação de heróis. Para tanto, a abordagem teve como fundamentação teórica: os estudos sobre o Romance, do romantismo e do realismo europeus e brasileiros em Ian Watt, Antonio Candido e Alfredo Bosi; a trajetória e as transformações do herói em Aristóteles e Mikhail Bakhtin, aqui destacadas em Joseph Campbell; a teoria da residualidade literária e cultural, sistematizada por Roberto Pontes, e presente em José William Craveiro Torres; a História das Mentalidades em Jacques Le Goff, Georges Duby; a formação humana em Erasmo de Roterdã; a História da Educação em Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho e Cynthia Greive Veiga.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04T17:29:19Z
2019-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Izabely Barbosa. A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia. 2019. 76 f. Dissertação, (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464
identifier_str_mv FARIAS, Izabely Barbosa. A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia. 2019. 76 f. Dissertação, (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732037093883904