A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fabiana de Cássia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Braga, Lucelma Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14875
Resumo: Este artigo objetiva suscitar a reflexão acerca das contribuições de Florestan Fernandes ao pensamento marxista sobre a educação no Brasil, tendo como ponto de partida sua atuação nas lutas em defesa da escola pública no período entre 1980 a 1995. Neste momento histórico em que ele atuou ativamente como deputado constituinte, presidindo a comissão que discutiu o capítulo da educação da nova Constituição e participando dos debates sobre o projeto da nova LDB, suas formulações teóricas sobre o Brasil já se encontravam num alto grau de maturidade. Pretendemos mostrar que o lugar que a educação pública ocupa em seu engajamento político e em suas reflexões está articulada à sua interpretação acerca da formação social brasileira.
id UFBA-10_1b11d767df8721101aaafdd4ed4f2461
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14875
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASILMarxismoEducação públicaFormação socialEste artigo objetiva suscitar a reflexão acerca das contribuições de Florestan Fernandes ao pensamento marxista sobre a educação no Brasil, tendo como ponto de partida sua atuação nas lutas em defesa da escola pública no período entre 1980 a 1995. Neste momento histórico em que ele atuou ativamente como deputado constituinte, presidindo a comissão que discutiu o capítulo da educação da nova Constituição e participando dos debates sobre o projeto da nova LDB, suas formulações teóricas sobre o Brasil já se encontravam num alto grau de maturidade. Pretendemos mostrar que o lugar que a educação pública ocupa em seu engajamento político e em suas reflexões está articulada à sua interpretação acerca da formação social brasileira.Universidade Federal da Bahia2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1487510.9771/gmed.v7i2.14875Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; 133-1452175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14875/10448Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Fabiana de CássiaBraga, Lucelma Silva2017-10-19T15:52:49Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14875Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:49Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
title A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
spellingShingle A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
Rodrigues, Fabiana de Cássia
Marxismo
Educação pública
Formação social
title_short A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
title_full A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
title_fullStr A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
title_full_unstemmed A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
title_sort A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
author Rodrigues, Fabiana de Cássia
author_facet Rodrigues, Fabiana de Cássia
Braga, Lucelma Silva
author_role author
author2 Braga, Lucelma Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fabiana de Cássia
Braga, Lucelma Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Marxismo
Educação pública
Formação social
topic Marxismo
Educação pública
Formação social
description Este artigo objetiva suscitar a reflexão acerca das contribuições de Florestan Fernandes ao pensamento marxista sobre a educação no Brasil, tendo como ponto de partida sua atuação nas lutas em defesa da escola pública no período entre 1980 a 1995. Neste momento histórico em que ele atuou ativamente como deputado constituinte, presidindo a comissão que discutiu o capítulo da educação da nova Constituição e participando dos debates sobre o projeto da nova LDB, suas formulações teóricas sobre o Brasil já se encontravam num alto grau de maturidade. Pretendemos mostrar que o lugar que a educação pública ocupa em seu engajamento político e em suas reflexões está articulada à sua interpretação acerca da formação social brasileira.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14875
10.9771/gmed.v7i2.14875
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14875
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i2.14875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14875/10448
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; 133-145
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1754639323733426176