Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6154 |
Resumo: | Muitos desafios necessitam ser enfrentados para que a educação básica, especialmente o Ensino Médio, assegure uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e forneça meios para progressão no trabalho. Além de reformulação do currículo, é necessária a formação de professores para ensinar conteúdos atuais e mais próximos da vida dos alunos. Portanto, a proposta deste trabalho surge da necessidade de contextualizar a realidade dos alunos com os conhecimentos químicos e tem como objetivo investigar as aprendizagens promovidas no ensino de conteúdos químicos com alunos do Ensino Médio, a partir da temática “lixo urbano” sob o enfoque CTS. Este trabalho está baseado na abordagem qualitativa e técnica da pesquisa-ação, tendo a metodologia de projeto e suas ações didáticas com suporte de questionários como instrumentos de coleta de dados. O tema lixo foi escolhido devido a escola onde o projeto foi desenvolvido estar situada em um bairro, que já fora um “lixão” ao mesmo tempo em que o tema tem grande relevância social. Participaram como sujeitos de pesquisa, treze (13) alunos do 1 ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Manaus- Amazonas. A análise de dados foi orientada pela Análise de Conteúdo, com interpretação das mensagens obtidas durante o processo investigativo. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho envolvendo temas sociais evidenciam a importância da introdução de aspectos sociocientíficos no ensino sob o enfoque CTS e podem favorecer as atividades práticas contextualizadas, aliando a aprendizagem conceitual dos conteúdos com uma postura mais comprometida com o ambiente, contribuindo para formação do cidadão. Percebeu-se inicialmente, que os alunos estavam alheios ao problema social em discussão, sendo assim, iniciou-se um trabalho reflexivo sobre as responsabilidades de todos sobre o lixo. Para tanto se trabalhou as aprendizagens de conceitos químicos, procedimentos e atitudes. Em relação às aprendizagens promovidas pelo projeto, na construção do conhecimento relacionado às transformações e propriedades dos materiais percebeu-se um avanço no que tange a proposição de hipóteses mesmo que de maneira insegura e em relação as ideias prévias no início do projeto, entende-se que há necessidade ainda de reforços ou atividades que desenvolvam mais o campo conceitual. Entretanto, nas atividades que promoveram cooperação, solidariedade, organização, debate, reflexão e criticidade foram bastante eficazes, e isso foi percebido nas falas citadas no decorrer das atividades e no resultado da pesquisa, onde os alunos explanaram a temática de forma segura e crítica. É interessante ressaltar que essa evolução foi gradativa, e se não promoveu uma mudança duradoura, entretanto a semente da reflexão foi plantada. Observouse que dentro do nível cognitivo, os participantes encontram-se entre o realismo ingênuo, da realidade que conseguem visualizar e o interpretativo, que conseguem explicar por meio da ciência e caminhando para um processo reflexivo de aceitar o que é melhor para a coletividade, passando a considerar uma mudança de paradigma. |
id |
UFAM_f7352d653c28bae9cc0422ec7797da10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6154 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTSEnsino de QuímicaConteúdos de AprendizagemQuímica - Análise de ConteúdoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAMuitos desafios necessitam ser enfrentados para que a educação básica, especialmente o Ensino Médio, assegure uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e forneça meios para progressão no trabalho. Além de reformulação do currículo, é necessária a formação de professores para ensinar conteúdos atuais e mais próximos da vida dos alunos. Portanto, a proposta deste trabalho surge da necessidade de contextualizar a realidade dos alunos com os conhecimentos químicos e tem como objetivo investigar as aprendizagens promovidas no ensino de conteúdos químicos com alunos do Ensino Médio, a partir da temática “lixo urbano” sob o enfoque CTS. Este trabalho está baseado na abordagem qualitativa e técnica da pesquisa-ação, tendo a metodologia de projeto e suas ações didáticas com suporte de questionários como instrumentos de coleta de dados. O tema lixo foi escolhido devido a escola onde o projeto foi desenvolvido estar situada em um bairro, que já fora um “lixão” ao mesmo tempo em que o tema tem grande relevância social. Participaram como sujeitos de pesquisa, treze (13) alunos do 1 ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Manaus- Amazonas. A análise de dados foi orientada pela Análise de Conteúdo, com interpretação das mensagens obtidas durante o processo investigativo. