Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolzane, Maria Ione Feitosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4130
Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo cartográfico desenvolvido no período entre 2012 a 2014, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de mapear e discutir as práticas pedagógicas realizadas em ambiente aberto com auxílios de mediadores tecnológicos. Mais precisamente a pesquisa apresenta a carta cartografada do caminho realizado por um Programa de Formação de Professores, o PNAIC, desenvolvido nesse formato de gestão aberta com o auxilio de mediadores tecnológicos e aponta para novas práticas que reconfiguram o papel das instituições de ensino no que se refere à gestão de programas de formação a partir do uso de Tecnologias de Comunicação Digital, as TCD‟s, permitindo um trabalho transparente e participativo das ações a partir da gestão aberta em plataformas digitais.
id UFAM_faa36bc2ada4eca3c564022d14298c48
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4130
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.Gestão abertaPlataforma digitalPráticas pedagógicasCartografiaOpen managementDigital platformsPedagogical practicesCartographyCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente trabalho apresenta o resultado de um estudo cartográfico desenvolvido no período entre 2012 a 2014, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de mapear e discutir as práticas pedagógicas realizadas em ambiente aberto com auxílios de mediadores tecnológicos. Mais precisamente a pesquisa apresenta a carta cartografada do caminho realizado por um Programa de Formação de Professores, o PNAIC, desenvolvido nesse formato de gestão aberta com o auxilio de mediadores tecnológicos e aponta para novas práticas que reconfiguram o papel das instituições de ensino no que se refere à gestão de programas de formação a partir do uso de Tecnologias de Comunicação Digital, as TCD‟s, permitindo um trabalho transparente e participativo das ações a partir da gestão aberta em plataformas digitais.The current work presente the cartographic study‟s result developed during the period between 2012 and 2014, at Education College of Amazonas Federal University, in order to map and discuss the pedagogical practices performed in a open environment with the aid of technological mediators. More accurately, the research presents the cartographic letter of the performed way by a training teachers program, known as PNAIC, developed in this open management format with the aid of technological mediators and points to new practices that reconfigure the educational institute function with regard of the training programs management through the use of Digital Communication Technologies, allowing a transparent e participative work of the actions through the digital platforms open management.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Brito, Luiz Carlos Cerquinho deCastro Júnior, Alberto Nogueira deDolzane, Maria Ione Feitosahttp://lattes.cnpq.br/55873615228397072015-06-18T18:24:50Z2015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDOLZANE, Maria Ione Feitosa. Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-04-12T12:50:02Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-04-12T12:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
spellingShingle Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
Dolzane, Maria Ione Feitosa
Gestão aberta
Plataforma digital
Práticas pedagógicas
Cartografia
Open management
Digital platforms
Pedagogical practices
Cartography
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title_full Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title_fullStr Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title_sort Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
author Dolzane, Maria Ione Feitosa
author_facet Dolzane, Maria Ione Feitosa
http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
Castro Júnior, Alberto Nogueira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolzane, Maria Ione Feitosa
http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão aberta
Plataforma digital
Práticas pedagógicas
Cartografia
Open management
Digital platforms
Pedagogical practices
Cartography
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Gestão aberta
Plataforma digital
Práticas pedagógicas
Cartografia
Open management
Digital platforms
Pedagogical practices
Cartography
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo cartográfico desenvolvido no período entre 2012 a 2014, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de mapear e discutir as práticas pedagógicas realizadas em ambiente aberto com auxílios de mediadores tecnológicos. Mais precisamente a pesquisa apresenta a carta cartografada do caminho realizado por um Programa de Formação de Professores, o PNAIC, desenvolvido nesse formato de gestão aberta com o auxilio de mediadores tecnológicos e aponta para novas práticas que reconfiguram o papel das instituições de ensino no que se refere à gestão de programas de formação a partir do uso de Tecnologias de Comunicação Digital, as TCD‟s, permitindo um trabalho transparente e participativo das ações a partir da gestão aberta em plataformas digitais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-18T18:24:50Z
2015-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4130
identifier_str_mv DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732010531356672