Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Pierre Pinto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4438087Z1
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6767
Resumo: Ao longo de sua história, a educação profissional no Brasil, foi marcada pela separação entre trabalho manual e intelectual, que remonta desde o início do século XX, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices. No século XXI a expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica dos IFs, no período 2003-2015, representa importante política pública de acesso à educação pública de qualidade. As discussões, desde 2003, a fim de superar a dicotomia entre ensino técnico e ensino propedêutico tiveram êxito com a mudança na legislação por meio do Decreto nº. 5.154/04, que instituiu o ensino técnico integrado ao ensino médio. Daí em diante os cursos técnicos integrados ao ensino médio ocuparam a centralidade no processo de expansão da Rede Federal, sendo apontados como garantia de empregabilidade para os jovens. Esta Tese, integrada ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, tem perspectiva interdisciplinar, propõe-se a discutir os resultados da formação técnica integrada ao ensino médio do Campus Boa Vista, por meio da empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR (Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Edificações e Secretariado), Campus Boa Vista, concebido com ênfase no modelo de competências e habilidades, orientada pela Teoria do Capital Humano. A formação técnica garantiu a empregabilidade dos egressos? Para responder esta questão, optou-se por privilegiar as vozes dos egressos, ingressantes de 2010 a 2014, que concluíram o curso técnico integrado entre 2014 a 2016. As reflexões realizadas foram aportadas, teoricamente, em documentos oficiais e pesquisadores como Mandel (1980), Antunes (2005), Cunha (1977, 2000), Ciavatta (2005), Frigotto (1999, 2001, 2003, 2005, 2006, 2009, 2010), Ramos (2011), Saviani (2005), dentre outros. No delineamento da pesquisa qualitativa foram definidos os seguintes procedimentos para a base empírica: análise de documentos oficiais (nacionais e institucionais), entrevistas e formulário para os egressos. Os dados secundários foram fornecidos pela Coordenação de Registro Escolar do Campus Boa Vista, locus da pesquisa. As revelações dos egressos, a propósito da empregabilidade, comprovaram que a qualificação como garantia de emprego, nem sempre é efetivada.
id UFAM_f2eafd21d4a5e19040c403467aa3a08a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6767
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da AmazôniaEmployability of the grades: professional education integrated to middle school in the north end of the AmazonEmpregabilidadeEgressos - Instituto Federal de RoraimaEducação profissionalCIÊNCIAS HUMANASAo longo de sua história, a educação profissional no Brasil, foi marcada pela separação entre trabalho manual e intelectual, que remonta desde o início do século XX, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices. No século XXI a expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica dos IFs, no período 2003-2015, representa importante política pública de acesso à educação pública de qualidade. As discussões, desde 2003, a fim de superar a dicotomia entre ensino técnico e ensino propedêutico tiveram êxito com a mudança na legislação por meio do Decreto nº. 5.154/04, que instituiu o ensino técnico integrado ao ensino médio. Daí em diante os cursos técnicos integrados ao ensino médio ocuparam a centralidade no processo de expansão da Rede Federal, sendo apontados como garantia de empregabilidade para os jovens. Esta Tese, integrada ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, tem perspectiva interdisciplinar, propõe-se a discutir os resultados da formação técnica integrada ao ensino médio do Campus Boa Vista, por meio da empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR (Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Edificações e Secretariado), Campus Boa Vista, concebido com ênfase no modelo de competências e habilidades, orientada pela Teoria do Capital Humano. A formação técnica garantiu a empregabilidade dos egressos? Para responder esta questão, optou-se por privilegiar as vozes dos egressos, ingressantes de 2010 a 2014, que concluíram o curso técnico integrado entre 2014 a 2016. As reflexões realizadas foram aportadas, teoricamente, em documentos oficiais e pesquisadores como Mandel (1980), Antunes (2005), Cunha (1977, 2000), Ciavatta (2005), Frigotto (1999, 2001, 2003, 2005, 2006, 2009, 2010), Ramos (2011), Saviani (2005), dentre outros. No delineamento da pesquisa qualitativa foram definidos os seguintes procedimentos para a base empírica: análise de documentos oficiais (nacionais e institucionais), entrevistas e formulário para os egressos. Os dados secundários foram fornecidos pela Coordenação de Registro Escolar do Campus Boa Vista, locus da pesquisa. As revelações dos egressos, a propósito da empregabilidade, comprovaram que a qualificação como garantia de emprego, nem sempre é efetivada.Throughout its history, professional education in Brazil has been marked by the separation of manual and intellectual work, dating back to the beginning of the 20th century, with the creation of Schools of Apprentice Craftsmen. In the XXI century, the expansion and internalization of the Federal Network of Professional and Technological Education of FIs, in the period 2003-2015, represents an important public policy of access to quality public education. Discussions since 2003 to overcome the dichotomy between technical and propaedeutic education have been successful with the change in legislation through Decree no. 5,154 / 04, which instituted integrated technical education for secondary education. From then on, the technical courses integrated to secondary school occupied the centrality in the process of expansion of the Federal Network, being pointed out as a guarantee of employability for the young. This thesis, integrated with the Graduate Program in Society and Culture of the Amazon, has an interdisciplinary perspective, it is proposed to discuss the results of the technical training integrated to the high school of the Campus Boa Vista, through the employability of the graduates of the integrated technical courses to the high school of the IFRR (Electronics, Eletrotechnics, Informatics, Buildings and Secretariat), Campus Boa Vista, conceived with emphasis on the skills and abilities model, influenced by Human Capital Theory. Did the technical training guarantee the employability of the graduates? In order to answer this question, it was decided to privilege the voices of the graduates from 2010 to 2014, who completed the integrated technical course between 2014 and 2016. The reflections were theoretically provided in official documents and researchers such as Mandel (1980) (2005), Ramos (2011), Cunha (1977, 2000), Ciavatta (2005), Frigotto (1999, 2001, 2003), Saviani (2005), among others. In the delineation of the qualitative research, the following procedures were defined for the empirical basis: analysis of official documents (national and institutional), interviews and form for the graduates. The secondary data were provided by the Campus Boa Vista Campus Registration Coordination, research locus. The revelations of the graduates, regarding the employability, proved that the qualification as a guarantee of employment, is not always carried out.