Tecnologia educativa para paciente no pré-operatório imediato de cirurgias eletivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caciano, Kelly Regina Pires da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9259191383944160, https://orcid.org/0000-0002-8451-4177
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8539
Resumo: Este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educativa para orientação dos pacientes em pré-operatório imediato de cirurgias eletivas. Trata-se de um estudo metodológico para construção e validação de conteúdo e aparência de uma tecnologia educacional, em formato de cartilha, para orientação de pacientes em pré-operatório imediato de cirurgias eletivas. Optou-se neste estudo pelo quantitativo de 13 juízes, destes dez juízes especialistas da área da de saúde, sendo dois médicos anestesiologistas, oito enfermeiros. E três juízes-especialistas fora da área de saúde: sendo um professor de letras, um pedagogo e um designer gráfico. Quanto ao público-alvo, este corresponderam a 20 pacientes em regime de internação em pré operatório de cirurgia eletiva, selecionados de forma aleatória. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se por seguir três fases: Primeira fase - A elaboração da cartilha se deu após realizar uma revisão integrativa da literatura, buscando informações pertinentes e fundamentadas para orientações aos pacientes em pré-operatório em bases de dados tais como BVS, Scielo e PubMed. Segunda fase: A cartilha (primeira versão) foi entregue aos juízes-especialistas para validação do seu conteúdo, aparência, estrutura, objetivo, relevância e apontaram as alterações que julgaram necessárias, posteriormente, os dados foram analisados estatisticamente; as recomendações que sugeriram mudanças foram todas analisadas e acatadas no que estava pertinente. Como os dados estatísticos demonstraram um nível de concordância entre as respostas dos juízes de 93,35%, inferindo que o instrumento estava pertinente, a cartilha foi readequada, sem necessidade de ser submetido a uma nova avaliação dos peritos. Terceira fase: Após a validação por parte dos juízes-especialistas, a cartilha foi avaliada pelo público-alvo. Que foram convidados verbalmente na unidade de internação onde foi entregue pessoalmente um instrumento de avaliação com perguntas fechadas quanto ao objetivo, organização, estilo da escrita, aparência, motivação e apontaram as alterações que julgaram necessárias. Após o recolhimento e quantificação dos dados, obteve-se um percentual de concordância acima 99,8%. Foi construida uma tecnologia que proporciona orientação, previne complicações e promove autonomia e confiança ao paciente. Além de esta contribuindo no meio cientifico com a construção e validação de uma tecnologia educacional e atuando como suporte nas ações educativas da equipe interdisciplinar com uma cartilha educativa válida e confiável, de modo a conferir maior confiabilidade no processo educativo em saúde.
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Quanto ao público-alvo, este corresponderam a 20 pacientes em regime de internação em pré operatório de cirurgia eletiva, selecionados de forma aleatória. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se por seguir três fases: Primeira fase - A elaboração da cartilha se deu após realizar uma revisão integrativa da literatura, buscando informações pertinentes e fundamentadas para orientações aos pacientes em pré-operatório em bases de dados tais como BVS, Scielo e PubMed. Segunda fase: A cartilha (primeira versão) foi entregue aos juízes-especialistas para validação do seu conteúdo, aparência, estrutura, objetivo, relevância e apontaram as alterações que julgaram necessárias, posteriormente, os dados foram analisados estatisticamente; as recomendações que sugeriram mudanças foram todas analisadas e acatadas no que estava pertinente. Como os dados estatísticos demonstraram um nível de concordância entre as respostas dos juízes de 93,35%, inferindo que o instrumento estava pertinente, a cartilha foi readequada, sem necessidade de ser submetido a uma nova avaliação dos peritos. Terceira fase: Após a validação por parte dos juízes-especialistas, a cartilha foi avaliada pelo público-alvo. Que foram convidados verbalmente na unidade de internação onde foi entregue pessoalmente um instrumento de avaliação com perguntas fechadas quanto ao objetivo, organização, estilo da escrita, aparência, motivação e apontaram as alterações que julgaram necessárias. Após o recolhimento e quantificação dos dados, obteve-se um percentual de concordância acima 99,8%. Foi construida uma tecnologia que proporciona orientação, previne complicações e promove autonomia e confiança ao paciente. Além de esta contribuindo no meio cientifico com a construção e validação de uma tecnologia educacional e atuando como suporte nas ações educativas da equipe interdisciplinar com uma cartilha educativa válida e confiável, de modo a conferir maior confiabilidade no processo educativo em saúde.This study aims to build and validate an educational technology to guide patients in the immediate preoperative period of elective surgeries. This is a methodological study for the construction and validation of content and appearance of an educational technology, in booklet format, to guide patients in the immediate preoperative period of elective surgeries. In this study, we opted for the quantitative of 13 judges, of which ten were specialists in the field of health, two of which were anesthesiologists and eight nurses. And three expert judges outside the health area: being a professor of letters, a pedagogue and a graphic designer. As for the target audience, this corresponded to 20 patients hospitalized in the preoperative period of elective surgery, selected at random. For the development of this study, three phases were chosen: First phase - The preparation of the booklet took place after an integrative literature review, seeking pertinent and substantiated information for guidance to patients in the preoperative period in databases such as BVS, Scielo and PubMed. Second phase: The booklet (first version) was delivered to expert judges for validation of its content, appearance, structure, objective, relevance and they pointed out the changes they deemed necessary, later, the data were statistically analyzed; the recommendations that suggested changes were all analyzed and accepted as pertinent. As the statistical data showed a level of agreement between the answers of the judges of 93.35%, inferring that the instrument was relevant, the booklet was readjusted, without the need to undergo a new evaluation by the experts. Third stage: After validation by expert judges, the booklet was evaluated by the target audience. They were verbally invited to the inpatient unit, where an assessment instrument was personally delivered with closed-ended questions regarding the purpose, organization, writing style, appearance, motivation, and pointed out the changes they deemed necessary. After collecting and quantifying the data, a percentage of agreement above 99.8% was obtained. A technology was built that provides guidance, prevents complications and promotes autonomy and confidence to the patient. In addition to contributing to the scientific environment with the construction and validation of an educational technology and acting as support in the educational actions of the interdisciplinary team with a valid and reliable educational booklet, in order to provide greater reliability in the health education process.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EnfermagemBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Enfermagem no Contexto AmazônicoCordeiro, Priscilla Mendeshttp://lattes.cnpq.br/3005896186633325Pina, Rizoléia Marina Pinheiro*Frota, Audriclea Viana*Caciano, Kelly Regina Pires da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9259191383944160https://orcid.org/0000-0002-8451-41772021-11-16T21:22:03Z2021-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCACIANO, Kelly Regina Pires da Silva. Tecnologia educativa para paciente no pré-operatório imediato de cirurgias eletivas. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem no Contexto Amazônico) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8539porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-03-17T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-03-17T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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