Análise da composição asfáltica com Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC) segundo modelo reológico viscoelástico linear de Huet-Sayegh
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8114 |
Resumo: | O método vigente de dimensionamento brasileiro de pavimentos atua com três parâmetros: índice de suporte, parâmetros climáticos e tráfego. Aliado a isso, os pavimentos são um sistema complexo, isto é, compreendem diversas camadas, em especial a camada de revestimento, que contém na sua composição o ligante betuminoso, material cujo comportamento quanto à deformação é dualístico: elástico e viscoso. Para descrever esse fenômeno, utiliza-se a previsão do comportamento tensão-deformação mediante análise do ensaio de módulo complexo. Para o presente trabalho, foram analisadas duas composições asfálticas, provenientes de trabalhos do Grupo de Pesquisa em Geotecnia (GEOTEC/UFAM): Concreto Asfáltico (CA), sob flexão a quatro pontos, e mistura SMA, no tocante ao comportamento uniaxial de corpos-de-prova cilíndricos. A metodologia utilizada foi o ajuste de curvas baseado nos dados experimentais de Módulo Complexo |E*| e frequência, relativo ao Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), para que se encontrassem os parâmetros do Modelo Reológico de Huet-Sayegh. A análise numérica demostrou a aplicabilidade do modelo para determinação do comportamento viscoelástico linear, nas faixas de temperaturas e frequências adotadas. |
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Análise da composição asfáltica com Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC) segundo modelo reológico viscoelástico linear de Huet-SayeghConcreto asfálticoModelo Reológico de Huet-SayeghComportamento viscoelástico linearComportamento uniaxialComportamento tensão-deformaçãoENGENHARIASMétodo dos Mínimos QuadradosHuet-SayeghMódulo ComplexoMistura AsfálticaO método vigente de dimensionamento brasileiro de pavimentos atua com três parâmetros: índice de suporte, parâmetros climáticos e tráfego. Aliado a isso, os pavimentos são um sistema complexo, isto é, compreendem diversas camadas, em especial a camada de revestimento, que contém na sua composição o ligante betuminoso, material cujo comportamento quanto à deformação é dualístico: elástico e viscoso. Para descrever esse fenômeno, utiliza-se a previsão do comportamento tensão-deformação mediante análise do ensaio de módulo complexo. Para o presente trabalho, foram analisadas duas composições asfálticas, provenientes de trabalhos do Grupo de Pesquisa em Geotecnia (GEOTEC/UFAM): Concreto Asfáltico (CA), sob flexão a quatro pontos, e mistura SMA, no tocante ao comportamento uniaxial de corpos-de-prova cilíndricos. A metodologia utilizada foi o ajuste de curvas baseado nos dados experimentais de Módulo Complexo |E*| e frequência, relativo ao Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), para que se encontrassem os parâmetros do Modelo Reológico de Huet-Sayegh. A análise numérica demostrou a aplicabilidade do modelo para determinação do comportamento viscoelástico linear, nas faixas de temperaturas e frequências adotadas.The current Brazilian pavement design method works with three parameters: support index, climatic parameters and traffic. Allied to this, the floors are a complex system, that is, they comprise several layers, especially the asphalt concrete, which contains in its composition the bituminous binder, a material whose behavior in terms of deformation is dualistic: elastic and viscous. To describe this phenomenon, the stress-strain behavior prediction is used by analyzing the complex modulus test. For the present work, two asphalt compositions from the work of Geotechnical Group (GEOTEC/UFAM) were analyzed: Asphalt Concrete (CA), under four-point bending test, and SMA mixture, with respect to the uniaxial behavior of cylindrical specimens. The methodology used was the adjustment of curves based on the experimental data of Complex Modulus |E*| and frequency, relative to the Ordinary Least Squares (OLS), to find the parameters of the Huet-Sayegh Rheological Model. The numerical analysis demonstrated the applicability of the model for determining the linear viscoelastic behavior, in the adopted temperature and frequency ranges.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de MateriaisFrota, Consuelo Alves dahttp://lattes.cnpq.br/4200047916528088Paula, Marcos Marques da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9465127865782783Fortes, Rita Mourahttp://lattes.cnpq.br/5750241706620755Monteiro, Anne Karollynne Castrohttp://lattes.cnpq.br/2295395572597493https://orcid.org/0000-0002-1089-87612021-02-10T21:22:55Z2020-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Anne Karollynne Castro. Análise da composição asfáltica com Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC) segundo modelo reológico viscoelástico linear de Huet-Sayegh. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-11T05:04:30Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-11T05:04:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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