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA presente Tese é uma obra fundamental para pensar as políticas públicas de educação profissional integrada ao ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional da Amazônia. Ao discutir a eficácia da noção de empregabilidade e o desemprego junto aos jovens egressos do IFRR, Campus Boa Vista, relacionando-os com o processo de reestruturação produtiva e o desenvolvimento capitalista desigual e combinado.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaScherer, Elenise Fariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795149U2Freitas, Marilene Corrêa da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792933U0Mourão, Arminda Rachel Botelhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761549Y5Freitas, Marcos Antônio Braga dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796728A1Cardoso, Pierre Pintohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4438087Z12018-11-19T19:09:17Z2018-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisimage/jpegapplication/pdfCARDOSO, Pierre Pinto. Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia. 2018. 230 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6767porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-11-20T05:03:39Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6767Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-11-20T05:03:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia
Employability of the grades: professional education integrated to middle school in the north end of the Amazon
title Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia
spellingShingle Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia
Cardoso, Pierre Pinto
Empregabilidade
Egressos - Instituto Federal de Roraima
Educação profissional
CIÊNCIAS HUMANAS
title_short Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia
title_full Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia
title_fullStr Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia
title_full_unstemmed Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia
title_sort Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia
author Cardoso, Pierre Pinto
author_facet Cardoso, Pierre Pinto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4438087Z1
author_role author
author2 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4438087Z1
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scherer, Elenise Faria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795149U2
Freitas, Marilene Corrêa da Silva
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792933U0
Mourão, Arminda Rachel Botelho
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761549Y5
Freitas, Marcos Antônio Braga de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796728A1
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Pierre Pinto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4438087Z1
dc.subject.por.fl_str_mv Empregabilidade
Egressos - Instituto Federal de Roraima
Educação profissional
CIÊNCIAS HUMANAS
topic Empregabilidade
Egressos - Instituto Federal de Roraima
Educação profissional
CIÊNCIAS HUMANAS
description Ao longo de sua história, a educação profissional no Brasil, foi marcada pela separação entre trabalho manual e intelectual, que remonta desde o início do século XX, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices. No século XXI a expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica dos IFs, no período 2003-2015, representa importante política pública de acesso à educação pública de qualidade. As discussões, desde 2003, a fim de superar a dicotomia entre ensino técnico e ensino propedêutico tiveram êxito com a mudança na legislação por meio do Decreto nº. 5.154/04, que instituiu o ensino técnico integrado ao ensino médio. Daí em diante os cursos técnicos integrados ao ensino médio ocuparam a centralidade no processo de expansão da Rede Federal, sendo apontados como garantia de empregabilidade para os jovens. Esta Tese, integrada ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, tem perspectiva interdisciplinar, propõe-se a discutir os resultados da formação técnica integrada ao ensino médio do Campus Boa Vista, por meio da empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR (Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Edificações e Secretariado), Campus Boa Vista, concebido com ênfase no modelo de competências e habilidades, orientada pela Teoria do Capital Humano. A formação técnica garantiu a empregabilidade dos egressos? Para responder esta questão, optou-se por privilegiar as vozes dos egressos, ingressantes de 2010 a 2014, que concluíram o curso técnico integrado entre 2014 a 2016. As reflexões realizadas foram aportadas, teoricamente, em documentos oficiais e pesquisadores como Mandel (1980), Antunes (2005), Cunha (1977, 2000), Ciavatta (2005), Frigotto (1999, 2001, 2003, 2005, 2006, 2009, 2010), Ramos (2011), Saviani (2005), dentre outros. No delineamento da pesquisa qualitativa foram definidos os seguintes procedimentos para a base empírica: análise de documentos oficiais (nacionais e institucionais), entrevistas e formulário para os egressos. Os dados secundários foram fornecidos pela Coordenação de Registro Escolar do Campus Boa Vista, locus da pesquisa. As revelações dos egressos, a propósito da empregabilidade, comprovaram que a qualificação como garantia de emprego, nem sempre é efetivada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19T19:09:17Z
2018-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Pierre Pinto. Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia. 2018. 230 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6767
identifier_str_mv CARDOSO, Pierre Pinto. Empregabilidade dos egressos: a educação profissional integrada ao ensino médio no extremo norte da Amazônia. 2018. 230 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732030779359232