A geodiversidade e a fisionomia da paisagem da bacia de drenagem de Educandos: cursos fluviais do alto e do médio igarapé do quarenta, no sudeste de Manaus-Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3216246825090813
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9207
Resumo: Esta pesquisa analisa a fisionomia da paisagem a partir da geodiversidade existente na Bacia de drenagem (Bd) de Educandos, nos seus cursos fluviais do Alto e Médio, modeladores de sudeste a sul da cidade em Manaus-Amazonas-Brasil. A estratégia metodológica foi estruturada com o método procedimental, o Estudo de Caso, dialogado com as principais técnicas: Pesquisa documental; Observação Direta e respectiva aplicação do Protocolo de Inventariamento Geográfico; Sistema de Informação Geográfica – ambiente computadorizado constituído por: ArcGis 10.3; LANDSAT TM 5 e 8; Imagens SRTM SA 20-21; dados do IBGE 2007/2010 e SEMMAS 2010; Base Map Worl Topographic Map; Datum: SIRGAS 2000. O método de abordagem que serviu de base para as abordagens foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin. O estudo se pautou em analisar a paisagem, em específico no elemento da geodiversidade que trata sobre a fisiografia fluvial dos igarapés, nos cursos fluviais do Alto e Médio da Bd de Educandos. A rede de drenagem morfogenética tem origem em falhas e fraturas que dão uma geometria angular-dendrítica constituída por 117 canais no curso médio e 95 canais no curso superior. Dentre os principais resultados nessa malha hidrográfica: não há mais nenhuma funcionalidade (cota de água nos leitos fluviais) que permita navegabilidade; progressão na ocorrência de extinção de igarapés; perdas significantes das nascentes, logo, o maior impacto nos igarapés de primeira ordem, inclusive a nascente principal do canal predominante, o igarapé do Quarenta; intenso impacto pelo uso e ocupação do solo nas duas faixas justafluviais por edificações autorizadas, e também pelas moradias e pequenos comércios irregulares. De uma maneira geral, os sistemas hidrográficos nos cursos fluviais estudados estão com alterações antrópicas na sua geomorfologia fluvial irrecuperáveis, com a dinâmica crescente do uso e ocupação do solo urbano. Apesar dessa situação que parece conflitante, todavia a perdurabilidade ambiental está presente. Esta se apresenta com resiliência entre o sistema fluvial e as pessoas constituidoras da paisagem existente, cuja complexidade é tecida pelas funções alelogramáticas da ordem-desordem organização-integração, dando sentido à paisagem atual.
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A estratégia metodológica foi estruturada com o método procedimental, o Estudo de Caso, dialogado com as principais técnicas: Pesquisa documental; Observação Direta e respectiva aplicação do Protocolo de Inventariamento Geográfico; Sistema de Informação Geográfica – ambiente computadorizado constituído por: ArcGis 10.3; LANDSAT TM 5 e 8; Imagens SRTM SA 20-21; dados do IBGE 2007/2010 e SEMMAS 2010; Base Map Worl Topographic Map; Datum: SIRGAS 2000. O método de abordagem que serviu de base para as abordagens foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin. O estudo se pautou em analisar a paisagem, em específico no elemento da geodiversidade que trata sobre a fisiografia fluvial dos igarapés, nos cursos fluviais do Alto e Médio da Bd de Educandos. A rede de drenagem morfogenética tem origem em falhas e fraturas que dão uma geometria angular-dendrítica constituída por 117 canais no curso médio e 95 canais no curso superior. Dentre os principais resultados nessa malha hidrográfica: não há mais nenhuma funcionalidade (cota de água nos leitos fluviais) que permita navegabilidade; progressão na ocorrência de extinção de igarapés; perdas significantes das nascentes, logo, o maior impacto nos igarapés de primeira ordem, inclusive a nascente principal do canal predominante, o igarapé do Quarenta; intenso impacto pelo uso e ocupação do solo nas duas faixas justafluviais por edificações autorizadas, e também pelas moradias e pequenos comércios irregulares. De uma maneira geral, os sistemas hidrográficos nos cursos fluviais estudados estão com alterações antrópicas na sua geomorfologia fluvial irrecuperáveis, com a dinâmica crescente do uso e ocupação do solo urbano. Apesar dessa situação que parece conflitante, todavia a perdurabilidade ambiental está presente. Esta se apresenta com resiliência entre o sistema fluvial e as pessoas constituidoras da paisagem existente, cuja complexidade é tecida pelas funções alelogramáticas da ordem-desordem organização-integração, dando sentido à paisagem atual.Esta investigación analiza la fisonomía del paisaje a partir de la geodiversidad existente en la cuenca de drenaje (Bd) de Educandos, en sus cursos fluviales Alto y Medio, modelando de sureste a sur de la ciudad en Manaus-Amazonas-Brasil. La estratégia metodológica se estructuró con el método procedimental, el Estudio de Caso, dialogado con las principales técnicas: Investigación documental; Observación Directa y respectiva aplicación del Protocolo de Inventario Geográfico; Sistema de Información Geográfica - entorno informático compuesto por: ArcGis 10.3; imágenes LANDSAT TM 5 y 8; SRTM SA 20-21; datos IBGE 2007/2010 y SEMMAS 2010; Mapa Topográfico Base Worl; Datum: SIRGAS 2000. El método de aproximación que sirvió de base a los planteamientos fue el Pensamiento Complejo de Edgar Morin. El estudio se basó en el análisis del paisaje, concretamente en el elemento de geodiversidad que trata de la fisiografía fluvial de los igarapés de los ríos Alto y Medio de la db Educandos. La red de drenaje morfogénico se origina a partir de fallas y fracturas que dan una geometria angular-dendrítica compuesta por 117 canales en el curso medio y 95 canales en el curso superior. Entre los principales resultados en esta red hidrográfica: ya no hay funcionalidad (nivel de agua en los cauces) que permita la navegabilidad; progresión em la ocurrencia de la extinción de igarapés; pérdida significativa de manantiales, por lo tanto, el mayor impacto en los igarapés de primer orden, incluyendo el principal manantial del canal predominante, el igarapé de los Cuarenta; impacto intenso por el uso y ocupación del suelo en las dos franjas justafluviales por Construcciones autorizadas, y también por viviendas irregulares y pequeños negocios. En general, los sistemas hidrográficos de los cursos fluviales estudiados se encuentran con irrecuperables alteraciones antrópicas en su geomorfología fluvial, con la creciente dinámica de uso y ocupación del suelo urbano. A pesar de esta situación que parece conflictiva, sin embargo, la perdurabilidad ambiental está presente. Esto se presenta com la resiliencia entre el sistema fluvial y las personas que constituyen el paisaje existente, cuya complejidad está tejida por las funciones alelogramáticas de orden-desordenorganización-integración, dando sentido al paisaje actual.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaBrandão, Jesuéte Pachêcohttp://lattes.cnpq.br/4821963021521219Santos, Alem Silvia Marinho doshttp://lattes.cnpq.br/4380195068604848Albuquerque, Adoréa Rebello da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/3916324527868398Oliveira, João de Souzahttp://lattes.cnpq.br/32162468250908132022-12-23T19:45:14Z2022-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, João de Souza. A geodiversidade e a fisionomia da paisagem da bacia de drenagem de Educandos: cursos fluviais do alto e do médio igarapé do quarenta, no sudeste de Manaus-Amazonas. 2022. 158 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-12-24T05:03:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-12-24T05:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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