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho envolvendo temas sociais evidenciam a importância da introdução de aspectos sociocientíficos no ensino sob o enfoque CTS e podem favorecer as atividades práticas contextualizadas, aliando a aprendizagem conceitual dos conteúdos com uma postura mais comprometida com o ambiente, contribuindo para formação do cidadão. Percebeu-se inicialmente, que os alunos estavam alheios ao problema social em discussão, sendo assim, iniciou-se um trabalho reflexivo sobre as responsabilidades de todos sobre o lixo. Para tanto se trabalhou as aprendizagens de conceitos químicos, procedimentos e atitudes. Em relação às aprendizagens promovidas pelo projeto, na construção do conhecimento relacionado às transformações e propriedades dos materiais percebeu-se um avanço no que tange a proposição de hipóteses mesmo que de maneira insegura e em relação as ideias prévias no início do projeto, entende-se que há necessidade ainda de reforços ou atividades que desenvolvam mais o campo conceitual. Entretanto, nas atividades que promoveram cooperação, solidariedade, organização, debate, reflexão e criticidade foram bastante eficazes, e isso foi percebido nas falas citadas no decorrer das atividades e no resultado da pesquisa, onde os alunos explanaram a temática de forma segura e crítica. É interessante ressaltar que essa evolução foi gradativa, e se não promoveu uma mudança duradoura, entretanto a semente da reflexão foi plantada. Observouse que dentro do nível cognitivo, os participantes encontram-se entre o realismo ingênuo, da realidade que conseguem visualizar e o interpretativo, que conseguem explicar por meio da ciência e caminhando para um processo reflexivo de aceitar o que é melhor para a coletividade, passando a considerar uma mudança de paradigma.Many challenges need to be faced in order for basic education especially the Secondary Education, ensures a common formation indispensable for the exercise of citizenship and to provide the means for progression at work. In addition to the reformulation of the curriculum, it is necessary to train teachers to teach current contents and closer to students' lives. Therefore, the proposal of this work arises from the need to contextualize the reality of the students with the chemical knowledge and aims to investigate the learning promoted in the teaching of chemical contents with High School students, from the theme "urban waste" under the CTS approach. This work is based on the qualitative and technical approach of the action research, having the project methodology and its didactic actions with the support of questionnaires as instruments of data collection. The garbage theme was chosen due to the school where the project was developed is located in a neighborhood, which had already been a "dump" at the same time that the theme has great social relevance. Thirteen (13) students from the 1st year of High School, from a public school in the county of Manaus-Amazonas, participated as subjects of research. The analysis of data was guided by Content Analysis, with interpretation of the messages obtained during the investigative process. The results suggest that the work involving social themes evidences the importance of the introduction of socio-scientific aspects in the teaching under the CTS approach and can favor contextualized practical activities, combining the conceptual learning of the contents with a posture more committed to the environment, contributing to formation of the citizen. It was first realized that the students were oblivious to the social problem under discussion, and thus began a reflective work on everyone's responsibilities over garbage. For that, we worked on the learning of chemical concepts, procedures and attitudes. In relation to the learning promoted by the project, in the construction of the knowledge related to the transformations and properties of the materials, an advance was made regarding the proposition of hypotheses even if in an insecure way and in relation to the previous ideas at the beginning of the project, it is understood that there is still a need for reinforcements or activities that further develop the conceptual field. However, the activities that promoted cooperation, solidarity, organization, debate, reflection and criticality were quite effective, and this was noticed in the speeches mentioned during the course of the activities and in the research results, where the students explained the subject in a safe and critical way. It is interesting to note that this evolution was gradual, and if it did not promote a lasting change, however, the seed of the reflection was planted. It was observed that within the cognitive level, the participants find themselves between naive realism, the reality they can visualize and the interpretive, that they can explain through science and are moving towards a reflexive process of accepting what is better for the community, to consider a paradigm shift.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaSouza, Katiuscia dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167Souza, Renato Henriques deWiedermann, Larissa Silveira MoreiraBorges, Darling Katiuscia de Goeshttp://lattes.cnpq.br/81809616154481622018-02-09T12:59:00Z2017-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Darling Katiuscia de Goes. Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6154porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-03-14T15:13:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-03-14T15:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS |
