Contribuição de um modelo tecnológico na construção da harmonização entre teoriaprática no ensino de entomologia

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Autor(a) principal: Almeida, Lorena Andrade de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0621057631680405
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8636
Resumo: A tecnologia se tornou uma ferramenta imprescindível na vida do ser humano, ela está presente em tudo, na vida pessoal e na vida profissional. Portanto, é natural que o ensino de ciências abra espaço para a esta nova realidade. Este trabalho objetiva promover a contribuição de um modelo didático tecnológico que estabeleça equilibração entre conceito entomológico e práxis.O modelo utiliza um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis como base para a integração conceitual e a facilitação da identificação e catalogação de insetos. O modelo didático-pedagógico é baseado na Teoria Psicogenética de Jean Piaget. Sob essa ótica, o aluno aprende pela interação do mesmo com o meio físico e com o mundo das relações sociais. A pesquisa foi de uma análise quantitativa/qualitativa e de caráter investigativo interpretativo, aplicado a alunos do ensino público. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência e funcionalidade da proposta de harmonização entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem de entomologia em ambientes mediados por tecnologia, as limitações encontradas e os trabalhos futuros explicitam a necessidade de desenvolver ainda mais a temática. Esse estudo pretende contribuir para a melhoria do ensino de ciências, em particular de entomologia, no apoio ao estudo de campo e coleta de dados biológicos, ajudando a embasar estudos vindouros, advindos da comunidade acadêmica, sobre equilibração e harmonização entre teoria e prática pedagógica. Palavras-chave: Aprendizagem Móvel; Modelo Didático; Ensino de Entomologia.
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spelling Contribuição de um modelo tecnológico na construção da harmonização entre teoriaprática no ensino de entomologiaContribution of a technological model in the construction of harmonization between theory-practice in teaching entomologyEntomologia - PesquisaCIENCIAS EXATAS E DA TERRAAprendizagem MóvelModelo DidáticoEnsino de EntomologiaA tecnologia se tornou uma ferramenta imprescindível na vida do ser humano, ela está presente em tudo, na vida pessoal e na vida profissional. Portanto, é natural que o ensino de ciências abra espaço para a esta nova realidade. Este trabalho objetiva promover a contribuição de um modelo didático tecnológico que estabeleça equilibração entre conceito entomológico e práxis.O modelo utiliza um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis como base para a integração conceitual e a facilitação da identificação e catalogação de insetos. O modelo didático-pedagógico é baseado na Teoria Psicogenética de Jean Piaget. Sob essa ótica, o aluno aprende pela interação do mesmo com o meio físico e com o mundo das relações sociais. A pesquisa foi de uma análise quantitativa/qualitativa e de caráter investigativo interpretativo, aplicado a alunos do ensino público. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência e funcionalidade da proposta de harmonização entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem de entomologia em ambientes mediados por tecnologia, as limitações encontradas e os trabalhos futuros explicitam a necessidade de desenvolver ainda mais a temática. Esse estudo pretende contribuir para a melhoria do ensino de ciências, em particular de entomologia, no apoio ao estudo de campo e coleta de dados biológicos, ajudando a embasar estudos vindouros, advindos da comunidade acadêmica, sobre equilibração e harmonização entre teoria e prática pedagógica. Palavras-chave: Aprendizagem Móvel; Modelo Didático; Ensino de Entomologia.Technology has become an essential tool in the life of human beings, it is present in their lives, in their professional and professional lives. Therefore, it is natural for science teaching to make room for this new reality. This work aims to promote the contribution of a technological didactic model that establishes a balance between entomological advice and practice. The model uses an application developed for mobile devices as a basis for integrating the board and facilitating the identification and cataloging of insects. The didactic-pedagogical model based on Jean Piaget's Psychogenetic Theory. In this perspective, either someone learns about interaction in the same way as a physical environment and the world of social relations. A research was carried out with quantitative / qualitative analysis and interpretative investigative character, applied to some of the public teachings. The results obtained will verify the efficiency and functionality of the proposed harmonization between theory and practice, not the teaching and learning process of entomology in environments mediated by technology, as well as the limitations found in future works explicitly regarding the need to deepen the subject. This study aims to contribute to the teaching of sciences, in particular entomology, so as not to support the field study and the biological data queue, helping to base studies in the academic community, in the balance and harmonization between pedagogical theory and practice. Keywords: Mobile Learning; Didactic Model; I teach Entomology.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaPio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Magalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Ferreira, Rosilene Gomes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3376667127204752Almeida, Lorena Andrade dehttp://lattes.cnpq.br/06210576316804052022-01-11T19:29:54Z2020-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Lorena Andrade de. Contribuição de um modelo tecnológico na construção da harmonização entre teoriaprática no ensino de entomologia. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8636porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-01-12T05:03:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-01-12T05:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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