Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braúlio, Ofigênia Bindá
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5542015524769742
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6409
Resumo: Historicamente, a educação escolar veio capitaneada por um sistema que objetivava o enfraquecimento da cultura indígena e da sua língua, buscando integrar os povos indígenas a sociedade nacional. Como forma de resistência à extinção de sua cultura, os índios no Brasil lutaram em prol de seus direitos, a terra, a saúde e, especificamente, a educação escolar diferenciada. O estudo apresenta uma reflexão acerca da educação indígena Ticuna na Escola Ebenezer e tem como objetivo contextualizar as práticas educacionais de ensino na escola municipal indígena Ebenezer em Benjamin Constant, Alto Solimões- AM, baseando-se em uma hipótese de que a escola possui um papel muito forte em realizar a transmissão da cultura, mas dentro de uma lógica de homogeneização do Estado, sobretudo nos casos das escolas indígenas, auxiliando no enfraquecimento da escola diferenciada em nome de uma pretensa cultura que promove o apagamento e silenciamento das práticas culturais tradicionais. A escola é um instrumento que pode contribuir para o fortalecimento desses valores culturais. Os dados levantados nesta pesquisa nos permitem ressaltar que o processo da educação Ticuna passou por significativos avanços em seus parâmetros curriculares, porém, existem obstáculos que precisam ser superados para que haja uma educação escolar que satisfaça as perspectivas dos próprios Ticuna.
id UFAM_eeaabd50359fb82464133c089f61121a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6409
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)Educação escolar indígenaPovo TicunaEducação DiferenciadaIndigenous school educationTicuna peopleDiferentiated EducationCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAHistoricamente, a educação escolar veio capitaneada por um sistema que objetivava o enfraquecimento da cultura indígena e da sua língua, buscando integrar os povos indígenas a sociedade nacional. Como forma de resistência à extinção de sua cultura, os índios no Brasil lutaram em prol de seus direitos, a terra, a saúde e, especificamente, a educação escolar diferenciada. O estudo apresenta uma reflexão acerca da educação indígena Ticuna na Escola Ebenezer e tem como objetivo contextualizar as práticas educacionais de ensino na escola municipal indígena Ebenezer em Benjamin Constant, Alto Solimões- AM, baseando-se em uma hipótese de que a escola possui um papel muito forte em realizar a transmissão da cultura, mas dentro de uma lógica de homogeneização do Estado, sobretudo nos casos das escolas indígenas, auxiliando no enfraquecimento da escola diferenciada em nome de uma pretensa cultura que promove o apagamento e silenciamento das práticas culturais tradicionais. A escola é um instrumento que pode contribuir para o fortalecimento desses valores culturais. Os dados levantados nesta pesquisa nos permitem ressaltar que o processo da educação Ticuna passou por significativos avanços em seus parâmetros curriculares, porém, existem obstáculos que precisam ser superados para que haja uma educação escolar que satisfaça as perspectivas dos próprios Ticuna.Indigenous school education was led by a system aimed at the extinction of indigenous culture and its language, seeking to integrate indigenous peoples into national western society. As a form of resistance to the extinction of their Brazilian culture, indigenous peoples fought for their rights, land, health, and, specifically education. This study brings a reflection about Ticuna indigenous education at Ebenezer School. The main objective of this study was to contextualize the teaching practices of the Ebenezer indigenous municipal school in Benjamin Constant, Alto Solimões - AM. Based on a hypothesis that school has a very strong role in carrying out the transmission of culture, but within a logic of state homogenization especially in the cases of indigenous schools, aiding in the depredation of a differentiated school in the name of a presumed National culture. The data collected allows us to point out that the Ticuna education process has undergone significant advances in their curriculum guidelines, but there are obstacles that must be overcome so there is really a school education that meets the prospect of Ticuna people.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasMuseu AmazônicoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialPacheco, Frantomé Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/8521290245767828Braúlio, Ofigênia Bindáhttp://lattes.cnpq.br/55420155247697422018-05-25T15:50:40Z2017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRÁULIO, Ofigênia Bindá. Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM). 2017. 121 f. Dissertação ( Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6409porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-06-12T05:03:22Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-06-12T05:03:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)
title Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)
spellingShingle Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)
Braúlio, Ofigênia Bindá
Educação escolar indígena
Povo Ticuna
Educação Diferenciada
Indigenous school education
Ticuna people
Diferentiated Education
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
title_short Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)
title_full Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)
title_fullStr Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)
title_full_unstemmed Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)
title_sort Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM)
author Braúlio, Ofigênia Bindá
author_facet Braúlio, Ofigênia Bindá
http://lattes.cnpq.br/5542015524769742
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5542015524769742
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Frantomé Bezerra
http://lattes.cnpq.br/8521290245767828
dc.contributor.author.fl_str_mv Braúlio, Ofigênia Bindá
http://lattes.cnpq.br/5542015524769742
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
Povo Ticuna
Educação Diferenciada
Indigenous school education
Ticuna people
Diferentiated Education
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
topic Educação escolar indígena
Povo Ticuna
Educação Diferenciada
Indigenous school education
Ticuna people
Diferentiated Education
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
description Historicamente, a educação escolar veio capitaneada por um sistema que objetivava o enfraquecimento da cultura indígena e da sua língua, buscando integrar os povos indígenas a sociedade nacional. Como forma de resistência à extinção de sua cultura, os índios no Brasil lutaram em prol de seus direitos, a terra, a saúde e, especificamente, a educação escolar diferenciada. O estudo apresenta uma reflexão acerca da educação indígena Ticuna na Escola Ebenezer e tem como objetivo contextualizar as práticas educacionais de ensino na escola municipal indígena Ebenezer em Benjamin Constant, Alto Solimões- AM, baseando-se em uma hipótese de que a escola possui um papel muito forte em realizar a transmissão da cultura, mas dentro de uma lógica de homogeneização do Estado, sobretudo nos casos das escolas indígenas, auxiliando no enfraquecimento da escola diferenciada em nome de uma pretensa cultura que promove o apagamento e silenciamento das práticas culturais tradicionais. A escola é um instrumento que pode contribuir para o fortalecimento desses valores culturais. Os dados levantados nesta pesquisa nos permitem ressaltar que o processo da educação Ticuna passou por significativos avanços em seus parâmetros curriculares, porém, existem obstáculos que precisam ser superados para que haja uma educação escolar que satisfaça as perspectivas dos próprios Ticuna.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
2018-05-25T15:50:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRÁULIO, Ofigênia Bindá. Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM). 2017. 121 f. Dissertação ( Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6409
identifier_str_mv BRÁULIO, Ofigênia Bindá. Educação Escolar Ticuna: uma descrição do universo educacional e cultural na Escola Ebenezer, em Filadélfia – Benjamin Constant (AM). 2017. 121 f. Dissertação ( Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Museu Amazônico
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Museu Amazônico
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732027089420288