A Amazônia e diálogos pianísticos em Lindalva Cruz, Tatá Level e Arnaldo Rebello

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kienen, João Gustavo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/626008462110813, https://orcid.org/0000-0002-1853-9878
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7334
Resumo: Esta tese objetiva compreender o cenário sociocultural, as influências e a Amazônia presentes nas obras escritas para piano e canto acompanhadas de Arnaldo Rebello e Lindalva Cruz. O eclético presente nas composições é construído a partir da música de tradição europeia para piano e do impacto da experiência na Amazônia. Na leitura crítica das teses de Arnaldo Rebello, pela história da mentalidade, evidenciamos a longa tradição da compreensão da construção da didática pianística desde Il Transilvano (1597) até o Toque Expressivo nos anos 1950 do século XX. Tatá Level, uma mulher pianista esquecida, emerge das letras e revela repertório, aspectos do gênero, formação e, limitações impostas às mulheres do piano, local que Lindalva Cruz também participou. A reflexão crítica está baseada em BOURDIEU (1986, 1996, 2008) PARAKILAS (2012), TOFFANO (2007), KOCHEVITSKY (2016), LE GOFF (1995), CROZAT (2016), GADAMER (1997, 2010). A metodologia qualitativa deu voz às composições de Lindalva Cruz e Arnaldo Rebello, e ouviu a tradução intersemiótica sutil para as teclas do piano em Manaus. O processo de localização das fontes, execução das partituras, tipologias e categorias de análise na perspectiva interdisciplinar entre música e ciências humanas, ao tempo que desenha uma compreensão na perspectiva de campo. Esta tese amplia a discussão acerca da problemática do ecletismo musical nas composições de Lindalva Cruz e Arnaldo Rebello e das representações da paisagem sonora amazônica no repertório destes compositores. Ela inaugura uma linha interpretativa para a prática pianística em Manaus, possibilita desdobramentos acerca das práticas sociais, musicais e processos de representação simbólicos.
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Tatá Level, uma mulher pianista esquecida, emerge das letras e revela repertório, aspectos do gênero, formação e, limitações impostas às mulheres do piano, local que Lindalva Cruz também participou. A reflexão crítica está baseada em BOURDIEU (1986, 1996, 2008) PARAKILAS (2012), TOFFANO (2007), KOCHEVITSKY (2016), LE GOFF (1995), CROZAT (2016), GADAMER (1997, 2010). A metodologia qualitativa deu voz às composições de Lindalva Cruz e Arnaldo Rebello, e ouviu a tradução intersemiótica sutil para as teclas do piano em Manaus. O processo de localização das fontes, execução das partituras, tipologias e categorias de análise na perspectiva interdisciplinar entre música e ciências humanas, ao tempo que desenha uma compreensão na perspectiva de campo. Esta tese amplia a discussão acerca da problemática do ecletismo musical nas composições de Lindalva Cruz e Arnaldo Rebello e das representações da paisagem sonora amazônica no repertório destes compositores. Ela inaugura uma linha interpretativa para a prática pianística em Manaus, possibilita desdobramentos acerca das práticas sociais, musicais e processos de representação simbólicos.This thesis aims to understand the sociocultural scene, the influences and the Amazon present in works written for piano and singing accompanied by Arnaldo Rebello and Lindalva Cruz. The eclectic present in the compositions is constructed from the music of European tradition for piano and the impact of the experience in the Amazon. In the critical reading of Arnaldo Rebello's theses, through the history of mentalities, we show the long tradition of understanding the construction of piano teaching from Il Transilvano (1597) to the Expressive Touch in the 1950s. Tatá Level a forgotten pianist woman emerges from the lyrics and reveals the repertoire, aspects of the genre, training and limitations imposed on the women of the piano, a venue that Lindalva Cruz also participated in. The critical reflection is based on BOURDIEU (1986, 1996, 2008) PARAKILAS, (2012), TOFFANO (2007), KOCHEVITSKY (2016), LE GOFF (1995), CROZAT (2016), GADAMER (1997, 2010). The qualitative methodology gave voice to the compositions of Lindalva Cruz and Arnaldo Rebello, and heard the subtle intersemiotic translation for piano keys in Manaus. The process of locating the sources, the performance of the scores, typologies and categories of analysis in the interdisciplinary perspective between music and human sciences, while drawing an understanding from the field perspective. This thesis expands the discussion about the problematic of musical eclecticism in the compositions of Lindalva Cruz and Arnaldo Rebello and the representations of the Amazonian sound landscape in the repertoire of these composers. It inaugurates an interpretive line for the practice pianistica in Manaus, it allows unfolding about the social practices, musical and processes of symbolic representation..Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaBarros, Rosemara Staub dehttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876Freitas, Marilene Corrêa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679Noronha, Nelson Matos dehttp://lattes.cnpq.br/6356531305834444Farias, Elias Souzahttp://lattes.cnpq.br/4877433769416812Kienen, João Gustavohttp://lattes.cnpq.br/626008462110813https://orcid.org/0000-0002-1853-98782019-08-26T15:46:56Z2019-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfKIENEN, João Gustavo. A Amazônia e diálogos pianísticos em Lindalva Cruz, Tatá Level e Arnaldo Rebello. 2019. 151 f. 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