A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Tatiana Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4569320959931948
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5723
Resumo: Com a expansão da rede de educação profissionalizante no Brasil, a partir de 2008, Roraima tem o desafio da Oferta de Educação Profissionalizante para as Comunidades Indígenas. Esse estudo aborda as o fertas realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)– Campus Amajari para os alunos indígenas que estudam nesse Campus. A delimitação do tema deu- se pela necessidade de compreender o porquê da oferta de ensino técnico e tecnológico para comunidades e de analisar quais têm sido as interferências culturais que essa modalidade de ensino causa as mesmas. Esse estudo apresenta-se em três capítulos onde haverá em primeiro momento a abordagem a Educação Profissionalizante, logo após faremos a conexão entre essa educação e as comunidades indígenas do Amajari, e no terceiro momento propomos a discussão da educação indígena com os impasses do mundo globalizado. Foi realizada pesquisa bibliografica que possibilitasse diálogo com autores especialistas no assunto em pauta. Essa estrutura permitiu perceber a importância que o aluno indígena vê na educação profissionalizante, sendo ela uma forma de levar melhorias para suas comunidades, e nos alerta ao fato de o que contexto global tem absorvido as mais diferentes culturas, sendo necessário administrar, os conhecimentos técnicos e tecnológicos que podem ser visto também como reguladores dessa inserção global, o que deve ser agregado ou não à vida em comunidade. Vejo a participação das comunidades indígenas nesse Campus, como uma oportunidade de interação e conhecimento cultural.
id UFAM_ee6e27af6bbaca672d4d9a0c34e77257
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5723
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RREducação IndígenaEducação ProfissionalizanteAmajariInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)Indigenous EducationVocational EducationAmajariFederal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR)CIÊNCIAS HUMANASCom a expansão da rede de educação profissionalizante no Brasil, a partir de 2008, Roraima tem o desafio da Oferta de Educação Profissionalizante para as Comunidades Indígenas. Esse estudo aborda as o fertas realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)– Campus Amajari para os alunos indígenas que estudam nesse Campus. A delimitação do tema deu- se pela necessidade de compreender o porquê da oferta de ensino técnico e tecnológico para comunidades e de analisar quais têm sido as interferências culturais que essa modalidade de ensino causa as mesmas. Esse estudo apresenta-se em três capítulos onde haverá em primeiro momento a abordagem a Educação Profissionalizante, logo após faremos a conexão entre essa educação e as comunidades indígenas do Amajari, e no terceiro momento propomos a discussão da educação indígena com os impasses do mundo globalizado. Foi realizada pesquisa bibliografica que possibilitasse diálogo com autores especialistas no assunto em pauta. Essa estrutura permitiu perceber a importância que o aluno indígena vê na educação profissionalizante, sendo ela uma forma de levar melhorias para suas comunidades, e nos alerta ao fato de o que contexto global tem absorvido as mais diferentes culturas, sendo necessário administrar, os conhecimentos técnicos e tecnológicos que podem ser visto também como reguladores dessa inserção global, o que deve ser agregado ou não à vida em comunidade. Vejo a participação das comunidades indígenas nesse Campus, como uma oportunidade de interação e conhecimento cultural.With the expansion of vocational education network in Brazil, from 2008, Roraima has the challenge of Vocational Education offer for Indigenous Communities. This study addresses the offers made by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR) –Campus Amajari for indigenous students who take the Campus. The delimitation of the subject was given by the need to understand why the provision of technical and technological education to communities and to analyze what have been the cultural interferences that cause this type of education the same. This study is presented in three chapters where there will be first time the approach to Vocational Education, soon after we will make the connection between this education and indigenous communities in Amajari, and the third time we propose the discussion of indigenous education with the impasses of the globalized world. For the development of this study we have used as theoretical framework Gaudêncio Frigotto, Norbert Elias, Jaqueline Moll, Richard Johnson. This structure allows realize the importance that indigenous student sees in vocational education, it being a way of bringing improvements to their communities, and alerts us to the fact that the global context has abs orbed the most different cultures, being necessary to administer it, knowledge technical and technological can also be seen as regulators of this global integration, which should be added or not community life. I see the participation of indigenous communities in this Campus, as an opportunity for interaction and cultural knowledge.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaSilva, Heloísa Helena Corrêa dahttp://lattes.cnpq.br/4664295271962137Lopes, Tatiana Silvahttp://lattes.cnpq.br/45693209599319482017-07-17T20:06:33Z2017-08-022015-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Tatiana Silva. A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-10-19T19:02:03Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-10-19T19:02:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR
title A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR
spellingShingle A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR
Lopes, Tatiana Silva
Educação Indígena
Educação Profissionalizante
Amajari
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Indigenous Education
Vocational Education
Amajari
Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR)
CIÊNCIAS HUMANAS
title_short A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR
title_full A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR
title_fullStr A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR
title_full_unstemmed A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR
title_sort A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR
author Lopes, Tatiana Silva
author_facet Lopes, Tatiana Silva
http://lattes.cnpq.br/4569320959931948
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4569320959931948
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Heloísa Helena Corrêa da
http://lattes.cnpq.br/4664295271962137
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Tatiana Silva
http://lattes.cnpq.br/4569320959931948
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Indígena
Educação Profissionalizante
Amajari
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Indigenous Education
Vocational Education
Amajari
Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR)
CIÊNCIAS HUMANAS
topic Educação Indígena
Educação Profissionalizante
Amajari
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Indigenous Education
Vocational Education
Amajari
Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR)
CIÊNCIAS HUMANAS
description Com a expansão da rede de educação profissionalizante no Brasil, a partir de 2008, Roraima tem o desafio da Oferta de Educação Profissionalizante para as Comunidades Indígenas. Esse estudo aborda as o fertas realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)– Campus Amajari para os alunos indígenas que estudam nesse Campus. A delimitação do tema deu- se pela necessidade de compreender o porquê da oferta de ensino técnico e tecnológico para comunidades e de analisar quais têm sido as interferências culturais que essa modalidade de ensino causa as mesmas. Esse estudo apresenta-se em três capítulos onde haverá em primeiro momento a abordagem a Educação Profissionalizante, logo após faremos a conexão entre essa educação e as comunidades indígenas do Amajari, e no terceiro momento propomos a discussão da educação indígena com os impasses do mundo globalizado. Foi realizada pesquisa bibliografica que possibilitasse diálogo com autores especialistas no assunto em pauta. Essa estrutura permitiu perceber a importância que o aluno indígena vê na educação profissionalizante, sendo ela uma forma de levar melhorias para suas comunidades, e nos alerta ao fato de o que contexto global tem absorvido as mais diferentes culturas, sendo necessário administrar, os conhecimentos técnicos e tecnológicos que podem ser visto também como reguladores dessa inserção global, o que deve ser agregado ou não à vida em comunidade. Vejo a participação das comunidades indígenas nesse Campus, como uma oportunidade de interação e conhecimento cultural.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
2017-07-17T20:06:33Z
2017-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Tatiana Silva. A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5723
identifier_str_mv LOPES, Tatiana Silva. A Educação Profissional ofertada pelo IFRR para as Comunidades Indígenas do Município de Amajari -RR. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732017614487552