O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os sentidos e significados das diferentes manifestações sociais e culturais presentes na formação da criança e seus desdobramentos no processo pedagógico da escola local. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar as relações sociais e culturais entre as crianças tanto pelo olhar das próprias crianças sobre suas brincadeiras, como pelo olhar dos adultos acerca da formação da criança. Além disso, foi analisado o significado social e cultural das brincadeiras, entendendo-as como expressão das culturas infantis. Utilizou-se como processo metodológico a observação direta e participante com levantamento de fontes primárias por meio de pesquisa de campo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas abertas, história oral, registros fotográficos, gravação de voz, diário de campo e levantamento de fontes bibliográficas. A partir dos resultados, podemos concluir que a construção do brincar das crianças Sateré da Ilha Michiles reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais. |
id |
UFAM_fb10a1d82be3258a7d21a61950311b42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5117 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação culturalFormação CulturalSocializaçãoCriança Sateré-MawéJogos e BrincadeirasCultural FormationSocializationChild Sateré-MawéGames and PlaysCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os sentidos e significados das diferentes manifestações sociais e culturais presentes na formação da criança e seus desdobramentos no processo pedagógico da escola local. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar as relações sociais e culturais entre as crianças tanto pelo olhar das próprias crianças sobre suas brincadeiras, como pelo olhar dos adultos acerca da formação da criança. Além disso, foi analisado o significado social e cultural das brincadeiras, entendendo-as como expressão das culturas infantis. Utilizou-se como processo metodológico a observação direta e participante com levantamento de fontes primárias por meio de pesquisa de campo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas abertas, história oral, registros fotográficos, gravação de voz, diário de campo e levantamento de fontes bibliográficas. A partir dos resultados, podemos concluir que a construção do brincar das crianças Sateré da Ilha Michiles reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais.The present research presents the socializing process and cultural formation on the play of the Sateré-Mawé child, basing on the empiric investigation in the Michilles island community at Maués/AM. Our main objective is to analyze the relationship of the play of the Satere-Mawé child with meanings of social and cultural behavior through childhood formation and pedagogical process of the local school. As specific objectives, we characterize and discuss the social and cultural relations between children and adults in both group perspectives; how children understand the playing and adults opinion about children formation. In addition, we analyze the social and cultural meaning of indigenous playing by considering it as a infantile cultural expression. Our methods were based on direct observation from field work along with open interviews, oral reports, photographs, and secondary references. Based on our results, we could conclude that the building process of the play of the Sateré children from Micheles Island reflects the daily routine, comprehension, experimentation, and cultural formation from the social activities into the thoughts of the community. At the same time, inside this process there is a rebuilding of the cultural heritance with intercultural relationships.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Pinheiro, Itemar de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/17613941375765232016-07-29T12:46:23Z2015-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Itemir de Medeiros. O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-05-04T13:53:23Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-05-04T13:53:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural |
title |
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural |
spellingShingle |
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural Pinheiro, Itemar de Medeiros Formação Cultural Socialização Criança Sateré-Mawé Jogos e Brincadeiras Cultural Formation Socialization Child Sateré-Mawé Games and Plays CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural |
title_full |
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural |
title_fullStr |
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural |
title_full_unstemmed |
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural |
title_sort |
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural |
author |
Pinheiro, Itemar de Medeiros |
author_facet |
Pinheiro, Itemar de Medeiros http://lattes.cnpq.br/1761394137576523 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1761394137576523 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Luiz Carlos Cerquinho de http://lattes.cnpq.br/7868389442607257 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Itemar de Medeiros http://lattes.cnpq.br/1761394137576523 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Cultural Socialização Criança Sateré-Mawé Jogos e Brincadeiras Cultural Formation Socialization Child Sateré-Mawé Games and Plays CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Formação Cultural Socialização Criança Sateré-Mawé Jogos e Brincadeiras Cultural Formation Socialization Child Sateré-Mawé Games and Plays CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os sentidos e significados das diferentes manifestações sociais e culturais presentes na formação da criança e seus desdobramentos no processo pedagógico da escola local. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar as relações sociais e culturais entre as crianças tanto pelo olhar das próprias crianças sobre suas brincadeiras, como pelo olhar dos adultos acerca da formação da criança. Além disso, foi analisado o significado social e cultural das brincadeiras, entendendo-as como expressão das culturas infantis. Utilizou-se como processo metodológico a observação direta e participante com levantamento de fontes primárias por meio de pesquisa de campo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas abertas, história oral, registros fotográficos, gravação de voz, diário de campo e levantamento de fontes bibliográficas. A partir dos resultados, podemos concluir que a construção do brincar das crianças Sateré da Ilha Michiles reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-28 2016-07-29T12:46:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, Itemir de Medeiros. O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Itemir de Medeiros. O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732017123753984 |