Contribuição dos Centros Municipais de Educação Escolar Indígena na construção da identidade de crianças indígenas em Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sandra Rejane Viana de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9235802374437720, https://orcid.org/0000-0001-6324-1694
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7908
Resumo: Este trabalho está pautado na pesquisa realizada acerca da identidade da criança indígena, especificamente as que residem na cidade de Manaus e frequentam os Centros Municipais de Educação Escolar Indígena - CMEEI, AA no bairro Mauazinho e WA no Parque da Tribos/Tarumã-Açu, que por definição prévia constituem-se nos lócus da pesquisa. O objetivo desta pesquisa centrou-se em conhecer a dinâmica dos trabalhos realizados nestas instituições de ensino, e de que forma eles têm contribuído para a construção da identidade das crianças que o frequentam, além de analisar a estruturação da identidade da criança indígena no âmbito familiar e a partir de suas relações sociais em sua comunidade. Os participantes da pesquisa aqui inseridos são as crianças alunos do CMEEI que apresentam bom envolvimento nas atividades escolares, os pais ou responsáveis por alunos que acompanham as ações do CMEEI e as professoras destas instituições de ensino. A metodologia utilizada está baseada na observação participante durante a pesquisa de campo, e os instrumentos de pesquisa foram os registros no Diário de Campo e entrevistas dialógicas ou semiestruturadas com os participantes da pesquisa. A análise dos dados está fundamentada na abordagem etnográfica sob a teoria relacional da identidade a partir das concepções epistemológicas barthnianas. Através deste estudo percebemos que as identidades étnicas infantis revelam-se com gratuidade e são por elas reafirmadas nas situações das três esferas aqui mencionadas e externam-se através de suas falas ao mencionar suas crenças e opiniões, através de ações ao adentrar no universo da escola e ao interagir através das atividades propostas pela professora, nas expressões artísticas nas quais não se eximem em realizar, e por meio de suas brincadeiras que consistem na vinculação do tripé: família, comunidade e escola, pois são reveladas através dos princípios familiares que estão firmados através da aprendizagem pela convivência cotidiana, na comunidade ao compartilhar as cosmologias e na escola que outrora dúbia, busca agora sustentar sua práxis em favor do interesse dos povos indígenas. Conclui-se que há evidências que na fusão deste tripé, os CMEEIs destacam-se como um forte ponto de intersecção para as relações interacionais, proporcionando uma difusão das identidades que se revelaram de maneira diversificada, contribuindo desta forma para as afirmativas identitárias, além de constituírem-se como fundamento para a divulgação destas em um contexto urbano.
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O objetivo desta pesquisa centrou-se em conhecer a dinâmica dos trabalhos realizados nestas instituições de ensino, e de que forma eles têm contribuído para a construção da identidade das crianças que o frequentam, além de analisar a estruturação da identidade da criança indígena no âmbito familiar e a partir de suas relações sociais em sua comunidade. Os participantes da pesquisa aqui inseridos são as crianças alunos do CMEEI que apresentam bom envolvimento nas atividades escolares, os pais ou responsáveis por alunos que acompanham as ações do CMEEI e as professoras destas instituições de ensino. A metodologia utilizada está baseada na observação participante durante a pesquisa de campo, e os instrumentos de pesquisa foram os registros no Diário de Campo e entrevistas dialógicas ou semiestruturadas com os participantes da pesquisa. A análise dos dados está fundamentada na abordagem etnográfica sob a teoria relacional da identidade a partir das concepções epistemológicas barthnianas. Através deste estudo percebemos que as identidades étnicas infantis revelam-se com gratuidade e são por elas reafirmadas nas situações das três esferas aqui mencionadas e externam-se através de suas falas ao mencionar suas crenças e opiniões, através de ações ao adentrar no universo da escola e ao interagir através das atividades propostas pela professora, nas expressões artísticas nas quais não se eximem em realizar, e por meio de suas brincadeiras que consistem na vinculação do tripé: família, comunidade e escola, pois são reveladas através dos princípios familiares que estão firmados através da aprendizagem pela convivência cotidiana, na comunidade ao compartilhar as cosmologias e na escola que outrora dúbia, busca agora sustentar sua práxis em favor do interesse dos povos indígenas. Conclui-se que há evidências que na fusão deste tripé, os CMEEIs destacam-se como um forte ponto de intersecção para as relações interacionais, proporcionando uma difusão das identidades que se revelaram de maneira diversificada, contribuindo desta forma para as afirmativas identitárias, além de constituírem-se como fundamento para a divulgação destas em um contexto urbano.This work is based on the research did on the identity of the indigenous child, specifically those who live in the city of Manaus - Amazonas, Brazil - and attend the Municipal Centers for Indigenous School Education (Centros Municipais de Educação Escolar Indígena – CMEEI), Center AA in the Mauazinho and Center WA in the Parque das Tribos/Tarumã-Açu, which constitute the source for this research. The objective of this paper was to know the dynamics of the work carried out in these educational institutions, and how they have contributed to the construction of the identity of the children who attend this space, in addition to analyzing the structuring of the identity of the indigenous child in the context family based on their social relationships in their community. The participants of this research are students of CMEEI who have a good involvement in school activities, parents/guardians of these students who follow the actions of CMEEI and the teachers of these educational institutions. The methodology used is based on participant observation, did through field research, and the research instruments were field notes and semi-structured interviews conducted with the participants of this work. The data analysis is based on the ethnographic approach under the relational theory of identity-based on barthnian epistemological concepts. Through this study, we realized that children's ethnic identities reveal themselves free of charge and are reaffirmed by them in the situations of the three spheres mentioned here, and are expressed through their speeches when mentioning their beliefs and opinions, through actions entering the universe school and interacting through the activities proposed by the teacher, in artistic expressions that children are not exempt from performing, and through their games that consist of linking the tripod: family, community and school, as they are revealed through the principles family members who are established through learning through daily living, in the community, when they share cosmologies, and in the school that was once dubious, but now seeks to sustain its praxis in favor of the interest of indigenous peoples. It is concluded that there is evidence that in the merger of this tripod, CMEEIs stand out as a strong point of intersection for interactional relationships, providing a diffusion of identities that have been revealed in a diversified manner, contributing to the identity statements, and constitute a foundation for the dissemination of these in an urban context.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaSoares, Artemis de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783Ferreira, Maria Beatriz Rochahttp://lattes.cnpq.br/8951386159448315Silva, Raimundo Nonato Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/7059404327451265Almeida, Sandra Rejane Viana dehttp://lattes.cnpq.br/9235802374437720https://orcid.org/0000-0001-6324-16942020-09-01T16:21:13Z2020-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Sandra Rejane Viana de. Contribuição dos Centros Municipais de Educação Escolar Indígena na construção da identidade de crianças indígenas em Manaus. 2020. 181 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7908porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-09-02T05:03:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-09-02T05:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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