Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sayarah Carol Mesquita dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Katharine Ninive Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45546
Resumo: Este artigo analisa a noção juventudes precarizadas mediante as mudanças no currículo do Ensino Médio, que se situa no contexto da produção flexível do capitalismo. Adotamos o estudo documental, analisando a Lei n° 13.415/2017 e a Medida Provisória n° 746/2016, do governo de Michel Temer. A inclusão do itinerário técnico-profissional, fomento ao empreendedorismo, atividades à distância, flexibilização na oferta dos componentes curriculares são medidas estabelecidas na contrarreforma do Ensino Médio sintonizadas com a lógica da flexibilização produtiva do capitalismo, que intensifica a formação dos jovens da classe trabalhadora para as relações vigentes de mais desregulamentação, informalidade, terceirização e precarização laboral.
id UFBA-10_1173765a3c350bab3ad1f4a766f08ae6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45546
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexívelJuventudes precarizadasEnsino MédioCapitalismo flexívelEste artigo analisa a noção juventudes precarizadas mediante as mudanças no currículo do Ensino Médio, que se situa no contexto da produção flexível do capitalismo. Adotamos o estudo documental, analisando a Lei n° 13.415/2017 e a Medida Provisória n° 746/2016, do governo de Michel Temer. A inclusão do itinerário técnico-profissional, fomento ao empreendedorismo, atividades à distância, flexibilização na oferta dos componentes curriculares são medidas estabelecidas na contrarreforma do Ensino Médio sintonizadas com a lógica da flexibilização produtiva do capitalismo, que intensifica a formação dos jovens da classe trabalhadora para as relações vigentes de mais desregulamentação, informalidade, terceirização e precarização laboral.Universidade Federal da Bahia2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Documental.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4554610.9771/gmed.v14i1.45546Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 1 (2022): Dependência e marxismo: história, teoria e práxis revolucionária; 517-5352175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45546/26666Copyright (c) 2022 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sayarah Carol Mesquita dosSilva, Katharine Ninive Pinto2022-04-30T20:07:08Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45546Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-04-30T20:07:08Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível
title Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível
spellingShingle Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível
Santos, Sayarah Carol Mesquita dos
Juventudes precarizadas
Ensino Médio
Capitalismo flexível
title_short Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível
title_full Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível
title_fullStr Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível
title_full_unstemmed Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível
title_sort Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível
author Santos, Sayarah Carol Mesquita dos
author_facet Santos, Sayarah Carol Mesquita dos
Silva, Katharine Ninive Pinto
author_role author
author2 Silva, Katharine Ninive Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sayarah Carol Mesquita dos
Silva, Katharine Ninive Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes precarizadas
Ensino Médio
Capitalismo flexível
topic Juventudes precarizadas
Ensino Médio
Capitalismo flexível
description Este artigo analisa a noção juventudes precarizadas mediante as mudanças no currículo do Ensino Médio, que se situa no contexto da produção flexível do capitalismo. Adotamos o estudo documental, analisando a Lei n° 13.415/2017 e a Medida Provisória n° 746/2016, do governo de Michel Temer. A inclusão do itinerário técnico-profissional, fomento ao empreendedorismo, atividades à distância, flexibilização na oferta dos componentes curriculares são medidas estabelecidas na contrarreforma do Ensino Médio sintonizadas com a lógica da flexibilização produtiva do capitalismo, que intensifica a formação dos jovens da classe trabalhadora para as relações vigentes de mais desregulamentação, informalidade, terceirização e precarização laboral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa Documental.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45546
10.9771/gmed.v14i1.45546
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45546
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v14i1.45546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45546/26666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 1 (2022): Dependência e marxismo: história, teoria e práxis revolucionária; 517-535
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519155773440