Da educação rural à educação do campo no Amazonas: rupturas e permanências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Maria Trindade dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4781278074635480
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6920
Resumo: O objeto de estudo é a Educação do Campo no Amazonas traçando o percurso da Educação Rural à Educação do Campo como expressão das lutas sociais dos povos do campo. A partir da problemática estabelecemos as seguintes questões norteadoras: Como se deu o processo histórico da Educação Rural à Educação do Campo? Quais os aspectos legais decorrentes do movimento de luta da Educação do Campo? Como se evidencia o processo histórico da Educação Rural à Educação do Campo no Amazonas? O objetivo geral é analisar o processo histórico deste movimento dialético, como explicitação da luta dos povos do campo. Neste sentido, foram formulados os objetivos específicos visando: contextualizar o processo histórico da Educação Rural à Educação do Campo; compreender os aspectos legais da Educação do Campo e historicizar o movimento dialético da Educação Rural e a Educação do Campo no Amazonas. As categorias do método foram: contradição, totalidade, mediação e qualidade gerando quantidade. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Na pesquisa documental, as fontes foram os dados estatísticos do PNDA (Pesquisa Nacional por amostra de domicílios), do PNERA (Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária), do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) entre outros, resoluções, leis, decretos, pareceres que tratam sobre os pressupostos relacionados à Educação do Campo, além de relatórios técnicos produzidos pela coordenação dos projetos, contrato de convênio. Foi realizado um trabalho de pesquisa a partir do Banco de Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), o qual originou os dados quantitativos de teses e dissertações publicadas no período a partir de 2008 a 2015. A partir da concepção dialética articulamos nossa tese que é: Em que pese a mudança de nomenclatura de Educação Rural para Educação do Campo, a realidade nos mostra que a educação no contexto rural do Estado do Amazonas, estão presentes os mesmos problemas e contradições vivenciados historicamente. Verificamos que o processo histórico aponta a articulação entre a luta pela terra com a luta pela educação e que neste processo o que ocorre é a implementação da desigualdade, pois esta é produzida pela forma díspar de acesso à terra e aos serviços sociais. A educação colocada como instrumento de concretização de políticas econômicas, desvinculada do seu contexto histórico, social e aos valores ligados à produção da vida da população do campo, educação a serviço do capital.
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Neste sentido, foram formulados os objetivos específicos visando: contextualizar o processo histórico da Educação Rural à Educação do Campo; compreender os aspectos legais da Educação do Campo e historicizar o movimento dialético da Educação Rural e a Educação do Campo no Amazonas. As categorias do método foram: contradição, totalidade, mediação e qualidade gerando quantidade. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Na pesquisa documental, as fontes foram os dados estatísticos do PNDA (Pesquisa Nacional por amostra de domicílios), do PNERA (Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária), do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) entre outros, resoluções, leis, decretos, pareceres que tratam sobre os pressupostos relacionados à Educação do Campo, além de relatórios técnicos produzidos pela coordenação dos projetos, contrato de convênio. Foi realizado um trabalho de pesquisa a partir do Banco de Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), o qual originou os dados quantitativos de teses e dissertações publicadas no período a partir de 2008 a 2015. A partir da concepção dialética articulamos nossa tese que é: Em que pese a mudança de nomenclatura de Educação Rural para Educação do Campo, a realidade nos mostra que a educação no contexto rural do Estado do Amazonas, estão presentes os mesmos problemas e contradições vivenciados historicamente. Verificamos que o processo histórico aponta a articulação entre a luta pela terra com a luta pela educação e que neste processo o que ocorre é a implementação da desigualdade, pois esta é produzida pela forma díspar de acesso à terra e aos serviços sociais. A educação colocada como instrumento de concretização de políticas econômicas, desvinculada do seu contexto histórico, social e aos valores ligados à produção da vida da população do campo, educação a serviço do capital.The Object of study Is The education of the countryside in Amazonas Tracing the route Rural education to field education as an expression of theSocial Uta of the countryside people. From the problematic We have established the following guiding questions: How did the historical process of rural education be given to the field education? What are the legal aspects arising from the movement of the field education struggle? How is the historical process of rural education evident to the education of the field in Amazonas? TheGeneral goal Is Analyze the historical process Director Dialectical movement, As an explanation of the struggle of the peoples of the countryside. In this sense, specific objectives were formulated aiming to: contextualize the historical process of rural education to the education of the field; Understanding the legal aspects of field education and Historicize The dialectical movement of rural education and the education of the countryside in Amazonas. The categories of the method were: contradiction, totality, mediation and quality generating quantity. UWe have been using bibliographic research and documentary research. In the documentary research, the sources were the statistical data of the Pnda (national survey by household sample), of the Pnera (National research on Education in agrarian Reform), Pronera (National Program of Education in agrarian reform) among other, Resolutions, laws, decrees, opinions dealing with the assumptions related to field education, and technical reports produced by project Coordination, agreement. A research study was carried out from the CAPES thesis database (Coordination of Improvement of staff at the top level), which originated the quantitative data of theses and dissertations Fotacas in the period from 2008 to 2015. From the dialectical conception we articulate our thesis that is: In spite of the change in the nomenclature of rural Education for field education, the reality shows us that education in the rural context of the state of Amazonas, are present the same problems and contradictions historically experienced. We verified that the historical process points to the articulation between the struggle for land and the struggle for education And that in this process What happens is the implementation of inequality, because it is produced By Way Dispar Access to land and social services. A Education as an instrument for the realization of economic policies, detached from its historical, social context and the values linked to the productionThe life of the field population, education at the service of the capital.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Salazar, Deuzilene Marqueshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909Borges, Heloisa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333Garcia, Fabiane Maiahttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303Tavares, Maria Trindade dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/47812780746354802019-01-31T20:48:56Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTAVARES, Maria Trindade dos Santos. Da educação rural à educação do campo no Amazonas: rupturas e permanências. 2018. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-02-01T05:03:58Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-02-01T05:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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