TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15169 |
Resumo: | Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de György Lukács para se compreender o trabalho, a educação e a sociedade como indispensáveis para a reprodução do gênero humano. Destacamos, a partir do estudo, duas formas de pores teleológicos: pores que realizam a transformação da natureza pelo trabalho, e pores que se propõem a exercer influência sobre a consciência de outros homens, os quais se realizam pelas práxis sociais. Conclui-se que a educação é uma práxis social, cuja essência é promover a apropriação de conhecimentos, habilidades e comportamentos pelos indivíduos singulares, para que eles se constituam como parte do gênero humano, contribuindo para a reprodução social. |
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