A educação como relação social fundamental e a emancipação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mauro Rogério de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Rômulo Vieira, Sousa Júnior, Justino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38813
Resumo: O presente artigo visa apresentar uma investigação acerca da articulação entre educação e emancipação humana. Partimos da compreensão de que a educação no seu sentido fundamental é um elo essencial e imprescindível de toda e qualquer sociedade, tendo em vista que a educação é o modo próprio de o ser humano tornar-se o que é, construindo, produzindo e transformando sua humanidade. No transcorrer da pesquisa se constatou que nas instituições formais de educação os processos educativos atentam ao modo de funcionamento da produção mercantil e financeira e, dessa forma, tais processos são orientados, em última instância, pela lógica pragmática das relações capitalistas formando indivíduos imersos em relações sociais marcadamente estranhadas/alienadas e fetichizadas definidoras do modo de viver. Assim, incluímos na investigação o estudo da categoria praxis como sendo o elemento central para realização do elo entre educação e emancipação.Palavras-chave: Educação; Práxis; Emancipação política; Emancipação humana.
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