A formação da liderança KAPI entre os Sateré-Mawé/AM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7987 |
Resumo: | O trabalho almejou explorar processos construídos internamente pelos ameríndios do Andirá-Marau. São processos que, apesar de não existirem com uniformidade, permanecem coesos, fortes, abertos a mudanças e transformações. O problema investigado é originado na idealização (pela maioria da população) de um indígena fossilizado, que viveu no passado, com características permanentes dos povos nômades, sem organização, tecnologia e cultura. Um ideal reforçado por cronistas conquistadores (portugueses e espanhóis), descrito em seus diários de viagem. Esses viajantes destacavam a nudez e as moradias rudimentares, com olhares superiores, apontando projetos de civilidade, modernidade e desestruturação do sistema social dos povos autóctones do lugar. A herança ocidental, construída historicamente e impregnada na população miscigenada, continuou vigorando dentro de uma velha prática de discriminar povos originários, o que fomentou a disseminação de conceitos errôneos, preconceitos, perpetuando a discriminação e a divisão social. Nesse cenário, o que aproximou a sociedade indígena do passado ancestral e os descentes na atualidade foram adaptações que tiveram de fazer para manter vivas gerações do agora, mostrando flexibilidade às adversidades impostas, o que prova a força advinda de uma cultura dinâmica e suscetível a mudanças. |
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A formação da liderança KAPI entre os Sateré-Mawé/AMÍndios Sateré-MawéIdentidade KapiAmeríndiosTerra Andirá-MarauCosmologia indígenaCIENCIAS HUMANASKapiSateré-MawéAmazôniaLiderançaIndígenasO trabalho almejou explorar processos construídos internamente pelos ameríndios do Andirá-Marau. São processos que, apesar de não existirem com uniformidade, permanecem coesos, fortes, abertos a mudanças e transformações. O problema investigado é originado na idealização (pela maioria da população) de um indígena fossilizado, que viveu no passado, com características permanentes dos povos nômades, sem organização, tecnologia e cultura. Um ideal reforçado por cronistas conquistadores (portugueses e espanhóis), descrito em seus diários de viagem. Esses viajantes destacavam a nudez e as moradias rudimentares, com olhares superiores, apontando projetos de civilidade, modernidade e desestruturação do sistema social dos povos autóctones do lugar. A herança ocidental, construída historicamente e impregnada na população miscigenada, continuou vigorando dentro de uma velha prática de discriminar povos originários, o que fomentou a disseminação de conceitos errôneos, preconceitos, perpetuando a discriminação e a divisão social. Nesse cenário, o que aproximou a sociedade indígena do passado ancestral e os descentes na atualidade foram adaptações que tiveram de fazer para manter vivas gerações do agora, mostrando flexibilidade às adversidades impostas, o que prova a força advinda de uma cultura dinâmica e suscetível a mudanças.The work aimed to explore processes built internally by the Amerindians of Andirá-Marau. These processes although not uniformly existing, remain cohesive, strong, open to change and transformation. The problem investigated originates in the idealization (by the majority of the population) of a fossilized indigenous, who lived in the past, with permanent characteristics of nomadic peoples, without organization, technology and culture. An ideal reinforced by conquering chroniclers (Portuguese and Spanish), described in their travel diaries. These travelers highlighted the nudity and rudimentary dwellings, with superior looks, pointing out projects of civility, modernity and disruption of the social system of the indigenous peoples of the place. The Western heritage, built historically and imbued with the miscegenated population, continued to operate within an old practice of discriminating against native peoples, which fostered the spread of misconceptions, prejudices, perpetuating discrimination and social division. In this scenario, what brought indigenous society closer to the ancestral past and the descendants today were adaptations that they had to make to keep alive generations from now, showing flexibility to the adversities imposed, which proves the strength coming from a dynamic culture susceptible to change.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaRodrigues, Renan Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/5718379036623772Ribeiro, Odenei de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065Aguiar, José Vicente de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569Souza, Josias Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/32464314447211372020-10-28T19:20:11Z2019-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Josias Ferreira de. A formação da liderança KAPI entre os Sateré-Mawé/AM. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-10-29T15:34:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7987Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-10-29T15:34:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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