A educação como relação social fundamental e a emancipação humana
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38813 |
Resumo: | O presente artigo visa apresentar uma investigação acerca da articulação entre educação e emancipação humana. Partimos da compreensão de que a educação no seu sentido fundamental é um elo essencial e imprescindível de toda e qualquer sociedade, tendo em vista que a educação é o modo próprio de o ser humano tornar-se o que é, construindo, produzindo e transformando sua humanidade. No transcorrer da pesquisa se constatou que nas instituições formais de educação os processos educativos atentam ao modo de funcionamento da produção mercantil e financeira e, dessa forma, tais processos são orientados, em última instância, pela lógica pragmática das relações capitalistas formando indivíduos imersos em relações sociais marcadamente estranhadas/alienadas e fetichizadas definidoras do modo de viver. Assim, incluímos na investigação o estudo da categoria praxis como sendo o elemento central para realização do elo entre educação e emancipação.Palavras-chave: Educação; Práxis; Emancipação política; Emancipação humana. |
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A educação como relação social fundamental e a emancipação humanaEducaçãoPráxisEmancipação políticaEmancipação humana.O presente artigo visa apresentar uma investigação acerca da articulação entre educação e emancipação humana. Partimos da compreensão de que a educação no seu sentido fundamental é um elo essencial e imprescindível de toda e qualquer sociedade, tendo em vista que a educação é o modo próprio de o ser humano tornar-se o que é, construindo, produzindo e transformando sua humanidade. No transcorrer da pesquisa se constatou que nas instituições formais de educação os processos educativos atentam ao modo de funcionamento da produção mercantil e financeira e, dessa forma, tais processos são orientados, em última instância, pela lógica pragmática das relações capitalistas formando indivíduos imersos em relações sociais marcadamente estranhadas/alienadas e fetichizadas definidoras do modo de viver. Assim, incluímos na investigação o estudo da categoria praxis como sendo o elemento central para realização do elo entre educação e emancipação.Palavras-chave: Educação; Práxis; Emancipação política; Emancipação humana.Universidade Federal da Bahia2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa e revisão da literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3881310.9771/gmed.v13i1.38813Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 554-5742175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38813/24636Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Mauro Rogério de Almeidade Oliveira, Rômulo VieiraSousa Júnior, Justino de2021-06-01T14:24:39Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38813Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-06-01T14:24:39Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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