O MÉTODO DE MARX: DIMENSÕES FILOSÓFICA, POLÍTICA E TEÓRICO-CIENTÍFICA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26135 |
Resumo: | O presente artigo visa discorrer sobre o método de Marx, no sentido de buscar perscrutar, problematizar e apresentar suas dimensões filosófica, política e teórico-científica, entendendo-as como faces que, no método marxiano, se apresentam de forma imbricadas e inseparáveis. A discussão empreendida sustenta que, numa época em que o meio acadêmico está eivado de tendências teórico-epistemológicas que encaminham pesquisas e produção de conhecimento de caráter pulverizado, mistificado e acrítico, reconhecer e registrar a consistência do método de Marx enquanto orientação teórico-epistemológica constitui procedimento que se pode qualificar de revolucionário, pelos desdobramentos que tal ação pode vir a proporcionar no curso da vida dos homens em sociedade. Explicitadas e problematizadas as dimensões supramencionadas do método marxiano, conclui-se que o mesmo reveste-se de inquestionável potencial e operacionalização factível para geração de conhecimento qualificado e engajado com as necessárias lutas que são requeridas pelas conjunturas que cercam as sociedades regidas pelo capital. |
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O MÉTODO DE MARX: DIMENSÕES FILOSÓFICA, POLÍTICA E TEÓRICO-CIENTÍFICAMétodo de MarxFilosofiaPolítica.O presente artigo visa discorrer sobre o método de Marx, no sentido de buscar perscrutar, problematizar e apresentar suas dimensões filosófica, política e teórico-científica, entendendo-as como faces que, no método marxiano, se apresentam de forma imbricadas e inseparáveis. A discussão empreendida sustenta que, numa época em que o meio acadêmico está eivado de tendências teórico-epistemológicas que encaminham pesquisas e produção de conhecimento de caráter pulverizado, mistificado e acrítico, reconhecer e registrar a consistência do método de Marx enquanto orientação teórico-epistemológica constitui procedimento que se pode qualificar de revolucionário, pelos desdobramentos que tal ação pode vir a proporcionar no curso da vida dos homens em sociedade. Explicitadas e problematizadas as dimensões supramencionadas do método marxiano, conclui-se que o mesmo reveste-se de inquestionável potencial e operacionalização factível para geração de conhecimento qualificado e engajado com as necessárias lutas que são requeridas pelas conjunturas que cercam as sociedades regidas pelo capital.Universidade Federal da Bahia2018-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMaterialismo histórico-dialético; Revisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2613510.9771/gmed.v10i1.26135Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!!; 54-712175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26135/16019Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Manoel Gonçalves dosBezerra Neto, Luiz2018-07-24T21:22:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26135Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2018-07-24T21:22:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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