Contato sexual entre meninos: Jogos sexuais ou violência sexual?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Adriane Andrade
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9457680338915084, https://orcid.org/0000-0002-3456-8142
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7450
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender, através dos Prontuários Individuais de Atendimento, a demanda que vem chegando ao CREAS de contato sexual entre meninos. Foram considerados meninos crianças do gênero masculino e abaixo dos doze anos de idade. O que se pretendeu foi primeiramente conhecer qual a incidência de casos que chegam no CREAS e saber como eles são nomeados tanto pela equipe de referência do CREAS como pelos serviços da rede de proteção da criança e do adolescente; posteriormente, como diferenciar quando um caso contato de contato sexual são jogos sexuais e quando é abuso sexual. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, de caráter exploratório, na primeira fase, e descritivo na segunda, envolvendo levantamento bibliográfico, análise de documentos e construção de narrativas ficcionais. Para alcançar o objetivo foi realizado um levantamento de documentos, num CREAS na Cidade de Manaus do ano de 2012. Utilizou-se como recorte metodológico a “teoria” do construcionismo social, tendo as práticas discursivas como viés fundamental na produção de sentido. No ano de 2012 foram identificados 8 casos onde meninos realizaram contato sexual, isso representou 3% dos casos acompanhados no CREAS. Em 37,5% de casos foi identificado o termo jogos sexuais, todos os outros casos foram enquadrados na modalidade de violência sexual. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica não sistemática nos periódicos CAPES onde não foi possível encontrar uma descrição teórica do termo jogos sexuais, para tanto, foi realizado uma tentativa de conceituar o termo “jogos sexuais” para que se pudesse compreender melhor este fenômeno. Para análise qualitativa foi utilizado o recurso metodológico de análise das práticas discursivas na produção de sentido, sete narrativas ficcionais foram então escritas para se contar um pouco das histórias presentes nas práticas discursivas identificadas nos prontuários de atendimento individual. Na discussão dos dados e nas considerações finais o que se evidenciou foi como o CREAS é o serviço socioassistencial que trabalha violações de direitos, ou seja, as violências, sendo uma delas a violência sexual; se a prática da descoberta da sexualidade, através dos jogos sexuais, não for considerado uma violência, onde essas famílias deveriam receber acompanhamento familiar quando um de seus filhos participasse desse processo de descoberta sexual? É necessário que haja um serviço público para se tratar as crianças que apresentam seu desenvolvimento sexual infantil através da manipulação de seus próprios corpos e do corpo do outro? Essas foram algumas das reflexões suscitadas.
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Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, de caráter exploratório, na primeira fase, e descritivo na segunda, envolvendo levantamento bibliográfico, análise de documentos e construção de narrativas ficcionais. Para alcançar o objetivo foi realizado um levantamento de documentos, num CREAS na Cidade de Manaus do ano de 2012. Utilizou-se como recorte metodológico a “teoria” do construcionismo social, tendo as práticas discursivas como viés fundamental na produção de sentido. No ano de 2012 foram identificados 8 casos onde meninos realizaram contato sexual, isso representou 3% dos casos acompanhados no CREAS. Em 37,5% de casos foi identificado o termo jogos sexuais, todos os outros casos foram enquadrados na modalidade de violência sexual. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica não sistemática nos periódicos CAPES onde não foi possível encontrar uma descrição teórica do termo jogos sexuais, para tanto, foi realizado uma tentativa de conceituar o termo “jogos sexuais” para que se pudesse compreender melhor este fenômeno. Para análise qualitativa foi utilizado o recurso metodológico de análise das práticas discursivas na produção de sentido, sete narrativas ficcionais foram então escritas para se contar um pouco das histórias presentes nas práticas discursivas identificadas nos prontuários de atendimento individual. Na discussão dos dados e nas considerações finais o que se evidenciou foi como o CREAS é o serviço socioassistencial que trabalha violações de direitos, ou seja, as violências, sendo uma delas a violência sexual; se a prática da descoberta da sexualidade, através dos jogos sexuais, não for considerado uma violência, onde essas famílias deveriam receber acompanhamento familiar quando um de seus filhos participasse desse processo de descoberta sexual? É necessário que haja um serviço público para se tratar as crianças que apresentam seu desenvolvimento sexual infantil através da manipulação de seus próprios corpos e do corpo do outro? Essas foram algumas das reflexões suscitadas.This research aimed to understand, through the Individual Health Records, the demand that comes to CREAS of sexual contact between boys. Boys were considered to be male children under 12 years of age. The aim was primarily to know the incidence of cases arriving at CREAS and to know how they are appointed by both the CREAS reference team and the child and adolescent protection network; later, how to differentiate when a sexual contact case is sexual games and when it is a sexual abuse. This research was qualitative and quantitative, exploratory in the first phase, and descriptive in the second, involving bibliographic survey, document analysis and construction of fictional narratives. To achieve the objective, a documentary survey was carried out in a CREAS in the city of Manaus, in 2012. The "theory" of social constructionism was used as a methodological approach, with discursive practices as a fundamental way in the production of meaning. In 2012 were identified 8 cases where boys had sexual contact, this represented 3% of cases followed in CREAS. In 37.5% of cases the term sexual games was identified, all other cases were classified as sexual violence. A non-systematic bibliographic search was performed in the CAPES journals where it was not possible to find a theoretical description of the term sex games. To this end, an attempt was made to conceptualize the term “sex games” for a better understand do this phenomenon. For qualitative analysis we used the methodological resource of discursive practices analysis in the production of meaning, seven fictional narratives were written to tell a little of the stories present in the discursive practices of the individual care records. In the discussion of the data and in the final considerations was evident how CREAS is the social assistance service that works violations of rights, that is, violence, one of them being sexual violence; If the practice of sexuality discovery through sexual games is not considered a violence, where should these families have family support when one of their children participates in this process of sexual discovery? Is there a need for a public service to treat children who exhibit their child sexual development by manipulating their own bodies and the bodies of others? These were some of the reflections raised.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaOliveira, Adriana Rosmaninho Caldeira dehttp://lattes.cnpq.br/5839730566259435Sampaio, Claudia Regina Brandãohttp://lattes.cnpq.br/9255099700096438Leitão, Consuelena Lopeshttp://lattes.cnpq.br/6269837680965021Costa, Adriane Andradehttp://lattes.cnpq.br/9457680338915084https://orcid.org/0000-0002-3456-81422019-10-30T20:35:29Z2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Adriane Andrade. Contato sexual entre meninos: Jogos sexuais ou violência sexual?. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-10-31T05:05:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-10-31T05:05:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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