title |
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS |
spellingShingle |
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS Borges, Darling Katiuscia de Goes Ensino de Química Conteúdos de Aprendizagem Química - Análise de Conteúdo CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS |
title_full |
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS |
title_fullStr |
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS |
title_full_unstemmed |
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS |
title_sort |
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS |
author |
Borges, Darling Katiuscia de Goes |
author_facet |
Borges, Darling Katiuscia de Goes http://lattes.cnpq.br/8180961615448162 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8180961615448162 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Souza, Renato Henriques de Wiedermann, Larissa Silveira Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Darling Katiuscia de Goes http://lattes.cnpq.br/8180961615448162 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Conteúdos de Aprendizagem Química - Análise de Conteúdo CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Ensino de Química Conteúdos de Aprendizagem Química - Análise de Conteúdo CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Muitos desafios necessitam ser enfrentados para que a educação básica, especialmente o Ensino Médio, assegure uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e forneça meios para progressão no trabalho. Além de reformulação do currículo, é necessária a formação de professores para ensinar conteúdos atuais e mais próximos da vida dos alunos. Portanto, a proposta deste trabalho surge da necessidade de contextualizar a realidade dos alunos com os conhecimentos químicos e tem como objetivo investigar as aprendizagens promovidas no ensino de conteúdos químicos com alunos do Ensino Médio, a partir da temática “lixo urbano” sob o enfoque CTS. Este trabalho está baseado na abordagem qualitativa e técnica da pesquisa-ação, tendo a metodologia de projeto e suas ações didáticas com suporte de questionários como instrumentos de coleta de dados. O tema lixo foi escolhido devido a escola onde o projeto foi desenvolvido estar situada em um bairro, que já fora um “lixão” ao mesmo tempo em que o tema tem grande relevância social. Participaram como sujeitos de pesquisa, treze (13) alunos do 1 ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Manaus- Amazonas. A análise de dados foi orientada pela Análise de Conteúdo, com interpretação das mensagens obtidas durante o processo investigativo. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho envolvendo temas sociais evidenciam a importância da introdução de aspectos sociocientíficos no ensino sob o enfoque CTS e podem favorecer as atividades práticas contextualizadas, aliando a aprendizagem conceitual dos conteúdos com uma postura mais comprometida com o ambiente, contribuindo para formação do cidadão. Percebeu-se inicialmente, que os alunos estavam alheios ao problema social em discussão, sendo assim, iniciou-se um trabalho reflexivo sobre as responsabilidades de todos sobre o lixo. Para tanto se trabalhou as aprendizagens de conceitos químicos, procedimentos e atitudes. Em relação às aprendizagens promovidas pelo projeto, na construção do conhecimento relacionado às transformações e propriedades dos materiais percebeu-se um avanço no que tange a proposição de hipóteses mesmo que de maneira insegura e em relação as ideias prévias no início do projeto, entende-se que há necessidade ainda de reforços ou atividades que desenvolvam mais o campo conceitual. Entretanto, nas atividades que promoveram cooperação, solidariedade, organização, debate, reflexão e criticidade foram bastante eficazes, e isso foi percebido nas falas citadas no decorrer das atividades e no resultado da pesquisa, onde os alunos explanaram a temática de forma segura e crítica. É interessante ressaltar que essa evolução foi gradativa, e se não promoveu uma mudança duradoura, entretanto a semente da reflexão foi plantada. Observouse que dentro do nível cognitivo, os participantes encontram-se entre o realismo ingênuo, da realidade que conseguem visualizar e o interpretativo, que conseguem explicar por meio da ciência e caminhando para um processo reflexivo de aceitar o que é melhor para a coletividade, passando a considerar uma mudança de paradigma. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-04 2018-02-09T12:59:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Darling Katiuscia de Goes. Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6154 |
identifier_str_mv |
BORGES, Darling Katiuscia de Goes. Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732024689229824 |