TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masson, Gisele
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15169
Resumo: Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de György Lukács para se compreender o trabalho, a educação e a sociedade como indispensáveis para a reprodução do gênero humano. Destacamos, a partir do estudo, duas formas de pores teleológicos: pores que realizam a transformação da natureza pelo trabalho, e pores que se propõem a exercer influência sobre a consciência de outros homens, os quais se realizam pelas práxis sociais. Conclui-se que a educação é uma práxis social, cuja essência é promover a apropriação de conhecimentos, habilidades e comportamentos pelos indivíduos singulares, para que eles se constituam como parte do gênero humano, contribuindo para a reprodução social.
id UFBA-10_0467a7e4cba2ee944246584427bbdbbe
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15169
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCSontologiatrabalhoeducaçãoreprodução socialEste artigo é resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de György Lukács para se compreender o trabalho, a educação e a sociedade como indispensáveis para a reprodução do gênero humano. Destacamos, a partir do estudo, duas formas de pores teleológicos: pores que realizam a transformação da natureza pelo trabalho, e pores que se propõem a exercer influência sobre a consciência de outros homens, os quais se realizam pelas práxis sociais. Conclui-se que a educação é uma práxis social, cuja essência é promover a apropriação de conhecimentos, habilidades e comportamentos pelos indivíduos singulares, para que eles se constituam como parte do gênero humano, contribuindo para a reprodução social.Universidade Federal da Bahia2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1516910.9771/gmed.v7i2.15169Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; 176-1842175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15169/10451Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMasson, Gisele2017-10-19T15:52:49Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15169Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:49Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS
title TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS
spellingShingle TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS
Masson, Gisele
ontologia
trabalho
educação
reprodução social
title_short TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS
title_full TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS
title_fullStr TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS
title_full_unstemmed TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS
title_sort TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS
author Masson, Gisele
author_facet Masson, Gisele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Masson, Gisele
dc.subject.por.fl_str_mv ontologia
trabalho
educação
reprodução social
topic ontologia
trabalho
educação
reprodução social
description Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de György Lukács para se compreender o trabalho, a educação e a sociedade como indispensáveis para a reprodução do gênero humano. Destacamos, a partir do estudo, duas formas de pores teleológicos: pores que realizam a transformação da natureza pelo trabalho, e pores que se propõem a exercer influência sobre a consciência de outros homens, os quais se realizam pelas práxis sociais. Conclui-se que a educação é uma práxis social, cuja essência é promover a apropriação de conhecimentos, habilidades e comportamentos pelos indivíduos singulares, para que eles se constituam como parte do gênero humano, contribuindo para a reprodução social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15169
10.9771/gmed.v7i2.15169
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15169
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i2.15169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15169/10451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; 176-184
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517102661632